Atividade acadêmica enquanto trabalho: vivências de “prazer-sofrimento” em universitários

Authors

  • Liliam Deisy Ghizoni Universidade Federal do Tocantins
  • Janaína Vilares da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Marcos Jhones Gomes dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e024004

Keywords:

Universitários, Trabalho, Prazer, Sofrimento

Abstract

O presente estudo buscou identificar os fatores que contribuem para os processos de prazer-sofrimento de universitários em uma universidade federal do norte do país, que cursaram em 2019/2 a disciplina “Prazer-Sofrimento na Universidade”. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e natureza descritiva. Foi aplicado um questionário disponibilizado via Google Forms, compartilhado no grupo de WhatsApp da turma, no qual foram consideradas válidas as respostas de 26 participantes ao se aplicar critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram analisados com o auxílio do Excel e utilizando como abordagem teórica a Psicodinâmica do Trabalho. Como resultado, foi identificado que a maior parte dos universitários se sentem sobrecarregados, principalmente com o Trabalho de Conclusão de Curso, o número de disciplinas, a alta carga horária e a desorganização de professores. Todavia, também foram apresentadas fontes de prazer, como a convivência com os amigos, o próprio ato de estudar, as relações interpessoais com os colegas e com os professores. Conclui-se que as vivências de prazer-sofrimento dos universitários são indissociáveis da organização do trabalho experienciada na Universidade.

Author Biographies

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Mestrado em Educação, Psicóloga, Professora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins até 2024. Atualmente é Professora no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo no CNPQ “Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão”.

E-mail: ldghizoni@gmail.com.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-1254-7455.

Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Departamento de Psicologia, Trindade, Florianópolis - SC, 88040-970

Janaína Vilares da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda no Programa de Psicologia da UFSC, Mestre em Comunicação e Sociedade, Psicóloga na Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora do Grupo no CNPQ “Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão”. E-mail: vilaresjana@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7589-1886.

Marcos Jhones Gomes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Administrador, formado pela Universidade Federal do Tocantins. E-mail: marcosjhonesadm@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-5213-5356.

References

Abbagnano, N. (2007). Dicionário de filosofia. 5ª ed. Martins Fontes.

AlFaris, E., Irfan, F., Qureshi, R., Naeem, N., Alshomrani, A., Ponnamperuma, G., Yousufi, N. A., Maflehi, N.A., Naami, M.A., Jamal, A., & Van der Vleuten, C. (2016). Os estudantes das profissões de saúde têm uma alarmante prevalência de sintomas depressivos: exploração dos fatores associados. Educação médica BMC, 16(1), 279. http//doi: 10.1186/s12909-016-0794-y

Aliante, G., Abacar, M., Saquina, B. H., & Aristides, C. L. (2019). Stress em estudantes de graduação em uma universidade pública da região norte de Moçambique. Trab.En(Cena), 4(2), 465-484. https://doi.org/10.20873/25261487V4N2P465

Alves, J. J. Mobilização Subjetiva para o Prazer-Sofrimento no Trabalho dos Taquígrafos Parlamentares: Uma Prática em Clínica Psicodinâmica da Cooperação. 2014. [Dissertação de Mestrado]. Universidade de Brasília. Brasília. https://repositorio.unb.br/handle/10482/15283

Alves, L. M. A. de A., Ghizoni, L. D., & da Silva, J. V. (2023). Prazer-sofrimento de estudantes do curso de engenharia elétrica de uma instituição federal de ensino superior. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, 15(9), 8940–8965. https://doi.org/10.55905/cuadv15n9-052

Amaral, E. L., & Trombini Frick, L. (2022). Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários. Revista Internacional De Educação Superior, 9(00), e023022. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665450

Amaral, G. A., Marcelino, R. S., & Silva, A. L. R. (2020). O trabalho de educadoras da rede pública: entre o gerencialismo e o sofrimento ético. Trab.En(Cena), 5, 2-26. https://doi.org/10.20873/2526-1487e021001

Andrade, A. M., & Pires, E. U. (2020). Avaliação dos níveis de ansiedade dos estudantes da UFRRJ. Trab.En(Cena), 5(1), 248-268 https://doi.org/10.20873/25261487V5N1P248

Anjos, F. B. (2013). Organização do trabalho. In F. de O Vieira, A. M. Mendes, A. R. & C. Merlo. (Org.), Dicionário Crítico de Gestão e Psicodinâmica do Trabalho (pp. 267-272). Juruá.

Aragão, J. C. S., Casiraghi, B., Mota, Érica M., Abrahão, M. A. B., de Almeida, T. A., Baylão, A. C. do P., & Araújo, P. A. M. T. (2017). Saúde mental em estudantes de medicina. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, (14), 038-041. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2267

Aranha, M. L. A. R. (1996). História da educação. 2 eds. rev. atual. Moderna, 1996.

Araújo, J. N. G. (2008). Entre servidão e Sedução do Trabalha¬dor: Uma Secular Insistência do Capital. In Ana Magnólia Mendes. Trabalho e saúde: o sujeito entre a emancipação e a servidão. (pp. 54-68). Juruá.

Arenas, D. L., Viduani, A., Zortéa, F., & Bassols, A. M. S. (2019). Pega leve - saúde mental do estudante universitário: um relato de experiência. Trab.En(Cena), 4(2), 519-530. https://doi.org/10.20873/25261487V4N2P519

Ariño, D. O. (2018). Relação entre vulnerabilidade psicológica, vivências acadêmicas e autoeficácia em estudantes universitários [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189946

Ariño, D. O. (2022). Estudos psicométricos de uma escala de avaliação de estressores acadêmicos em estudantes universitários [Tese de Doutorado em Psicologia]. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Ariño, D. O., Cruz, R. M., Ródio-Trevisan, K. R. & Gai, M. J. P. (2023). Fatores associados à saúde mental de estudantes universitários: proposta de modelo teórico. Trabalho (En)Cena, 8, e023013. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023013

Barboza, E. L. G., Dantas, E. L. B., & Santos, M. A. (2019). Adoecimento mental no trabalho: uma realidade dos dias atuais. Trab.En(Cena), 4(2), 506-518. https://doi.org/10.20873/25261487V4N2P506

Barros, R. N., & Peixoto, A. L. A. (2023). Saúde Mental de Universitários: Levantamento de Transtornos Mentais Comuns em Estudantes de uma Universidade Brasileira. Cuadernos de Psicología, 25(2), e1958–e1958. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1958

Barroso, S. M., Ferreira, H. G., & Pacheco, J. T. B. (2023). Mental Health Profiles of University Students and Associated Life Habits. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39(spe). https://doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe06.en

Beiter, R., Nash, R., Mccrady, M., Rhoades, D., Linscomb, M., Clarahan, M. & Sammut, S. (2015). The Prevalence and Correlates of depression, anxiety, and Stress in a Sample of College Students. Journal of Affective Disorders, 173(1), 90–96. https://doi.org/10.1016/j.jad.2014.10.054

Bueno, F. S. (1988). Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. Lisa.

Caponi, S., Amorim, L. C. Brzozowski, F. S., Vásquez, M. F., Bender, M., & Santos, J. (2021). Sofrimento psíquico em acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina. Relatório de Pesquisa, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, NESFHIS/UFSC, Florianópolis. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239798

Cecchin, H. F. G., Murta, S. G., Macedo, E. O. S. de, & Moore, R. A. (2022). Scoping review of 30 years of suicide prevention in university students around the world: efficacy, effectiveness, and cost-effectiveness. Psicologia: Reflexão E Crítica, 35(1). https://doi.org/10.1186/s41155-022-00227-x

Conceição, L. S.; Batista, C. B.; Dâmaso, J. G, B.; Pereira, B. S.; Carniele, R. C. & Pereira, G. S. (2019). Saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, 24(03), 785-802. https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300012

Costa, E. G., & Nebel, L. (2018). O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis, 17(50), 207-227. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-65682018000200207

Costa, M. M., Nunes, R. S., Pereira, A. S., Selari, L.S., Ferreira, G. V. S., Scalabrine, C. L. O., Lúcio, D. N. & Pires, R. V. (2023). A saúde mental dos estudantes universitários da área da saúde: uma revisão integrativa de literatura. Peer Review, 5(7), 219–233. https://doi.org/10.53660/391.prw1009

Coutinho, M. C. (2009). Sentidos do trabalho contemporâneo: as trajetórias identitárias como estratégia de investigação. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 12(2),189-202. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v12i2p189-202

Cutrim, R. S., & Leda, D. B. (2020). A financeirização do ensino superior privado e suas repercussões na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente. Trab.En(Cena), 5(1), 53-74. https://doi.org/10.20873/25261487V5N1P53

Da Matta, A. H. A., Câmara, V. M. S. & Bonadiman, H. L. (2019). Análise do mal-estar do estudante universitário na perspectiva do perfil da clientela e das queixas acolhidas no atendimento psicológico de uma universidade federal. Revista Humanidades & Inovação, 6 (8), 48-58. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1249

Dejours, C. (2007). A psicodinâmica do trabalho na pós-modernidade. In A. M. Mendes, S. C. C. Lima, E. P. Facas (Orgs.). Diálogos em Psicodinâmica do trabalho. Paralelo 15.

Dejours, C. (2011). Avant-propos para a edição brasileira. Em S. Lancman & I. Laerte (Orgs.), Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho (pp. 23-30). Paralelo 15.

Dejours, C., & Abdoucheli, E. (1994). Itinerário teórico em psicopatologia do trabalho. In E. Abdoucheli, C. Dejours, & C. Jayet. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho (pp. 119-145). Atlas.

Farahangiz, S., Mohebpour, F., & Salehi, A. (2016). Assessment of mental health among Iranian medical students: a cross-sectional study. International journal of health sciences, 10(1), 49. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4791157/

Ferrari, I., Nascimento, A. M., & Martins Filho, I. G. S. (1998). História do trabalho, do direito do trabalho e da justiça do trabalho. LTr.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. (3ª ed). Porto Alegre: Artmed.

Furquim, M. C. A. (2001). A cooperativa como alternativa de trabalho. LTr.

Fuzeira, V. (2018). Morte de estudante na Universidade de Brasília suspende aulas. Metrópoles. https://www.metropoles.com/distrito-federal/morte-de-estudante-na-universidade-de-brasilia-suspende-aulas

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Editora da UFRGS.

Giongo, C. R., Monteiro, J. K., & Sobrosa, G. M. R. (2015). Psicodinâmica do trabalho no Brasil: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, 23(4), 803-814. https://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-01

Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. de A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1327–1346. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Lancman, S. (2011). O mundo do trabalho e a psicodinâmica do trabalho. In S. Lancman & I. Laerte (Orgs.), Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho (pp. 17-36). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, Paralelo 15.

Leite, E. G. B., Teixeira, M. M., Nascimento, P. R., Moura, R. C. & Oliveira, S. M. D. (2015). Política de apoio psicopedagógico da UFT: o caso do Campus Universitário de Palmas. Em Roberto F. Carvalho (Org.), Educação superior, formação e trabalho educativo (pp.194-219). Editora da PUC Goiás.

Lourenço, B. S., Peres, M. A., Porto, I. S., Oliveira, R.M. P. D., & Dutra, V. F. D. (2017). Atividade física como uma estratégia terapêutica em saúde mental: revisão integrativa com implicação para o cuidado de enfermagem. Escola Anna Nery, 21(30),1-8. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2016-0390

Martins, L. (2005). Os “sentidos do trabalho” docente universitário em tempos neoliberais. Revista da UFG, 7(2), 21-24. https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48782

Martins, S. R., Moraes, R. D., & Lima, S. C. (2010). Sofrimento, defesa e patologia: o olhar da psicodinâmica sobre a violência no trabalho. In Ana Magnólia Mendes (Org.), Violência no trabalho: perspectivas da psicodinâmica, da ergonomia e da sociologia clínica (pp. 19-39). Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mcmichael, A. J. & Hetzel, B. S. (1974a). Patterns of help-seeking for mental illness among Australian University students: An epidemiological study. Social Science & Medicine, 8(4), 197-206. https://doi.org/10.1016/0037-7856(74)90110-3

MCmichael, A. J. & Hetzel, B. S. (1974b). An Epidemiological Study of the Mental Health of Australian University Students. International Journal of Epidemiology, 3(2), 125-134. https://doi.org/10.1093/ije/3.2 0,125

Mendes, A. M., & Muller, T. C. (2013). Prazer no trabalho. Em Fernando O. Vieira, Ana Magnólia Mendes, & Álvaro R. C. Merlo (Orgs.), Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (pp. 289-292). Juruá.

Moraes, R. D. (2013). Estratégias defensivas. In F. O. Vieira, A. M. Mendes, & A. R. C. Merlo (Orgs.), Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (pp. 153-158). Juruá.

Moraes, R. D. de., Ghizoni, L. D., Pinheiro, C. J., & Silva, J. V. da. (2021). Dimensão subjetiva do trabalho acadêmico de estudantes da pós-graduação stricto sensu no Brasil. In J. K. Monteiro et al (Org.), Trabalho, precarização e resistências (pp 328-364). EDUFMA.

Mousa, O. Y., Dhamoon, M. S., Lander, S., & Dhamoon, A. S. (2016). The MD Blues: Under-Recognized Depression and Anxiety in Medical Trainees. PLOS ONE, 11(6): e0156554. https://doi:10.1371/journal.pone.0156554

Neves, A. L. M., Ramos, É. S., Marangoni, V. L., & Martins, G. C. (2019). Saúde mental e universidade: experiência do “espaço de atendimento psicossocial (epsico)”. Trab. En(Cena), 4(2), 531-542. https://doi.org/10.20873/25261487V4N2P531

Odriozola-González, P., Planchuelo-Gómez, Á., Irurtia, M. J., & de Luis-García, R. (2020). Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry research, 290, 113108. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113108

Oliveira, A. S., Macedo, E. B., & Sousa, I. L. (2020). Sofrimento psíquico entre os discentes do ensino superior. Trab. En(Cena), 5(1), 213-226. https://doi.org/10.20873/25261487V5N1P213

Oliveira, G. F., Pereira, T.N., Carreiro, D. L., Coutinho, W. L. M., & Coutinho, L. T. M. (2017). Existe relação entre transtorno de ansiedade e trabalho entre estudantes de psicologia? Rev. Laborativa, 6(1) (especial), 27-42. https://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/1488

Oliveira, M. C. L., & Silveira, S. B. (2012). O(s) sentido(s) do trabalho na contemporaneidade. PPG linguística/UFJF, Juiz de Fora, 16(1), 149-165. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25045

Padovani, R. da C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F. de, Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. do N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 2-10. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20140002

Perez, K. V., Brun, L. G. & Rodrigues, C. M. L. (2019). Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Trabalho En(Cena), 4(2), 357-365. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357

Pinto e Silva, E., Todaro, A. P., & Reis, A. C. (2020). O sofrimento do universitário e suas relações com a dinâmica da universidade. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 7(18), 37-75. https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/5528

Pinto, M. P. P., & Colares, M. F. A. (2015). O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina (Ribeirão Preto), 48(3), 273-81. https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104320

Ramirez-Landaeta, J. J. & Ghizoni, L. D. (2023). Recensão de Vieira e Moraes (Orgs.) (2023). Psicometria em Rede: Aplicações em Psicologia e Saúde. Quaderns de Psicologia, 25(3), e2091. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicolo-gia.2091

Richardson, R. J. (2017). Pesquisa social: Métodos e técnicas. Colaboração Dietmar Klaus Pfeiffer. (4ª ed rev. atual. e ampl.). Atlas.

Salgado, C. C. R., Aires, R. F. F., & Santos, F. J. S. (2018). Dialética do “prazer e sofrimento”: a relação de mestrandos e doutorandos com seu trabalho acadêmico. CONTEXTUS – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 16(2), 113-145. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1049

Santos, M. F. (2018). Percurso universitário: saúde e adoecimento do estudante [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17067

Santos, M. J. G. (2022). Atividade acadêmica enquanto trabalho: Processos dos estudantes da optativa prazer e sofrimento na universidade (Turma A). [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal do Tocantins, Tocantins. http://hdl.handle.net/11612/5338

Silva, A. M. Estudantes Universitários: entre ter saúde e adoecer (2020). [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal do Tocantins, Tocantins. https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3316/1/Andressa%20Macedo%20Silva-%20TCC.pdf

Silva, E. P.; Todaro, A. P. & Reis, A. C. (2020). O sofrimento do universitário e suas relações com a dinâmica da universidade. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 7(18), 37-75. https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/5528

Silva, J. V. (2019). “Estudar, para um pós-graduando stricto sensu, é o trabalho!” [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Tocantins, Tocantins. http://hdl.handle.net/11612/2954

Silva, J. V., Ghizoni, L. D., & Cecchin, H. F. G. (2022). O Trabalho Invisível: Prazer e Sofrimento na Produção Científica Stricto Sensu. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 22(1), 1911-1919. https://doi.org/10.5935/rpot/2022.1.22912

Silva, J. V., Ghizoni, L. D., & Lage, L. R. (2021). O reconhecimento do estudante de pós-graduação como trabalhador: vulnerabilidades, desrespeitos e a busca pela realização pessoal. Em P. Jácome, L. Vidigal, E. Chagas Junior, & G. Porto. (Org.), Narrativas midiáticas, experiências e pesquisas amazônicas. (pp. 229-246). 1(1). SELO PPGCOM/UFMG.

Silva, J. V.; Ghizoni, L. D. (2023). Produtivismo acadêmico e sofrimento na pós-graduação em comunicação no Brasil. In A. Araújo-Oliveira, F. de O. Vieira & I. Chouinard (Eds.), Estágios em profissões relacionais: olhares múltiplos e perspectivas de investigação (pp. 103-130). Editora Fi. https://doi.org/10.22350/9786585725187

Silveira, D. T., & Córdova, F. P. (2009). A pesquisa científica. Em T. E. Gerhardt, & D. T. Silveira (orgs.). Métodos de pesquisa. Editora da UFRGS.

Sousa, I. A. C. M. O., & Mendonça, H. (2009). Justiça organizacional, prazer e sofrimento no trabalho: análise de um modelo mediacional. Revista de administração mackenzie, 10(4), 57-74. https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000400004

Souza, H. A., & Bernardo, M. H. (2019). Prevenção de adoecimento mental relacionado ao trabalho: a práxis de profissionais do Sistema Único de Saúde comprometidos com a saúde do trabalhador. Rev. bras. saúde ocup., 44(26), 1-8. https://doi.org/10.1590/2317-6369000001918

Tschiedel, R. M., & Monteiro, J. K. (2013). Prazer e sofrimento no trabalho das agentes de segurança penitenciária. Estudos de Psicologia, 18(3), 527-535. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2013000300013

Vasconcelos, A. C. L. (2013). Sofrimento ético. In F. O. Vieira, A. M. Mendes, & A. R. C. Merlo (Orgs.), Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (pp. 421-426). Curitiba, PR: Juruá.

World Health Organization (2014). Preventing suicide: a global imperative. Geneva: WHO.

Published

2024-04-13

How to Cite

Ghizoni, L. D., Silva, J. V. da, & Santos, M. J. G. dos. (2024). Atividade acadêmica enquanto trabalho: vivências de “prazer-sofrimento” em universitários. Trabalho (En)Cena, 9(Contínuo), e024004. https://doi.org/10.20873/2526-1487e024004

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>