Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão de Originais para Publicação

A Revista Escritas publica trabalhos inéditos em língua portuguesa de autores que sejam, no mínimo, mestres. No caso de serem graduados e mestrandos, os trabalhos devem ser publicados em parceria com doutores.

Excepcionalmente, a Revista poderá publicar artigos em língua inglesa e espanhola, desde que as contribuições estejam relacionadas aos Dossiês.

Em cada edição  poderão ser aceitos:

  1. Artigos sobre assuntos relativos à História e áreas afins (de 15 a 20 páginas).
  2. Revisões historiográficas e teórico-medodológicas feitas por profissionais de reconhecida experiência no tema (de 15 a 20 páginas).
  3. Ensaios, que expressem relevância e profundidade de análise e interpretação históricas (de 15 a 20 páginas).
  4. Resenhas (de 04 a 08 páginas).
  5. Traduções de artigos (número de páginas de acordo com o original).
  6. Conferências (de 10 a 15 páginas).
  7. Entrevistas (de 10 a 15 páginas).

As contribuições devem ser enviadas eletronicamente pelo SEER, seguindo as regras da ABNT e as normas da Revista Escritas (resumidas abaixo).

ARTIGOS, REVISÕES HISTORIOGRÁFICAS E ENSAIOS:

  1. Os textos devem ser escritos em Word, letra Times New Roman.
  2. O título em negrito, em C.a. (Caixa-alta), centralizado, fonte 14, deve ser escrito em português, espaçamento simples. Abaixo do título em português, o(a) autor(a) deve escrever o título em inglês, em C.a.(Caixa-alta), centralizado, espaçamento simples, fonte 14, em negrito e itálico.
  3. O textos deverão ser submetidos, anonimamente, aos pareceristas da Revista Escritas. ATENÇÃO: os nomes dos(as) autores(as), bem como suas vinculações instituicionais e contatos, só deverão ser inseridos após o aceite, quando o arquivo for reencaminhado com a versão final, atendendo os pareceres dos avaliadores. A autoria deverá ser grafada ao lado direito, fonte 12, sem itálico, remetendo a identificação em nota de rodapé numerada (titulação e vínculo institucional e e-mail).
  4. Os títulos: RESUMO, ABSTRACT, PALAVRAS-CHAVE e KEYWORDS devem ser escritos em C.a., em negrito e fonte 12.
  5. O RESUMO deve conter no mínimo 700 caracteres (com espaços) e no máximo 1000 caracteres (com espaços).
  6. O conteúdo do RESUMO  e ABSTRACT  deve ser apresentado em fonte 12, espaçamento simples.
  7. As PALAVRAS-CHAVE devem ser devem ser no mínimo três e no máximo cinco, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
  8. Os artigos devem conter e especificar: INTRODUÇÃO, subtítulos, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. INTRODUÇÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, devem ser apresentados sem numeração, em C.a (Caixa-alta), fonte 12, negrito e alinhados à esquerda. Os subtítulos devem ser apresentados sem numeração, em C.a (Caixa-alta) e C.b (Caixa-baixa), fonte 12, em negrito, alinhamento justificado.  
  9. As notas de rodapé devem ser em Fonte 10, espaçamento simples.
  10. Textos do corpo do Artigo devem ser em letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e com recuo parágrafo de 1,25 cm.
  11. As citações, com menos de três linhas, devem vir  no corpo do texto, entre aspas, sem itálico ou negrito.
  12. As citações (com ou sem recuo) devem ser no sistema (Autor, data). Quando não houver remissão ao autor na sentença, utilizar C.a e C.b. Exemplo: (Campos, 2003, p. 123). Quando houver remissão ao autor, apenas data e página. Exemplo: (2003, p. 39). Em indicação de autoria com mais de três autores opcional o uso da expressão et al para reduzir o texto. Exemplo; (Araújo, et al., 2022). O ponto final deve ser colocado logo após o parêntese, nunca antes.
  13. As citações acima de 3 linhas devem conter recuo de 4 cm a partir da margem esquerda (sem recuo na margem direita). Devem ser digitadas com fonte 10, espaçamento simples, sem aspas com espaço duplo antes e depois da citação.
  14. Quando houver no corpo do texto “título de livro” e/ou “palavras estrangeiras”, os mesmo devem estar em itálico.
  15. Os Editores poderão vetar as contribuições que não estiverem de acordo com as normas da língua portuguesa ou pedir que os(as) autores(as) realizem a correção ortográfica dos textos aprovados.
  16. Colocar no final, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (C.a., com negrito), alinhadas à esquerda, segundo as normas da ABNT e devem ser relacionadas somente as que constarem no corpo do texto. As referências devem ser colocadas em ordem alfabética, iniciada pelo sobrenome(s) do(s) autor(es) em C.a (Caixa-alta) seguido de vírgula e prenomes em C.a e C.b (por extenso). Todo o título, em negrito, com a primeira letra (do título) em maiúscula. 

Exemplos de referências:

LIVROS:

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial/Teatro das sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

JORNAIS:

ALMEIDA, Pedro de. A violência urbana em São Paulo. Folha de São Paulo, 04 de dezembro de 1999. Opinião, 1º Caderno. São Paulo, 1999, p. 4.

INTERNET:

CASTRO, Evandro. A cultura popular em Salvador [online]. Disponível em: <http://www.josuedecastro.com.br/port/desenv.html>. Acesso em 4 mar. 2010.

TESES E DISSERTAÇÕES

LOPES, Gilmar. A educação na era pós-moderna. 2000. 250p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2000.

LOPES, Gilmar. A pedagogia de Piaget. 1995. 150p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos,  São Carlos, 1995.

REVISTAS ACADÊMICAS

CASTRO, Augusto de. O direito da mulher na era moderna. Ciência e Saúde. Salvador, v. 11, n. 1, pp. 71-80, jan./jun. 1999.

RESENHAS:

  1. Serão aceitas as Resenhas de lançamentos da área de História ou áreas afins, publicadas nos últimos 3 anos

As resenhas dispensam o “resumo” e as “palavras-chave” ou similar, podendo ou não conter um título.

TRADUÇÕES:

1. As traduções para serem apreciadas deverão versar acerca de produção recente, no mínimo 2 anos, anteriores à edição da revista que irá para o prelo; apresentar relevância à Revista Escritas, serem acompanhadas de autorização do(s) autor(es) e da Revista em que foram originalmente publicadas.

CONFERÊNCIAS:

1. As conferências deverão ter sido objeto de apresentação em Congresso, Simpósio ou evento similar há, no máximo 1 (um) ano após o acontecimento do evento e que não tenham sido publicadas, integralmente, nos Anais do mesmo.

ENTREVISTAS:

1. A estrutura de apresentação das entrevistas deve seguir a forma pergunta-resposta.

2. As entrevistas devem ser encaminhadas com a autorização do entrevistado.

DEMAIS INFORMAÇÕES:

Os trabalhos enviados receberão os seguintes pareceres circunstanciados:

  1. Aceitos
  2. Aceitos com alterações
  3. Recusados

Quanto aos trabalhos enviados e analisados, a Revista adotará os seguintes procedimentos:

  1. O Editores selecionarão os trabalhos a serem enviados ao Conselho Consultivo.
  2. Os trabalhos selecionados retornarão ao(s) autor(es), caso seja necessária alguma alteração de ordem técnica.
  3. Os trabalhos fora das Normas da Revista Escritas não serão avaliados.
  4. Caso o número de trabalhos exceda a capacidade logística ou operacional de publicação para uma edição, será composta uma lista de classificação para as próximas edições.
  5. O envio espontâneo de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão dos direitos autorais à Revista Escritas, em conformidade com o que reza a Lei n°. 9.610/1996 em seu Cap. V, inciso III que trata da matéria, e Lei 610 de 19 de fevereiro de 1998.

 

 

 

 

Seção Livre

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