Percepção de QVT em agência reguladora de serviços
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V2N2P70Resumo
Este estudo objetivou verificar a percepção de trabalhadores de uma agência reguladora de serviços no Brasil quanto à qualidade de vida no trabalho (QVT). A amostra foi de 1.062 participantes, que responderam ao Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), aplicado no formato digital. Os resultados indicaram avaliação favorável dos fatores Condições de Trabalho; Relações Socioprofissionais de Trabalho; e Elo Trabalho-Vida Social e desfavorável nos fatores Organização do Trabalho e Reconhecimento e Crescimento Profissional, os quais se caracterizam por ações sob domínio do empregador. Conforme hipótese proposta, a avaliação de QVT se posicionou em zona de transição da cartografia do IA_QVT, indicando necessidade de atuação prioritária nos fatores mais críticos. Sugere-se a realização de novos estudos para ampliar as análises desse recém-surgido campo de trabalho.
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho; ergonomia; gestão de pessoas.
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