Notícias

EDIÇÃO V. 11, N. 2, 2020: DOSSIÊ NOVAS PESQUISAS SOBRE O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON

2019-06-08

CHAMADA DE TRABALHOS PARA EDIÇÃO ESPECIAL DA ENTRELETRAS, V. 11, N. 2, 2020:

DOSSIÊ NOVAS PESQUISAS SOBRE O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON

 

 

 Fanon.png

A Revista EntreLetras tem o prazer de anunciar a organização de uma edição especial sobre a relevância do pensamento do intelectual martinicano Frantz Fanon para o pensamento contemporâneo, com particular atenção à publicação de 2017-2018 de seus escritos, até então, inéditos. Os ensaios propostos devem problematizar as diferentes dimensões da atuação de Fanon enquanto escritor, médico, ativista e, sobretudo, revolucionário. É fundamental que os ensaios descrevam, através de uma pedagogia de investigação científica, fundamentada no conhecimento dos significados que os textos de Fanon apresentam na linha temporal entre o “ontem” e o “hoje”, definições mais analíticas relacionadas à sua obra. Espera-se ainda que os colaboradores para essa edição especial possam articular seus estudos críticos, direcionados ao projeto intelectual de Frantz Fanon, à breve e intensa vida do autor, à frente de seu tempo, por justiça e liberdade humana.

Prazo para a submissão dos trabalhos: 31 de dezembro de 2019.

Organizadores: 

Gordon_e_Rose.png

Prof. Dr. Lewis R. Gordon (lewis.gordon@uconn.edu)

 (University of Connecticut-Storrs- UCONN)

Endereço para acessar este CV: http://www.lewisrgordon.com/biography/lewis-gordon-cv-march-2017.pdf

Profa. Dra. Rosemere Ferreira da Silva (rosefsilva@uneb.br)

 (Universidade do Estado da Bahia-UNEB- Campus V- Santo Antônio de Jesus)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5573907563872708

CALL FOR PAPER FOR THE DOSSIER: ENTRELETRAS, V. 11, N. 2, 2020

NEW RESEARCH ON FRANTZ FANON’S THOUGHT

The Revista EntreLetras is pleased to announce the organization of a special issue on the relevance of the thinking of Martinican intellectual Frantz Fanon for contemporary thought, with particular attention to the 2017–2018 publication of his until then unpublished writings. The set of essays proposed must problematize the different dimensions of Fanon's work as a writer, physician, activist, and, above all, revolutionary.  It is crucial for the essays to describe, through a critical pedagogy of research based on the ideas that Fanon’s writings present in between "yesterday" and "today," illuminating concepts from or related to his work. It is hoped that the collaborators for this special edition will also articulate their critical thought in conversation with that of Fanon, who, in his brief and intense life, was ahead of his time in struggles for justice and freedom.

Deadline for submissions: December 31, 2019.

 

 

 

Saiba mais sobre EDIÇÃO V. 11, N. 2, 2020: DOSSIÊ NOVAS PESQUISAS SOBRE O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON

Edição Atual

v. 11 n. 1 (2020): Dossiê Literatura e História

Apresentamos mais uma edição da EntreLetras, finalizada nesse triste momento da história do país, quando se expande abruptamente a contaminação pelo COVID-19 e a democracia se acha explicitamente ameaçada. Enfermeiros que protestavam neste Dia Trabalho, em Brasília, foram agredidos por negacionistas enfurecidos: a ciência não é bem-vinda por terraplanistas e similares. Diante de um verdadeiro caos institucional, o Brasil se acha dilacerado, com um destino bastante incerto. Nesta semana, tivemos a notícia do corte de bolsas de iniciação científica para as ciências humanas e a não regulamentação da profissão de historiador. Apesar de tudo, confinados, ameaçados, agredidos, desqualificados, prosseguimos com lives de cunho acadêmico, aulas e bancas por videoconferência, pesquisas e publicações. Há uma intensa produção que dribla a quarentena e nos põem em diálogo, encontrando caminhos para resistência política, teórica e, também, poética.

Por isso mesmo, comemoramos esta nova edição, produto de um bom trabalho que contou com grandes parceiros: os autores que assinam os 31 artigos e as 06 produções literárias de prosa e poesia, pareceristas, revisores, editores. Em especial, agradecemos aos pesquisadores que organizaram o dossiê de Literatura e História, César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT) e Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE). Mais do que nunca, a arte da palavra se alia ao trabalho da memória. É preciso narrar para não esquecer; é necessário narrar para resistir.

Publicado: 2020-05-02

Dossiê

Entrevista

Temas Livres

Produção Literária

Ver Todas as Edições