Construção e Validação do Inventário de Percepção de Afastamento do Trabalho.

Autores

Palavras-chave:

Afastamento, Distúrbios Osteomusculares, Percepção

Resumo

RESUMO

O afastamento do trabalho por motivo de distúrbios osteomusculares compreende um grande problema para os trabalhadores. Esta pesquisa objetivou construir e validar o “Inventário de Percepção de Afastamento do Trabalho” (versão M) que avalia a percepção de afastamento do trabalho entre trabalhadores afastados por distúrbios osteomusculares. O processo de validação foi realizado com 130 trabalhadores em licença médica por mais de 30 dias. A análise fatorial retornou seis fatores, que demonstraram sentido em relação à literatura sobre afastamento do trabalho. O coeficiente de fidedignidade foi de 0,82, variando de 0,59 a 0,82 para cada fator. Considerou-se que o inventário é capaz de discriminar a percepção do trabalhador quanto à sua condição psicossocial de afastado do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Afastamento. Distúrbios Osteomusculares. Percepção Social.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Benzoni, Universidade Paulista - UNIP

Professor Titular e Líder do Grupo de Pesquisas em Estresse Ocupacional na Universidade Paulista onde desenvolve colaboração em pesquisas com a Université du Québec à Montréal (Canadá). Participa do Programa Individual de Pesquisas para Docentes (Universidade Paulista - UNIP).

Amanda Bragion, Universidade Paulista - UNIP

Psicóloga, Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar. Especializanda em Neuropsicologia Clínica. Bolsista do programa PIBIC/CNPq na Universidade Paulista – UNIP/Araraquara – SP, indicada ao Prêmio Destaque Iniciação Científica CNPq.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Como Citar

Benzoni, P. E., & Bragion, A. (2016). Construção e Validação do Inventário de Percepção de Afastamento do Trabalho. Trabalho (En)Cena, 1(2), 162–175. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2607

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa