A VARIAÇÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA NO ENSINO DO PORTUGUÊS: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

  • Aurílio Soares da Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Luiza Helena Oliveira da Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

diacronia, ensino básico, variação linguística, livro didático

Resumen

Os aspectos de variação linguística são fundamentais para a compreensão da língua enquanto estrutura heterogênea e instável. Por isso, buscamos, neste trabalho, perceber como o entendimento dessa variabilidade linguística, mais especificamente, no contexto histórico, pode ser importante para o ensino de Língua Materna - LM. Para isso, fazemos análise de duas coleções de livros do ensino básico (Fundamental e Médio) para perceber como os autores de tais obras propõem tratar dessa temática. Por fim, apresentamos uma proposta de ensino de língua para o ensino básico que engloba a variação histórica da língua.

Cómo citar

Silva, A. S. da, & Silva, L. H. O. da. (2015). A VARIAÇÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA NO ENSINO DO PORTUGUÊS: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO. EntreLetras, 5(2), 83–101. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1320

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>