O discurso do desenvolvimento sustentável no Estado do Tocantins
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Sustentabilidade, Políticas Públicas.Resumo
Este ensaio discute as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Tocantins a partir do discurso governamental. A ação do governo se volta para o zoneamento ecológico-econômico enquanto instrumento de planejamento e regulação do uso do território, visando a transformação territorial com base no reconhecimento das diferenças espaciais e temporais. O discurso oficial pressupõe uma nova estratégia de desenvolvimento centrada na articulação das dimensões econômica, social e ambiental, através da gestão territorial que envolve decisões compartilhadas do poder público e sociedade civil organizada sobre o uso sustentável dos recursos naturais de uma determinada área. A análise desta proposta de sustentabilidade permite concluir que a articulação nunca aconteceu de fato, pois as iniciativas públicas sempre priorizaram o capital privado internacional, camuflado de promotor do desenvolvimento sustentável. Este capital é tão explorativo, ou mais, porquanto não considera as especificidades dos lugares e, por não ter mais para onde se expandir, alia-se ao estado para se apropriar dos seus recursos naturais, através da implantação de superprojetos de desenvolvimento.Downloads
Como Citar
Zitzke, V. A. (2012). O discurso do desenvolvimento sustentável no Estado do Tocantins. Revista Interface (Porto Nacional), (01). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/322
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).