A nova práxis do telejornalismo na cobertura da pandemia da Covid-19

  • Professor Paulo Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, UFCA, CURSO DE JORNALISMO E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA.
  • Senhor José Jullian Gomes de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
Palavras-chave: Práxis profissionais; Saúde do jornalista; Pandemia; Crise sanitária; Cobertura jornalística.

Resumo

Neste artigo, propõe-se a investigação da saúde e do trabalho do jornalista atuante na cobertura da pandemia da Covid-19, no primeiro semestre de 2020, na Região Metropolitana do Cariri, sul do Ceará. Parte-se de uma proposta de metodologia quantiqualitativa, exploratória e documental da nova práxis jornalística a partir de protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Procurou-se observar como as empresas de comunicação estão lidando com esses protocolos, principalmente com a saúde de seus colaboradores, e  com os impactos da crise sanitária no fazer jornalístico relacionados aos procedimentos de coleta de informações e produção de reportagens. A pesquisa concluiu que, dos 23 respondentes ao questionário online, a maioria continua atuante no ambiente de trabalho físico e uma minoria desenvolve o trabalho via sistema home office.

Biografia do Autor

Professor Paulo Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, UFCA, CURSO DE JORNALISMO E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA.

PROFESSOR ASSOCIADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI/CE. PROFESSOR PERMANENTE DO PROGRAMA DE P´ÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E NO CURSO DE JORNALISMO DA UFCA.  POS-DOUTORADO EM CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, PORTUGAL. DOUTOR EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PELA PUC DE SÃO PAULO, MESTRE EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS E GRADUADO EM COMUNICACAO SOCIAL PELA PUC DO PARANA.

Senhor José Jullian Gomes de Souza , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Mestre em Biblioteconomia - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia - Universidade Federal do Cariri

Especialista em Letras - Faculdade de Juazeiro do Norte/CE

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. 

Referências

CORONAVIRUS: Sindjorce oficia empresas sobre medidas para proteger jornalistas. 2020. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2020.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS. Portal fenaj.org.br. Disponível em: . Acesso em 12 de mar de 2020.

FIGARO, Roseli et al. Como trabalham os comunicadores na pandemia do Covid-19? 2020. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2020.

GIACOMELLI, Enrico, GIACOMELLI, Fábio, GRAFOLIN, Tâmela. Saúde nos dispositivos móveis: análise das apps sobre Covid-19 dos Governos do Brasil e de Portugal. 2020. Disponível em: . Acesso em: 16 jul 2020.

GRAFOLIN, Tâmela. Narrativas sobre saúde nos jornais do interior de Portugal. In: CONGRESSO DA AGACOM - ASOCIACIÓN GALEGA DE INVESTIGADORES E INVESTIGADORAS DE COMUNICACIÓN, I, 2017, Universidade de Santiago de Compostela. Anais ... Santiago de Compostela, Espanha, 2017.

IBGE. Juazeiro do Norte. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama>. Acesso em: 10 fev. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Portal ibge.gov.br. Disponível em: . Acesso de 12 mar. 2020.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Portal ipea.gov.br. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2020.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. São Paulo: Record, 2003.

MICK, Jacques; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular, 2013.

NUTBEAM, Don. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, v. 15, n. 3, p. 259-267, 2000.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Portal who.int. Disponível em:
. Acesso em: 15 mar. 2020.

SECRETARIA ESTADUAL DE SÁUDE. Portal ceara.gov.br. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2020.

SINDICATO DOS JORNALISTAS NO CEARÁ. Portal sindjorce.org.br. Disponível em: http://www.sindjorce.org.br/>. Acesso em: 06 jul. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Portal ufca.edu.br. Disponível em: . Acesso em: 10 de mar. 2020.

ZHAO, Yuehua; ZHANG, Jin. Consumer health information seeking in social media: a literature review. Health Information & Libraries Journal, v. 34, n. 4, p. 268-283, 2017.
Publicado
2020-12-24
Como Citar
LINS CAJAZEIRA, P. E., & Gomes de Souza , J. J. (2020). A nova práxis do telejornalismo na cobertura da pandemia da Covid-19. Espaço E Tempo Midiáticos, 3(2), 7. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/midiaticos/article/view/10012