TEOCRASÍLIA, DE DENIS MELLO:

UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTALISMO COMO FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO PELO MEDO

Autores

Resumo

 

O artigo pretende analisar a história em quadrinhos "Teocrasília", de autoria de Denis Mello. Na obra, o Brasil se encontra governado por um regime teocrático, fruto de uma manobra política por parte da retrógrada “Bancada da Palavra”. Na história, o “Divino Altar”, composto pelos pastores mais ricos e influentes do país, dita com mão de ferro os rumos da nação que é varrida por uma série de retrocessos sociais. A análise detém-se sobre a relação entre fundamentalismo evangélico e a configuração do cenário distópico da história, bem como busca identificar e articular, adicionalmente, aspectos da atual conjuntura política brasileira e de sua história, destacando-os como agravantes acentuados da realidade representada na distopia apresentada na referida obra.

Biografia do Autor

Bruno Andreotti, PUC-SP

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do site Quadrinheiros. Professor de História da Rede Estadual e Particular de ensino (2005-2013), atualmente na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EFAPE), que integra a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 

Nataniel Gomes, UEMS

Possui graduação em Letras (Português / Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), pós-doutor em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). É professor da graduação e do programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) e do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS). Além disso é pesquisador do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT-UERJ). Autor de inúmeros artigos e de mais de 30 livros.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Andreotti, B., & Gomes, N. (2024). TEOCRASÍLIA, DE DENIS MELLO: : UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTALISMO COMO FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO PELO MEDO. Revista Escritas, 15(2), 56–73. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/18060

Edição

Seção

Seção Livre