A endogeneização no povoado Mumbuca, no Jalapão/TO: uma ferramenta para o desenvolvimento local
Palavras-chave:
Isolamento. Endogeneização. Desenvolvimento Local.Resumo
Este estudo tem como objetivo mostrar a dinâmica de organização de uma comunidade centenária, reconhecida oficialmente como comunidade remanescente de quilombo, chamado Mumbuca, localizado a aproximadamente 30 quilômetros da cidade de Mateiros, no Parque do Jalapão, estado do Tocantins. Instalada em uma área de difícil acesso, desde os seus primeiros habitantes desenvolveram uma tradição com o capim dourado, planta comum na região, que tem um brilho semelhante a ouro, utilizada para a produção de artesanato, símbolo da cultura da comunidade e do Estado. Um povo que aprendeu com seus antepassados a lidar com o capim dourado, transmitir conhecimentos e habilidades acerca da planta para os seus descendentes, estabelecendo assim uma tradição de manter junto com a sua a história do capim dourado. Esta união já dura mais de um século, e, mesmo assim, a tradição dos primeiros moradores continua preservada, demonstrando assim que a endogeneização é a principal ferramenta de desenvolvimento na construção do espaço e do território do Povoado Mumbuca.Downloads
Como Citar
Sousa, R. R. de, & Lima, M. D. de. (2012). A endogeneização no povoado Mumbuca, no Jalapão/TO: uma ferramenta para o desenvolvimento local. Revista Interface (Porto Nacional), (05). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/361
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).