CHAMADA DE ARTIGOS - ED. 2021/1- DOSSIÊ: Lutas e resistências de mulheres, indígenas, comunidades tradicionais e camponesas: Produção de saberes e territorialidades.
EDIÇÃO: 2021/1
PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS: 28/03/2021
Organizadoras:
Rejane Cleide Medeiros de Almeida- UFT
Idelma Santiago da Silva -UNIFESSPA
Vanda Pantoja-UFMA
Ementa
As populações tradicionais e camponesas do Norte e Nordeste do Brasil (Amazônia e Cerrado) compõem uma diversidade em histórias, antropologias, cosmologias, pedagogias e epistemologias que envolvem povos indígenas, sem-terras, quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco babaçu, atingidos por barragens e mineração e outras identidades objetivadas ou não em coletividades sociais. Portanto, povos e grupos sociais com uma diversidade de culturas, conhecimentos ancestrais e saberes das lutas de resistências pelos territórios de vida. Vivem de uma forma dinâmica que funciona como fator de identificação, defesa e força dos grupos que mantêm laços solidários e de ajuda mútua. No plano de resistências cotidianas, se constituem em uma diversidade de estratégias, com elaborações de ações, que operam em muitos momentos, na invisibilidade da cena política e comunicacional. Mas, que denotam um sentido de resistência cotidiana. Em vista disso este dossiê aceita trabalhos que tenham como foco os processos de lutas e resistências, as territorialidades, os feminismos, as interseccionalidades dos processos de opressão, produção de saberes, e dimensões do bem viver de mulheres, comunidades tradicionais, camponesas e indígenas, no contexto do campo e da cidade.
Saiba mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS - ED. 2021/1- DOSSIÊ: Lutas e resistências de mulheres, indígenas, comunidades tradicionais e camponesas: Produção de saberes e territorialidades.