Arquivos - Página 6

  • Práticas de Colonialidade/Decolonialidade na aquisição e aprendizagem de línguas na Amazônia
    v. 1 n. 45 (2020)

    Esta obra apresenta um estudo sobre a aquisição e a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Indígena Waiwai, faladas pelos povos indígenas Waiwai (Karib) da Aldeia Mapuera, do Território Indígena Nhamundá-Mapura, Amazônia brasileira. O principal objetivo deste Estudo de Caso do Tipo Etnográfico é analisar, com base nas teorias críticas Pós-colonial e Decolonial, os sentidos que assume a aquisição e o aprendizado da Língua Portuguesa para professores e sujeitos indígenas e como eles lidam com esta particularidade de se constituírem entre duas línguas, que assumem poderes diferenciados na sua formação cultural. Os resultados evidenciam que a aquisição da Língua Portuguesa, historicamente reivindicada pelos Waiwai da Aldeia Mapuera, embora ocorra de forma a tentar negar suas culturas e submetê-los política e epistemologicamente, produziu e ainda produz práticas de resistência e enfrentamentos. Sustenta-se este argumento no fato de que a aquisição da Língua Portuguesa, inicialmente, só foi possível pelo enfrentamento dos missionários que tentaram embargar esse processo na aldeia. E no fato de que, hoje, para além da escola e da aldeia, essa aquisição ocorre tanto na cidade como nos espaços de circulação com os não indígenas, na convivência, na interlocução, e nas circunstâncias de comunicação mobilizadas pelas necessidades comunicativas.

  • GOsTO: um punhado de mandioca e um bocado de cerrado
    v. 1 n. 44 (2020)

    O livro é um esforço coletivo de um grupo de pesquisadoras cujo objetivo consiste em apresentar a história e ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa e extensão “GosTo – um punhado de mandioca um bocado de Cerrado” desenvolvido no âmbito do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias, e também apresentar discussões teóricas que dialogam diretamente com o contexto que o projeto compreende, o bioma Cerrado, a gastronomia, o território do nordeste goiano e do sudeste do Tocantins, o uso metodologias ativas, as boas práticas em eventos, a formação das memórias gustativas entre outros assuntos.

  • Patrimônio cultural no estado do Tocantins: materialidade e a imaterialidade
    v. 1 n. 43 (2020)

    Esta coletânea compõe estudos desenvolvidos e/ou concluídos sobre memória, patrimônio material e imaterial do estado do Tocantins. Traz uma ampla abrangência, buscando uma interdisciplinaridade com autores em diversas áreas do conhecimento para múltiplos olhares sobre o patrimônio. Tocantins, Unidade da Federação, é nosso recorte territorial sobre leituras patrimoniais com aspectos da geografia, história e arquitetura. É o Estado mais jovem do Brasil, mas com sua territorialidade arraigada no antigo com nuances no moderno. Ao se discutir o patrimônio cultural e a história do Tocantins, imprescindível que se mencione o estado de Goiás, pois os registros documentais sobre Tocantins ainda estão armazenados, em sua maioria, neste Estado, antes do desmembramento em 1988 denominado antigo norte goiano. A composição desta coletânea retrata, nos onze capítulos, a história e o rememoramento dos tocantinenses sobre sua cultura, tradição e identidade como forma de expressão e registros que constituem ferramentas de apoio à preservação do patrimônio nacional. A temática do livro nos remete ao patrimônio cultural e imaterial não apenas a um passado distante e nem tão pouco arcaico, mas também ao patrimônio moderno. É um convite à leitura de diferentes temporalidades vivenciadas em diferentes espaços geográficos do antigo norte goiano e atual estado do Tocantins, com vários olhares nos diálogos interdisciplinares. Diversos conceitos dão visibilidade e apresentam à sociedade tocantinense e aos demais interessados na temática por meio de uma amostra de estudos realizados por esses pesquisadores. Parte dos capítulos são relatos de estudo feitos bem como de experiências vividas expressas pela cultura e memória por meio das pesquisas concluídas, desde cidades consideradas centenárias, como Natividade e Porto Nacional, bem como a modernidade estampada pela capital Palmas/TO. Outros elementos são destacados nos capítulos, que vão desde arquitetura, patrimônio cultural, educacional e religioso até impactos socioeconômicos ambientais que marcaram a transformação da paisagem, descaracterizando o antigo, refuncionalizando e construindo o moderno. Assim, ressignifica o passado por meio das construções e reconstitui um novo presente por meio das construções e peças como símbolos de identidade local. Na imaterialidade, destacamos as festas populares e o saber fazer, como técnicas artesanais, danças, músicas, tradição, promovendo a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro. Esta obra, enquanto referência, objetiva trazer em cada capítulo um mosaico de história, costumes e hábitos da população tocantinense. As releituras se tornam um olhar atento das lembranças que possam ser vivenciadas por meio das fontes documentais.

  • A DESCOBERTA DO ELETROMAGNETISMO
    v. 1 n. 42 (2020)

    Este trabalho representa uma história contada em quadrinho, voltada para a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobre a descoberta do Eletromagnetismo, com efeitos visuais computadorizados, objetivando desenvolver um material paradidático descontraído, eficiente e interessante para os discentes através de sua escrita, expressões e linguagens universais, o qual visa: I) Diversificar as aulas tradicionais e envolver os alunos na aprendizagem dos conceitos de Física com o intuito de mostrar que ela não é apenas um conjunto de fórmulas e expressões matemáticas sem utilidade para o nosso dia-a-dia; II) Demonstrar uma forma de aprendizado lúdico que possa despertar e disseminar o interesse pelas Ciências Exatas, apresentando uma Física descontraída e de fácil entendimento utilizando histórias em quadrinhos; III) Desenvolver o senso de pesquisa, o espírito crítico e a aprendizagem dos alunos.

     

  • Metodologias Aplicadas na Educação Alimentar e Nutricional para o aumento do consumo de pescado na alimentação escolar: relatos de experiência
    v. 1 n. 41 (2020)

    Este livro foi elaborado a partir das experiências de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) vivenciadas nas escolas públicas de Palmas-TO com metodologias participativas e lúdicas. Espera-se que esta obra possa contribuir com que os profissionais que atuam na área da EAN possam ter como apoio metodologias aplicadas ao contexto da alimentação e promoção da saúde e que sejam eficazes nos processos de intervenções nutricionais seja na comunidade escolar ou na comunidade de entorno, levando bons hábitos alimentares e de qualidade de vida nos diferentes contextos possíveis de atuação.

  • Quando as juventudes falam: Percepções sobre o Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil
    v. 1 n. 40 (2020)

    Este livro é fruto de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE - TO). Neste trabalho, procuramos dar voz às juventudes, apresentando a concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a educação e o ensino que recebem, ressaltando as aproximações e os distanciamentos entre a escola, as políticas educacionais e as juventudes. Nesta direção, intencionamos promover um diálogo com essas juventudes, levantando o que eles pensam a respeito do ensino médio integral; da formação dos docentes; dos conteúdos; das tecnologias, procurando abarcar seus anseios e necessidades. O estudo desenvolveu-se a partir das questões norteadoras: Qual a concepção que os jovens têm sobre o ensino que recebem? O que a escola representa para eles? Como eles se vêem inseridos no projeto de protagonismo juvenil? Estas inquietações possibilitaram a construção da pesquisa “A percepção das juventudes sobre o Ensino Médio integral em Miracema do Tocantins”, cujos resultados são narrados neste livro. Revelamos a escuta dos discentes do Ensino Médio em Miracema do Tocantins, especificamente, dos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula - Tempo Integral - Escola Jovem em Ação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi dividida em duas etapas: na primeira, levantamos dados gerais por meio de questionário, com 44 respondentes das segundas e terceiras séries da escola; na segunda, ouvimos, em grupo focal, seis respondentes do questionário, escolhidos de modo aleatório dentre aqueles que aceitaram participar. Percebemos que os estudantes acham que o Ensino Médio de Tempo Integral é melhor do que a modalidade regular. Entretanto, identificam limitações em termos da estrutura oferecida e na formação de professores. Quanto ao protagonismo juvenil, sentem-se um pouco atuantes, mas demonstram certo descompasso entre o que se define na proposta e a realidade. Conclui-se que há muito a avançar no sentido de melhorar as políticas educacionais atuais, pois, além de pouco discutidas, a sua implementação depende de estrutura, preparo e adequação às realidades específicas. Assim, este livro foi pensado para comunicar e dialogar com toda a sociedade e, de uma maneira mais próxima e especial, com os professores e gestores da educação. Esperamos que a fala destes estudantes ajudem na imperiosa reflexão sobre os modos de ensinar, mas, sobretudo, sobre o aprender porque precisamos (re) significar a aprendizagem sob a perspectiva da cibercultura e agir para a transformação necessária da escola, bem como de nossas metodologias.

  • USO DE SIMULADORES PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
    v. 1 n. 39 (2020)

    Fazemos uma explanação reflexiva sobre a educação, abordando o Método de Paulo Freire, a Teoria de Aprendizagem Significa de David Ausubel e a relação entre elas. Em seguida desenvolvemos uma síntese do comportamento humano, ponderando sobre o processo de aprendizagem e sobre os desafios ao ensino de Física. Após essa base contextualizada, tratamos de aspectos que envolvem as tecnologias digitais de informação e comunicação, sua relevância e o papel do professor durante o uso das TIDICs. É realizada uma análise sobre o uso dos simuladores computacionais para o ensino de Física.

  • Questão Social, Estado e Serviço Social
    v. 1 n. 38 (2020)

    Esta obra resulta de estudos e pesquisas elaborados por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial) da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo é traçar um percurso que contextualiza na contemporaneidade os conteúdos e focos de estudos e pesquisas perpassam o Serviço Social, desde o estudo das expressões da “questão social” materializadas em relações de dominação-exploração de classe, etnia e gênero e sua relação com os direitos humanos; Estado e política social, fundamentos do Serviço Social, seu processo de trabalho e instrumentalide.

  • Escritas Sociais: Democracia, Diversidades e Gênero
    v. 1 n. 37 (2020)

    O curso de Ciências Sociais, Campus de Porto Nacional, promove anualmente o concurso de “Escritas Sociais” buscando dar visibilidade às questões latentes e pungentes da sociedade atual, premiando e incentivando a escrita e a reflexão crítica sobre temas sociais entre estudantes do ensino médio e de graduação no Tocantins. Esta obra, reúne os textos vencedores das três primeiras edições do prêmio.

  • Ensino, tecnologia e saúde: Experiências na Amazônia Legal
    v. 1 n. 36 (2020)

    Essa obra se constitui a partir de reflexões acerca de como a universidade pode contribuir no desenvolvimento e na transformação da sociedade. O “novo” mundo guiado por tecnologias e, portanto, deve estar próximo da sala de aula e para que isso aconteça é necessário que os profissionais se sensibilizem para e explorem adequadamente o seu uso, pois a inovação e os desafios da docência estão postos frente ao mundo liquido onde práticas ultrapassadas não tem mais espaço.

  • APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VEGETAIS: potenciais e limitações
    v. 1 n. 35 (2020)

    O aproveitamento de resíduos na alimentação humana é foco de debate contínuo por ser uma alternativa à solução de problemas ambientais associados a descartes da indústria de alimentos. Não obstante, a literatura aponta que grande parte das propriedades nutricionais de relevância estão presentes em cascas e sementes que, usualmente, não são aproveitadas durante o processamento. Os potenciais e limitações do uso desses co-produtos precisam ser ponderados para uma decisão correta de sua aplicação. Se por um lado o impacto ambiental e a composição nutricional são aspectos de agregação de valor, por outro os compostos antinutricionais e tóxicos podem trazer danos graves a saúde. Nesse contexto, os frutos amazônicos e do cerrado também estão em envidência. Considerados super frutos, eles constituem uma matéria-prima pouco explorada, mas com grande potencial tencológico, nutricional e de geração de renda, requerendo maiores estudos quanto a viabilidade do seu aproveitamento integral. Assim, esse livro aborda as vantagens e desvantagens do uso de resíduos vegetais na alimentação humana, bem como aspectos relacionados ao aproveitamento integral de matérias primas  pouco exploradas pela literatura.

  • Fontes e vozes no jornalismo econômico brasileiro: recorrências e hierarquias
    v. 1 n. 34 (2020)

    Quais são os sentidos das atividades econômicas? A imprensa contribui para dar certos sentidos a elas. Esses sentidos são construídos também por agentes e instituições que subsidiam o trabalho dos jornalistas de economia, especialmente; as fontes-vozes. Sendo estruturais no jornalismo, outras questões seguem; quais, como, por que, etc.? Os textos deste livro respondem. A partir de forte base empírica, apresentam:  fontes-vozes recorrentes; hierarquias de fontes-vozes; possíveis papéis das fontes-vozes, especialmente no sentido de performadoras das práticas econômicas.

  • ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE: uma aproximação interdisciplinar
    v. 1 n. 33 (2020)

    Esta obra reúne trabalhos de pesquisa teórica e de campo, desde uma aproximação interdisciplinar, inspirados pela Teoria da Subjetividade e a Epistemologia Qualitativa de González Rey. Trata-se de um exercício de escrita científica coletiva, ao interior do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins, que abordou temáticas contemporâneas tais como a saúde mental na universidade e no mundo do trabalho, a subjetivação dentro do capitalismo das organizações públicas, a pós-verdade no jornalismo e na subjetividade digital, e a relação entre esporte e gênero no desenvolvimento subjetivo. Com este livro, pretende-se aportar ao debate científico de problemáticas atuais, mostrando o valor heurístico da subjetividade para a pesquisa e a prática profissional interdisciplinar.

  • O Profissional de Comunicação e Jornalismo: desafios, vertentes e possibilidades
    v. 1 n. 32 (2020)

    Localizamos dois estudos componentes da presente obra. O primeiro trata das convergências conceituais entre comunicação organizacional e responsabilidade social.  O segundo trata da precarização do jornalismo na perspectiva de profissionais egressos, formados pelos cursos de graduação em comunicação. O estudo, globalizado por natureza, deixa evidente as dificuldades para o exercício profissional da comunicação e do jornalismo em tempos e espaços onde tem prevalecido jogos de interesses escusos e certo utopismo tecnológico, com flagrante banalização da (des)informação.

  • Geografias do cinema de Palmas
    v. 1 n. 31 (2020)

    O cinema sempre se relacionou com as cidades. Territorialidade e paisagem coexistem nos lugares “reais” e nas telas. Não são só representações da urbe nos filmes, mas lugares imaginados que repercutem na identidade cultural. No caso de Palmas, temos por um lado uma cidade nova, marcada por uma narrativa oficial muito midiatizada. Por outro, há um cinema periférico de poucos recursos. No confronto entre estas realidades, busca-se entender por análises fílmicas se os cineastas preservam autonomia para sonhar a capital tocantinense e debatê-la de forma distinta das mídias hegemônicas.

  • Sociedade Políticas Públicas e desenvolvimento: pluralidades e diálogos possíveis
    v. 1 n. 30 (2020)

    A realização de estudos e pesquisas ligados à estrutura, organização e funcionamento do Estado brasileiro, bem como às relações entre o Estado e sociedade nos processos referentes ao desenvolvimento regional, é um dos objetivos do programa de Pós-graduação  em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os artigos expressam as opções teóricas e empíricas dos docentes do Programa. Os 7capítulos apresentam diferentes dimensões e elementos sobre questões sociais, políticas e econômicas relacionadas às problemáticas regionais, urbanas e rurais.

  • O Banco Mundial na Educação do Tocantins
    v. 1 n. 29 (2020)

    Este livro é oriundo de parte dos estudos desenvolvidos na tese de doutoramento que estudou o   Programa Estrada do Conhecimento – PEC na relação entre as proposituras do Banco Mundial e da Secretaria de Educação do Tocantins por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável – PDRIS e sua configuração em seis escolas públicas, sendo cinco dos anos finais do ensino fundamental e médio e uma dos anos finais do ensino fundamental, localizadas em seis municípios às margens da BR-153, entre 2011 a 2016. Para compreender como as políticas do Banco Mundial se inserem nas escolas públicas no Estado do Tocantins, com o foco no Programa Estrada do Conhecimento – PEC, elegeu-se como objetivos específicos: 1Apreender a ocupação do sertão goiano, a configuração histórica e formação do Estado de Tocantins; 2Analisar se as formas de atuação e ação dos governadores e secretários de educação apresentam consonância com os ditames da nova gestão pública com o foco na descentralização do Estado no sistema de ensino público do Tocantins; 3Analisar como se dá a presença e atuação do Banco Mundial no Estado do Tocantins por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável – PDRIS e como se constitui o Programa Estrada do Conhecimento – PEC; 4- a) Compreender como a avaliação medida por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi um critério de escolha das escolas. b) Analisar como as parcerias, reformas e a jornada escolar modificou a gestão das escolas e Compreender a gestão dessas escolas em situação de vulnerabilidade social. Indagou-se como se dá a implementação do PEC no Estado do Tocantins, que tem o mote da vulnerabilidade social e a inserção do Banco Mundial na educação pública do Tocantins. As aproximações com o materialismo histórico-dialético nos conduziram no estudo. Na busca para desvendar a relação do Estado do Tocantins com o Banco Mundial e as implicações para a educação básica pública no movimento dos contrários e por meio da mediação, sobressaíram às categorias de conteúdo: patrimonialismo, autoritarismo e a gestão escolar, com foco na nova gestão pública entendida como face do gerencialismo, pautada nos mesmos princípios da lógica empresarial. O estudo aponta como resultado: o Banco Mundial se insere na Educação básica pública, com a anuência e mediação da Secretaria Estadual de Educação do TO, na implementação de seu projeto econômico, tendo como propósito reafirmar a nova forma de gestão nas escolas públicas de educação básica.

  • GERENCIAMENTO DE INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL
    v. 1 n. 28 (2020)

    Esta ´pesquisa aborda o papel do professor como gestor de interações em uma disciplina online, no Mestrado em Estudos de Linguagens (CEFET/MG), fundamentada na Teoria Sociointeracionista (Vygotsky) e na Teoria da Distância Transacional (Michael G. Moore). O objetivo foi verificar como o professor gerenciou as interações dos alunos nas práticas colaborativas da disciplina observada; como ele percebeu e avaliou a aprendizagem de seus alunos ao final da disciplina e se esse gerenciamento somado às percepções do professor sobre o seu papel, afetaram o desempenho dos alunos.

  • "Aqui o sistema é bruto": o universo sertanejo country e a identidade goiana
    v. 1 n. 27 (2020)

    Este livro analisa algumas manifestações do universo sertanejo country em Goiás, a saber, a exposição agropecuária de Goiânia e os rodeios, com o objetivo de identificar as representações presentes nestas festas e relacioná-las a elementos que compõe a identidade goiana. Importante ressaltar que compreendemos identidade no sentido atribuído por Hall (2000), para quem a identificação coletiva de um grupo é parte de um processo dinâmico e complexo, nunca completado. Neste sentido o universo em questão é apresentado com uma das possibilidades da identidade goiana, entre muitas outras. A intenção e avaliar a forma através da qual as representações em torno das exposições agropecuárias e dos rodeios se articulam relacionando história e imaginário, recriando personagens como o peão de boiadeiro, revestido com um caráter supostamente moderno e apresentado como cowboy e reelaborando símbolos que referenciam o sertão e a ruralidade em Goiás.

     

  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONFRONTANDO E RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS SILENCIADORAS
    v. 1 n. 26 (2020)

    Muitos textos se dedicam a pensar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, das Línguas estrangeiras e da Literatura tendo em vista a necessidade de transformações desses processos. A maioria dos estudos ora apontam para a revisão dos livros didáticos, ora para a denúncia da falta de estruturas das escolas, ora para a procura de novas metodologias de ensino. Em todas essas pesquisas, vemos o desejo de intervir nas práticas escolares numa tentativa de apontar caminhos e reconhecer os vários problemas com os quais a educação se depara.      Este livro reconhece que existe um processo sem o qual não é possível ensino algum: trata-se da leitura. Sobre ela, acreditamos que o professor tem a sua disposição práticas dominantes que   impossibilitam um ensino crítico e cidadão. Para reconhecer esse aspecto, bem como pensar em ações e práticas que lancem um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem, faz-se necessário também entendermos o papel da formação de professores. Os professores devem estar empenhados numa ação reflexiva sobre suas práticas na tentativa de formar cidadãos a partir do uso da língua. Em vez de visualizarmos leitura como algo inerte e monológico, em que apenas um sujeito fala, seja ele o professor, o leitor ou o autor, acreditamos que ler é uma prática social. Sendo social, a leitura é dinâmica, pulsante e viva. Portanto, ler um texto é possibilitar o protagonismo do sujeito-leitor em sua interação com o texto. Não parece muito num primeiro momento, mas, se nos lembrarmos que todas as práticas escolares se fundam no silenciamento desse sujeito, a constatação é emancipadora. Na leitura de um texto, o sujeito-leitor se assume como autor ao dialogar com a língua, história e sociedade. Descobre-se como produtor de sentido, ouve outras vozes sociais e entende que a aprendizagem é uma ação reflexiva e crítica. Assim, interagir com um texto é sempre um ato de liberdade. Fazer emergir novas práticas de leituras e novos olhares sobre as relações escolares implica também na redefinição do que se entende por formação de professores. Dentro de novas perspectivas, o professor deve atuar como um agente facilitador, intermediando os processos e dinâmicas sociais na sala de aula. Sua postura se assemelha ainda a de um pesquisador, uma vez que os novos paradigmas de ensino e aprendizagem rechaçam a ideia de que exista um conteúdo pronto e acabado (o saber), cujo único detentor é o professor. Na aula, a postura do professor é a de um intermediador dos vários atores sociais e saberes que estão sendo movimentados ali, contextualizando os sentidos e nos fazendo ver que o ensino se conjuga à vida. Os docentes e pesquisadores que escreveram os textos que compõem essa coletânea concebem leitura como um processo dialógico em que o leitor, de maneira responsiva, interage com o texto e sociedade num processo de troca. Acreditam também na necessidade de o professor refletir sobre suas práticas, possibilitando que assuma novos papéis e transite por outros caminhos no processo de ensino-aprendizagem.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: Vivências teórico/práticas no Norte do Tocantins
    v. 1 n. 25 (2020)

    Os artigos contidos neste livro, tem o propósito de versar sobre as vivencias teóricas e práticas de professores e alunos sob a perspectiva do trabalho acadêmico nos pilares do conhecimento no curso de geografia em Araguaína no campus Cimba/UFT. Assim, esta publicação pretende mostrar a importância da formação de professores, inserida no contexto regional do norte do Tocantins, a partir da mediação acadêmica e a realidade dos egressos do curso de Geografia, aproximando teorias inovadoras à realidade socioeconômica e cultural.

  • Frutos Amazônicos: Biotecnologia e Sustentabilidade
    v. 1 n. 24 (2020)

    A coletânea Frutos Amazônicos: Biotecnologia e Sustentabilidade apresenta o potencial de frutos característicos da região Amazônica para a produção de produtos com alto valor agregado e para o desenvolvimento de novos produtos. Os capítulos abordam o potencial biotecnológico dos frutos e dos microrganismos autóctones na indústria de alimentos, farmacêutica e cosmética. Neste contexto, a coletânea apresenta a biotecnologia e a sustentabilidade para o uso sustentável dos frutos para a geração de riquezas e preservação do bioma da Amazônia.

  • FORMANDO PROFESSORES PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REALIDADES E APLICAÇÕES DO CURSO EM LICENCIATURA EM FÍSICA
    v. 1 n. 23 (2020)

    Esta obra foi elaborada através de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Licenciatura em física modalidade EAD da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Um grande marco para a educação a distância foi as LDB nº 9.394/96. A partir de 2007 todos os professores que atuassem na educação básica deveriam estar certificados em cursos de licenciatura, que lhes permitissem adquirir formação superior para o exercício da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e médio.A Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou, em 2016, dez anos de implantação e a Universidade Federal do Tocantins (UFT. O capitulo 2 traz uma explanação sobre a oferta de vagas no curso de licenciatura em física a distância pontando a importância que esta modalidade de ensino no Tocantins tem, enaltecendo seu papel fundamental na mudança nas diferentes realidades do ensino, principalmente na área rural exposta neste trabalho. Os demais capítulos fazem referência a trabalhos de alunos formados pelo curso entre os anos de 2016 a 2020, sempre com a supervisão da professora coordenadora de estágio, autorização da escola e acompanhamento do (s) professor (es) responsável (eis),todas do estado de Tocantins. Para a seleção dos trabalhos apresentados foram trabalhados alguns critérios. todos os colégios são públicos e as aplicações acontecem foram realizadas com discentes do ensino médio. Espera-se que a leitura traga ao leitor um pouco do universo cotidiano das escolas do estado, suas dualidades e suas superações.

  • Formação de professores: cenários e perspectivas em tempos de incertezas
    v. 1 n. 22 (2020)

    Esta obra é uma produção coletiva que visa apresentar reflexões sobre a formação de professores e práticas em tempos de incerteza. Observa-se diversos desafios políticos e sociais que as propostas de formação de professores sofrem frente às conjunturas políticas e econômicas, com projetos de cunho não democrático e valorização dos ideários neoliberal por meio de reformas curriculares no ensino superior e educação básica. Esse livro justifica-se pelo interesse dos pesquisadores em ampliar o diálogo acadêmico no que diz respeito à formação e fazer docente no passado-presente.

  • Política Internacional Contemporânea: Questões Estruturantes e Novos olhares
    v. 1 n. 21 (2020)

    O estudo da Política Internacional envolve o conhecimento dos atores, fenômenos e processos que ocorrem além das fronteiras dos Estados. A presente obra foca nos atores internacionais e temas contemporâneos por meio de um olhar sob a Periferia Global. Esta obra analisa a influência das Organizações Internacionais, das Organizações Não Governamentais e das Empresas Transnacionais, bem como oferece uma visão sobre direitos humanos, cooperação internacional, integração regional, economia política internacional e terrorismo, especialmente a partir do contexto do Sul Global. Portanto, o livro em questão pretende trazer uma discussão atual sobre a Política Internacional e contribuir com a literatura da área, fornecendo um material que possa ser utilizado para complementar o aprendizado de estudantes de graduação e pós-graduação em áreas como Relações Internacionais, Direito Internacional e Ciência Política.

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