Chamada de trabalhos para a EntreLetras, v. 10, n. 2, 2019.

Dossiê: LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LEITURA E LEITORES

Organizadores:

Dra. Ana Crélia Penha Dias (UFRJ)

Dr. Márcio Araújo de Melo (UFT)

Prazo para submissão de trabalhos: 30 de agosto de 2019.

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O DOSSIÊ  LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LEITURA E LEITORES  

As discussões acerca do espaço da literatura na escola não são recentes. Basta uma breve pesquisa para encontrar textos, datados desde a década de 70, de autoria de pesquisadoras como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Glória Bordini, Lígia Chiappini, dentre outras, que já sinalizavam a difícil relação entre literatura e escola. Nos últimos anos, entretanto, essa discussão esteve mais acalorada, especialmente depois da publicação de textos de teóricos conhecidos nos estudos literários, como Tveztan Todorov e Antoine Compagnon que, ao tratarem da realidade francesa, parecem ter diminuído a obnubilação que atingia os meios acadêmicos nesta área. Difindiram-se artigos, dossiês em revistas acadêmicas, eventos com discussões. Vale destacar nesse processo a importância do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - cujas produções muito alavancaram a formação continuada dos docentes e dos estudantes do programa.  Esta chamada pretende abarcar essas discussões a partir de um eixo básico: as relações entre literatura, teoria e crítica no ensino, no universo da formação inicial e da escola básica.  Serão aceitos artigos que contemplem os caminhos teórico-críticos do ensino de literatura a partir da década de 70; a relação entre literatura e formação docente durante o curso de licenciatura; pesquisas oriundas de trabalhos no Mestrado Profissional em Letras; reflexões acerca da relação entre literatura e ensino, em cursos de pós-graduação acadêmicos; crítica literária de obras contemporâneas que podem ser lidas na escola; reflexões sobre a relação entre leitores e literatura na contemporaneidade; e outras propostas alinhadas à chamada.   Organizadores:  Dra. Ana Crélia Penha Dias 

 Foto

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. Integra o Grupo de Pesquisa "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas culturais" (UERJ), é líder do grupo de pesquisa "Literatura e Educação literária" e coordenadora do GT da Anpoll Literatura e Ensino  

 Dr. Márcio Araújo de Melo

 Foto 

Professor da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de língua e Literatura e professor do ProfLetras (UFT). Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino.  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitore e, literatura brasileira.   Prazo para submissão de trabalhos: 30 de agosto de 2019. 

  • EDIÇÃO V. 11, N. 2, 2020: DOSSIÊ NOVAS PESQUISAS SOBRE O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON

    2019-06-08

    CHAMADA DE TRABALHOS PARA EDIÇÃO ESPECIAL DA ENTRELETRAS, V. 11, N. 2, 2020:

    DOSSIÊ NOVAS PESQUISAS SOBRE O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON

     

     

     Fanon.png

    A Revista EntreLetras tem o prazer de anunciar a organização de uma edição especial sobre a relevância do pensamento do intelectual martinicano Frantz Fanon para o pensamento contemporâneo, com particular atenção à publicação de 2017-2018 de seus escritos, até então, inéditos. Os ensaios propostos devem problematizar as diferentes dimensões da atuação de Fanon enquanto escritor, médico, ativista e, sobretudo, revolucionário. É fundamental que os ensaios descrevam, através de uma pedagogia de investigação científica, fundamentada no conhecimento dos significados que os textos de Fanon apresentam na linha temporal entre o “ontem” e o “hoje”, definições mais analíticas relacionadas à sua obra. Espera-se ainda que os colaboradores para essa edição especial possam articular seus estudos críticos, direcionados ao projeto intelectual de Frantz Fanon, à breve e intensa vida do autor, à frente de seu tempo, por justiça e liberdade humana.

    Prazo para a submissão dos trabalhos: 31 de dezembro de 2019.

    Organizadores: 

    Gordon_e_Rose.png

    Prof. Dr. Lewis R. Gordon (lewis.gordon@uconn.edu)

     (University of Connecticut-Storrs- UCONN)

    Endereço para acessar este CV: http://www.lewisrgordon.com/biography/lewis-gordon-cv-march-2017.pdf

    Profa. Dra. Rosemere Ferreira da Silva (rosefsilva@uneb.br)

     (Universidade do Estado da Bahia-UNEB- Campus V- Santo Antônio de Jesus)

    Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5573907563872708

    CALL FOR PAPER FOR THE DOSSIER: ENTRELETRAS, V. 11, N. 2, 2020

    NEW RESEARCH ON FRANTZ FANON’S THOUGHT

    The Revista EntreLetras is pleased to announce the organization of a special issue on the relevance of the thinking of Martinican intellectual Frantz Fanon for contemporary thought, with particular attention to the 2017–2018 publication of his until then unpublished writings. The set of essays proposed must problematize the different dimensions of Fanon's work as a writer, physician, activist, and, above all, revolutionary.  It is crucial for the essays to describe, through a critical pedagogy of research based on the ideas that Fanon’s writings present in between "yesterday" and "today," illuminating concepts from or related to his work. It is hoped that the collaborators for this special edition will also articulate their critical thought in conversation with that of Fanon, who, in his brief and intense life, was ahead of his time in struggles for justice and freedom.

    Deadline for submissions: December 31, 2019.

     

     

     

    Saiba mais sobre EDIÇÃO V. 11, N. 2, 2020: DOSSIÊ NOVAS PESQUISAS SOBRE O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON
  • ENTRELETRAS, V. 11, N. 3, 2020 DOSSIÊ DIDÁTICA LITERÁRIA NO SÉCULO XXI

    2019-06-07

    A ENTRELETRAS convida pesquisadores a submeterem artigos, resenhas e ensaios para o Dossiê Didática Literária no Século XXI. Os trabalhos serão publicados na edição v. 11, n. 3, 2020. 

    Esse volume conta com a organização dos professores Dra. Neide Luzia Rezende (USP) e MSc. Francisco Neto Pereira Pinto (UFT/UNITPAC). 

    Neide_e_Francisco1.png

    Prazo de submissão de trabalhos: 1º de janeiro a 30 de junho de 2020. 

    Publicação: Dezembro de 2020. 

    Saiba mais sobre ENTRELETRAS, V. 11, N. 3, 2020 DOSSIÊ DIDÁTICA LITERÁRIA NO SÉCULO XXI
  • Chamada de Trabalhos para a edição v. 11, n. 1, 2020: Dossiê Literatura e História

    2019-02-21

    A EntreLetras convida pesquisadores a submeterem seus trabalhos para a edição do primeiro semestre de 2020, que traz o dossiê Literatura e História. 

    O prazo de submissão de trabalhos para esse dossiê é 30 de novembro de 2019. 

    Organizadores: 

    Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo/UFT

    http://lattes.cnpq.br/2127722292747646

     

    Profa. MSc. Mônica Assunção Mourão/UEMASUL

    http://lattes.cnpq.br/7525740376949192

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos para a edição v. 11, n. 1, 2020: Dossiê Literatura e História
  • Artigos com DOI

    2018-08-30

    A partir de 2018, os artigos da EntreLetras passam a contar com DOI (Digital object identifier). Nesse sentido, atualizamos as versões dos artigos já publicados do v. 9, n. 1, neles incluindo o respectivo índice de identificação. 

    Temos trabalhado intensamente para a qualificação da revista observando os padrões de excelência estabelecidos para os periódicos científicos.

    Aproveitamos para agradecer a todos os leitores, autores e colaboradores que contribuem para a consolidação da revista. 

    Saiba mais sobre Artigos com DOI