LITERATURA E ÉPOCA BURGUESA:

O PAI GORIOT DE BALZAC

Autores

Resumo

Este artigo objetiva o estudo de O pai Goriot, de Honoré de Balzac através do conceito de reificação. Trata-se de uma perspectiva marxista de análise do romance com auxílio do pensamento de Karl Marx e György Lukács. A reificação nos indica que as relações sociais são mediadas por valores estranhos à humanidade do ser humano. Assim, há uma crítica ao capitalismo em sua forma econômica que engendra subjetividades estranhas à dimensão humana. Na literatura de Balzac há essa sensibilidade ante a transformação das personagens diante da força do mercado. Desta forma, sua literatura ensaia uma arte crítica aos valores da sociedade burguesa. Seus personagens comprovam a força do capital, bem como a existência precária de valores humanos que resistem à reificação da subjetividade humana.  

Biografia do Autor

Kesse Dhone Viana Cardoso, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEHIS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professor na educação básica no Colégio Estadual Prof Silvandira Sousa Lima, em Araguaína. Tem experiência nas áreas de História da Literatura, História e Política e Ensino de História.

Dagmar Manieri, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (USP -1989); mestrado (2000) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Colegiado de História (Araguaína). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEHIST) da UFT. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Teoria da Historia e Ensino de História. 

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Viana Cardoso, K. D., & Manieri, D. (2024). LITERATURA E ÉPOCA BURGUESA: : O PAI GORIOT DE BALZAC . Revista Escritas, 15(2), 174–192. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/17827

Edição

Seção

Seção Livre