Notícias

Edição v. 13, n. 2, 2022 - DOSSIÊ - POÉTICAS E IMAGENS DO CAOS: ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA

2021-12-21

Chamada de trabalhos para a edição v. 13, n. 2, 2022

DOSSIÊ - POÉTICAS E IMAGENS DO CAOS: ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA

A literatura do século XX e do início deste conturbado século XXI tem uma preocupação constante com as questões teóricas que se depreendem de um pano de fundo catastrófico, gerador de um certo caos ético e político. Sejam os relatos e invenções que se voltam para os temas das I e II Guerras Mundiais, das ditaduras latino-americanas, da guerrilha do Araguaia ou das guerrilhas urbanas, ou, mais recentemente, as textualidades expandidas, impactadas pela violência étnica e de gênero, pela crise democrática e/ou pela pandemia do COVID-19, que tem assolado o planeta, importa aos pesquisadores e pesquisadoras das humanidades abordá-los como desafios à potência do pensamento. Em tempos sombrios, ativam-se os tratados sobre a manipulação das massas e das multidões, as análises em torno da memória (ASSMANN, 2009), do trauma e dos efeitos dos regimes totalitários (SELIGMANN-SILVA, 2005; ZIZEK, 2011), os diagnósticos da biopolítica (AGAMBEN, 2001, 2003, 2005; ESPOSITO, 1996, 2004; FOUCAULT, 1969, 1975, 1979, 1994, entre outros), da necropolítica do regime neoliberal (MBEMBE,2018) e as experimentações profanadoras, não autorizadas, postas em rebelião em formas de espetáculos pós-utópicos. Assim, serão aceitos artigos que articulem a estética e as leituras de contexto para fora de uma visada realista e dos limites da representação, e que, ao mesmo tempo, mantenham um compromisso ético e desconstrutor com subjetividades mais frágeis e corpos marginalizados, o que seria, talvez, o maior desafio na abordagem às poéticas/imagens na cena contemporânea. Como o caos, textualizado, simbolizado, transformador, é o catalizador desta chamada para publicação, serão bem-vindos trabalhos que coloquem em discussão produções que ao longo do século XX e início do XXI se articulam em movimento de linguagem, sem girar em torno da representação e nos quais figuram, conjugados, política, ética e estética, especialmente em três grandes momentos: I e II Guerras Mundiais, Ditaduras Sul americanas  e derrocada da democracia aliada à pandemia da Covid.

Organizadoras:

Dra. Nilcéia Valdati (UNICENTRO – PR) e

Dra. Rita Lenira de Freitas Bittencourt (UFRGS – RS).

Nilcéa_e_Rita.png

Prazo de submissão prorrogado até 31.05.2022. 

 

Saiba mais sobre Edição v. 13, n. 2, 2022 - DOSSIÊ - POÉTICAS E IMAGENS DO CAOS: ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA

Edição Atual

v. 12 n. 3 (2021): A ARTE LITERÁRIA NA AMÉRICA LATINA COMO VIA DE DESCOLONIZAÇÃO

A presente edição, com dossiê pensado desde o espaço de pesquisa do Grupo “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE/Cascavel-PR/Brasil procurou reunir estudos que evidenciassem as distintas formas que a arte literária tem encontrado no espaço pós-colonial da América Latina para evidenciar a ainda manutenção de certas ações, empreendimentos e pensamentos colonialistas e as vias necessárias à descolonização.

ORGANIZADORES: Profa. Dra. María Rosa Lojo (USAL- Buenos Aires/Argentina), Profa. Dra. Marcela Crespo Buiturón (USAL- Buenos Aires/Argentina) e Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE/Cascavel-PR/Brasil).

Publicado: 2022-01-11

Dossiê

Temas Livres

Ver Todas as Edições