Arquivos - Página 6

  • Inflexões do Ensino Híbrido
    v. 1 n. 8 (2021)

    A obra INFLEXÕES DO ENSINO HÍBRIDO é o resultado da reflexão de um grupo de jovens pesquisadores sobre a transformação digital na educação. A questão do ensino híbrido transversaliza a produção dos autores e ganhou o centro do debate. É uma obra coletiva, não tem autoria, mas coautoria! Os escritos misturam-se com a história de vida dos seus autores e nos levam ao diálogo sobre os fundamentos do ensino híbrido. Podemos perceber na leitura desta obra a narrativa crítica e provocadora que vai ajuda o leitor a refletir sobre as possibilidades de relação entre o ensino, a aprendizagem e as tecnologias digitais contemporâneas. O leitor vai perceber que todos os conceitos tratados são parte da reflexão sobre o ensino híbrido. É a oportunidade para compreender a necessidade de investir em currículo flexíveis mediado por meio tecnologias digitais. Verá também que a questão do ensino híbrido nos provoca a pensar as novas formas de docências demandadas pelo contexto atual.

  • Escritos Sobre educação e Democracia
    v. 1 n. 7 (2021)

    O volume reúne dez trabalhos de Eric Weil (1904-1977) sobre a educação e democracia escritos entre as décadas de 1940 e 1970. Os textos trazem objetivos distintos e apresentam naturezas diferentes, uns escritos originalmente para publicação em revistas especializadas em educação, outros foram preparados para conferências em congressos e, finalmente, alguns redigidos em resposta a convites, como é o caso de "A democracia em um mundo de tensões", escrito especialmente para um volume produzido pela UNESCO, em 1951. Apesar dessas distinções, em todos eles, o autor destaca o valor da cultura humanística para uma sociedade centrada no desenvolvimento técnico, o importantíssimo papel das universidades na formação integral do ser humano, as condições irrenunciáveis para a defesa das democracias e o enfrentamento da violência como problema capital do nosso tempo.

  • A Transformação Digital: O futuro no presente da educação
    v. 1 n. 6 (2021)

    O livro traz uma reflexão sobre o impacto da transformação digital na sociedade, em particular na educação. Os autores tiveram a precaução em produzir uma narrativa acessível a qualquer público, sem fugir dos conceitos específicos necessários para tratar do tema. É uma obra provocadora e sem a pretensão de responder em definitivo as questões relevantes sobre a transformação digital e social que estamos vivendo. Traz o conceito de Humanismo Digital que nos ajuda a entender o processo contemporâneo de hibridação social em que as tecnologias digitais estão impactando de forma significativa ao que a sociedade atual entende por humanização. O conceito Inteligência Potencial que nos ajuda a pensar o processo de aprendizagem nos dias atuais. É um conceito que serve de base para entendermos o processo de construção do conhecimento mediado nas redes virtuais. Quanto ao impacto da transformação digital na educação, traz uma tese intrigante: o futuro impacta mais no presente que o passado, por isso precisamos aprender a processar as incertezas do futuro. O passado parece distante com muita rapidez, enquanto o futuro torna-se e comanda a sociedade.

  • Possibilidades de Aprendizagem e Mediações do Ensino com o Uso das Tecnologias Digitais: Desafios Contemporâneos Volume II
    v. 1 n. 5 (2021)

    Esta coleção está dividida em 2 volumes e é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da educação como pedagogia e licenciaturas. Ela também é destinada a todos os profissionais que estão atuando em sala de aula ou na gestão de escolas e sistemas de educação governamentais. Este volume está dividido nos seguintes capítulos: 1. A literacia digital como elemento integrador do professor no design instrucional e planejamento; 2. A literacia digital na contextualização da prática docente: curadoria de conteúdos e avaliação da aprendizagem; 3. E-learning, AVEA, redes de aprendizagem e comunidades virtuais de aprendizagem; 4. Sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativa; 5. Ludocentrismo: como e porquê utilizar na educação; 6. A robótica na perspectiva pedagógica: contribuições à prática educativa; 7. Laboratórios tradicionais, remotos e simuladores; 8. As tecnologias de realidade e suas aplicações no ensino.

  • Possibilidades de Aprendizagem e Mediações do Ensino com o Uso das Tecnologias Digitais: Desafios Contemporâneos Volume I
    v. 1 n. 4 (2021)

    Esta coleção está dividida em 2 volumes e é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da educação como pedagogia e licenciaturas. Ela também é destinada a todos os profissionais que estão atuando em sala de aula ou na gestão de escolas e sistemas de educação governamentais. Este volume está dividido nos seguintes capítulos: 1. Tecnofilia e tecnofobia: visões controversas das tecnologias na educação; 2. Tecnologia e ensino: do homo sapiens ao homo zapiens; 3. Geração zappiens: entre a grande quantidade de informação e a desinformação; 4. Teorias da aprendizagem e o uso de TICs: parte I; 5. Teorias da aprendizagem e o uso de TICs: parte II; 6. A epistemologia da complexidade, docência e discência na era da indústria 4.0; 7. Educação e tecnologias: caminhos viáveis (de condução) às aprendizagens; 8. Educação na contemporaneidade: aprendizagem, uso da tecnologia e metodologias ativas no ambiente escolar.

  • Guia de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
    v. 1 n. 3 (2021)

    Esta obra é destinada a servir como bibliografia básica em cursos de treinamento periódico obrigatório para manipuladores de alimentos. Ela apresenta todo o conteúdo necessário para esse treinamento, além de uma linguagem simples e acessível, compatível com o seu público alvo.

  • Saúde Mental: Abordagens e Estratégias para a Promoção do Cuidado
    v. 1 n. 2 (2021)

    Este é o volume 1 de uma série de livros sobre Saúde Mental. Esta obra é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da saúde em disciplinas relacionadas a Saúde Mental. Ela também é destinada a profissionais da área da saúde que atuam no SUS como importante fonte de informação para sua prática diária. O livro está dividido nos seguintes capítulos: 1. Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Rede de Atenção Psicossocial: perspectivas para o cuidado integral em Saúde Mental; 2. Acompanhamento e encaminhamento; 3. O Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica a partir do Projeto Terapêutico Singular: fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); 4. Tecendo a Raps em Municípios de pequeno porte; 5. Acolhimento; 6. Identificação de problemas e transtornos mentais na atenção básica; 7. Práticas em saúde mental.

  • Estado, Políticas Sociais e Territórios
    v. 1 n. 1 (2021)

    O livro “Estado, Política Social e Territórios – Reflexões sobre a pandemia”, expressa um amplo esforço de intelectuais e de militantes de “combater as trevas” do negacionismo genocida, das fakes News, dos ataques à ciência e aos direitos da população brasileira. A obra em seu conjunto analítico evidencia-se como numa “trincheira do pensamento crítico”, que por meio de pesquisas e ensaios buscam nos aportes das ciências sociais e humanas a compreensão dos diferentes impactos da Covid-19 na sociedade brasileira, em especial, nas regiões norte e nordeste, qual parte dos autores são docentes nas universidades públicas.

  • Intenções de Desenvolvimento em Espacialidades Desiguais
    v. 1 n. 72 (2020)

    Este é o primeiro livro da cooperação entre os Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Universidades Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Regional de Blumenau (FURB) que aprovaram Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) no âmbito do PROCAD-Amazônia 2018 da CAPES, tendo como objetivo a construção de uma parceria capaz de contribuir para o fortalecimento institucional e acadêmicos desses programas. A obra está organizada em nove capítulos que foram produzidos em três tipos de abordagens temáticas: uma de natureza teórica relacionada a compreensão do desenvolvimento regional; uma abordagem com foco em experiências vivenciadas na Amazônia e nos estados onde os programas atuam; e uma terceira centrada nas experiências com a construção de indicadores de desenvolvimento. O livro representa uma amostra da produção de conhecimento, com capacidade de utilizar ferramentas teórico metodológica do desenvolvimento regional para contribuir na correção das mazelas criadas nos chamados “processos de desenvolvimento”, dentre elas, e principalmente, a desigualdade manifestada em suas diferentes intenções e espacialidades.

  • Coletânea de inovação: Uma abordagem informativa
    v. 1 n. 71 (2020)

    Esta coletânea foi resultado da pesquisa recomendada na disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, no mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para
    Inovação PROFNIT. e, tem como objetivo demonstrar marcos conceituais, analíticos e empíricos que subsidiaram os discentes para a aplicabilidade em trabalhos científicos. Com o desenvolvimento de temas relevantes espera-se que a relação teórica e prática, possa trazer indicadores de conhecimento e inovação 
    e serem compartilhados com a sociedade. Assim, o desafio desta coletânea de artigos é tornar disponível a comunidade acadêmica e pessoas interessadas no assunto, a produção do conhecimento realizado na universidade e torna-lo disseminado. 

  • Produção de recursos didáticos na extensão: propostas de ensino de ciências usando instrumentos didáticos
    v. 1 n. 70 (2020)

    A obra Produção de Recursos Didáticos na Extensão: Propostas de Ensino de Ciências Usando Instrumentos Didáticos tem como objetivos centrais e confluentes a aproximação de alunos e professores da Educação Básica com a comunidade acadêmica, o fomento do senso de investigação científica de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e apresentação e captação de futuros acadêmicos para o curso de Biologia.

  • Manual para legislações sanitárias para produção e comércio de produtos alimentícios
    v. 1 n. 69 (2020)

    A presente obra traz um compilado de legislações para a produção de alimentos, bem como o direcionamento para normativas complementares sobre cada uma das categorias abordadas no âmbito de todos os órgãos regulamentadores que versam sobre a matéria em questão, sendo resultado e um dos materiais produzidos para o projeto “Painel Agrotec: ferramenta de suporte ao produtor e ao consumidor”.

  • Reflexões sobre acesso ingresso e permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal do Tocantins
    v. 1 n. 68 (2020)

    A obra reúne estudos sobre práticas extensionistas na Universidade Federal do Tocantins com os povos indígenas da Região Norte do estado. Os/as autores/as se atém a olhar à educação superior aos indígenas como ponto de observação e análise, mas também como uma possibilidade de autorreflexão. Os textos discutem três questões básicas: acesso, ingresso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior, com destaque ao papel enriquecedor do processo pedagógico e das práticas extensionistas, diante das possibilidades e das reais condições de produção do conhecimento.

  • Mídia, imagem e cultura
    v. 1 n. 67 (2020)

    Qual é o Tocantins que temos vivido e experimentado? O livro busca responder esta questão, que conecta os participantes do projeto de extensão Mídia, Imagem e Cultura, desenvolvido pelos grupos Coletivo 50 graus: pesquisa e prática fotográfica e CID: Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural, da Universidade Federal do Tocantins. Explora as experiências dos extensionistas com fotografia experimental, produção de audiovisual e oficinas. O projeto foi financiado pelo Edital PROEX/UFT 2019 e teve apoio do Programa de Pós-Graduação em
    Comunicação e Sociedade e dos cursos de Pedagogia e Jornalismo da UFT.

  • Roteiro Geo-turístico em Porto Nacional: Reflexões de Ensino, Pesquisa e Extensão
    v. 1 n. 66 (2020)

    Para divulgar a produção científica de colaboradores e equipe do Projeto Roteiro Geo-Turístico, organizamos
    uma obra cujos capítulos foram escritos na maioria por docentes da UFT. O Projeto é cadastrado na PROEX e
    criado no curso de Geografia, campus de Porto Nacional, e, posteriormente conta com outros cursos/áreas da
    instituição e outras entidades. A coletânea proporciona aos leitores uma visão sobre as experiências no aspecto
    da extensão, pesquisa e ensino sobre o projeto e assuntos relacionados a cidade de Porto Nacional.

  • Poéticas do Isolamento: ações artísticas em extensão
    v. 1 n. 65 (2020)

    Esta obra é composta por textos de um grupo de professores, que no ano de 2020, reinventaramse em suas ações pedagógicas, buscando por meio da extensão dar continuidade ao ensino com a comunidade acadêmica e externa. O momento de distanciamento, em função da pandemia do Coronavírus, nos levou a busca de meios que possibilitassem o desenvolvimento das ações pedagógicas a distância. Então, iniciamos o processo de ampliar o nosso repertório digital para aplicá-lo no desenvolvimento das aprendizagens propostas por meio de minicursos, seminários, palestras e performances artísticas.

  • A gestão do processo de alfabetização e letramento: uma experiência do pacto nacional pela alfabetização na idade certa no Tocantins
    v. 1 n. 64 (2020)

    A  obra resulta da formação continuada para professores ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC via Universidade Federal do Tocantins – UFT. Trata-se de uma formação com abordagem teórica metodológica do próprio PNAIC, aborda temáticas essenciais ao processo de gestão da alfabetização. Resulta de esforços de professores alfabetizadores e de formadores para sistematizar experiências vivenciadas no processo de alfabetização em diferentes municípios tocantinenses.

  • Caminhos para Universidade
    v. 1 n. 63 (2020)

    A Cartilha é produto do Projeto de extensão Caminhos para Universidade que apresenta informações acerca das formas de ingresso e permanência no ensino superior público, a estudantes da rede básica de educação do Tocantins. O objetivo será de expor aos estudantes as políticas públicas de inclusão e estímulos a prosseguir nos estudos após a conclusão do ensino médio. Justifica-se essa iniciativa após a constatação de que muitos estudantes do Ensino médio das escolas públicas, no Tocantins não visualizam possibilidades socioeconômicas de cursar um ensino superior. Isto porque boa parte destes estudantes busca inserção rápida ao mercado de trabalho, como forma de alcançar melhoria na sua renda familiar.

  • Manual de Implantação de Agrofloresta Sucessional para Agricultura Familiar no Bioma Cerrado: Experiências de Projetos de Extensão da UFT, Campus Gurupi
    v. 1 n. 62 (2020)

    O presente manual é resultado da experiência de 3 anos de Projetos de Extensão em Agroecologia, Sistemas Agroflorestais no Câmpus de Gurupi da UFT. Foram desenvolvidas ações de formação, oficinas de práticas agroecológicas, pesquisa participativa em sistemas de produção tradicional e um dos importantes resultados disso foi o estabelecimento de uma área experimental com um sistema agroflorestal sucessional recuperando
    uma área degradada. Este manual conta como fizemos e apresenta soluções práticas para a
    problemática dos sistemas de produção diversificados no Cerrado.

  • Estudos Interdisciplinares de Turismo - Anais da VI SEMATUR
    v. 1 n. 61 (2020)

    O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Tocantins, organizou nos dias 25 a 27 de agosto de 2020, a VI SEMATUR Semana Acadêmica de Turismo. Estruturado como um Evento de Extensão Universitária, teve o objetivo geral debater de forma interdisciplinar os cenários no momento de retomada do turismo e os impactos da pandemia no setor. E a presente obra deriva da programação científica que obteve submissão resumos completos, em três eixos: 1 – Ecoturismo e Turismo em áreas naturais;
    2 – Planejamento e Gestão do turismo e 3 – Turismo, cultura e patrimônio

  • Práticas Musicais da Extensão na Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias
    v. 1 n. 60 (2020)

    A edição apresenta as atividades realizadas na extensão no campus de Arraias. Ela traz o Laboratório de Práticas Coletivas, projeto integrador que abrigou as diversas Oficinas de ensino coletivo musical. O Educampinho, experiência cujo objetivo foi atender filhos de alunos e alunas do curso de Educação do Campo nos meses de janeiro e julho, quando estes alunos estão em período de internato na Universidade. E a Oficina de Construção de instrumentos étnicos e ensino das danças e do canto da Sússia, uma experiência voltada à etnomusicologia, ministrada por uma das alunas do curso.

  • Núcleos Urbanos Informais. Projeto e Participação Popular: Um manual de REURB enquanto Extensão Universitária
    v. 1 n. 59 (2020)

    O Projeto “Núcleos Urbanos Informais. Projeto e Participação Popular” foi um grande articulador de ações referentes à Regularização Fundiária enquanto extensão universitária durante os anos de 2018 a 2020. O objetivo do Projeto foi realizar a primeira experiência de Regularização Fundiária Urbana -Reurb, com base na nova Lei 13.465/17, do Estado do Tocantins tendo como legitimada uma Associação de Moradores assessorada pela Universidade. O trabalho foi exitoso em todas as etapas, sendo a comunidade contemplada com o decreto municipal de demarcação da área para Regularização.

  • Atentos/as e fortes na quarentena: tecendo resistências em defesa dos direitos humanos, das políticas sociais e das liberdades democráticas
    v. 1 n. 58 (2020)

    Apresenta-se o debate do projeto de extensão na modalidade de eventos sob o título “Atentos/as e fortes na
    quarentena: tecendo resistências em defesa dos direitos humanos, das políticas sociais e das liberdades democráticas, desenvolvido pelos Grupos de Estudos e Pesquisas GEPPSFAM – Grupo de Estudos e
    Pesquisas em Proteção Social e Famílias e o GEPOSS - Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Estado,
    Política Social e Serviço Social, ambos da Universidade Federal do Tocantins, e com o apoio do Fórum
    Tocantinense Contra a Privatização da Saúde e do Coletivo Atento/a e Forte que coletivamente prepararam
    lives com temas que versaram sobre políticas, direitos sociais e as liberdades democráticas em tempos de
    pandemia. Na compreensão de que extensão faz parte do processo de formação profissional e também uma
    forma da universidade contribuir com a formação do corpo discente, bem como desenvolver atividades para
    os profissionais que executam e planejam as políticas sociais. O projeto teve como objetivo central propiciar
    um espaço de debates e reflexões sobre temas relacionados ao Serviço Social, a política social e temas
    transversais relacionados ao impacto da pandemia da Covid-19 nas condições de vida da população,
    abordando as dimensões de classe, gênero, étnico-racial e geracional. As lives foram transcritas e os
    debatedores escreveram notas introdutórias aos temas propostos.

  • Experiências de extensão universitária no encontro da psicologia com a educação
    v. 1 n. 57 (2020)

    Este livro reúne relatos de práticas de Extensão Universitária realizadas no contexto educacional. As atividades foram empreendidas com a finalidade de aproximar universidade e instituições de Educação Básica, a partir da realização de práticas de pesquisa e de intervenção em uma proposta de aproximação entre Psicologia e Educação. Os textos relatam intervenções voltadas ao desenvolvimento humano e ao enfrentamento do sofrimento psicossocial e do adoecimento mental no âmbito das instituições e das práticas educativas.

  • Identities of tourism in the Tocantins
    v. 1 n. 56 (2020)

    Identities of Tourism in Tocantins, organized by Rosane Balsan, Núbia Nogueira do Nascimento and Mariela Cristina Ayres de Oliveira, presents research results and academic per- formances which help to illustrate and decode an important portion of Tocantins’ natural and cultural heritage. It is possible for the reader, in addition to understanding potential or current tourist processes, to also get to know landscapes, to get to know religious rites and manifesta- tions, to understand the ecological formation and to learn about the regional history of Tocantins. The work is a product of collaboration between 22 scholars and academics at various stages of their professional and life trajectories, which, in itself, would be an exemplary contri- bution of this book. These generational meetings are manifested in the form of partnerships and mutual learning between undergraduate, graduate students and the more experienced professors, with varied disciplinary origins. And it could not be otherwise, since tourism, as a complex social practice, needs to be scrutinized and thought about from various perspectives. As said by José Saramago, “to know things, you have to turn them around. Turn them all the way around”.

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