Das conversas em roda à Roda de conversa:

EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COM HISTÓRIA ORAL E INSTITUCIONALIDADES EPISTÊMICAS TRADICIONAIS DA COMUNIDADE ILHA DE SÃO JOSÉ

Autores

Resumo

Este artigo descreve experiências que articulam a História oral e institucionalidades epistêmicas tradicionais da Comunidade Ilha de São José, deslocada pela construção da UHE de Estreito no Rio Tocantins. Essa articulação foi pensada a partir da ideia de ecologia de saberes e objetivava construir conhecimento coletivamente, tentando superar hierarquias epistemológicas entre sujeitos e institucionalidades acadêmicas e tradicionais. Os resultados indicam o potencial não apenas acadêmico da experiência, mas, de maneira especial, o impacto social da experiência no grupo de pessoas deslocadas que, de modo espontâneo, compareceram ao local da roda de conversa e acompanharam a narrativa dos anciãos sobre a história da comunidade.

Biografia do Autor

Dernival Venâncio Ramos Junior, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea da América Latina e Caribe, atuando nos seguintes temas: epistemgologias populares, oralidade e decolonialidade.

Josiel Ferreira dos Santos , UFNT

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território da UFNT. Graduado em História pela UFNT. e-mail: josieltaxista@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Ramos Junior, D. V., & Ferreira dos Santos , J. (2024). Das conversas em roda à Roda de conversa: : EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COM HISTÓRIA ORAL E INSTITUCIONALIDADES EPISTÊMICAS TRADICIONAIS DA COMUNIDADE ILHA DE SÃO JOSÉ. Revista Escritas, 15(2), 07–26. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/18071

Edição

Seção

Seção Livre