ANÁLISE HISTOLÓGICA DO EFEITO DO ÓLEO DE BURITI NO ENVENENAMENTO EXPERIMENTAL PELO VENENO DA SERPENTE Bothrops moojeni
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21132Resumo
O Brasil tem a maior incidência de acidentes ofídicos da América do Sul, sendo o Tocantins o estado de maior notificação para a região Norte do país. Os acidentes causados pelo gênero Bothrops representam cerca de 90% dos registros, os mais afetados são jovens trabalhadores das zonas rurais, do sexo masculino, com consequências socioeconômicas significativas. O veneno botrópico tem efeito proteolítico, necrótico e hemorrágico e o tratamento recomendado é a soroterapia. No entanto, problemas logísticos e a distância dos centros de saúde dificultam o tratamento imediato, agravando os danos causados pelo veneno. Pesquisas têm demonstrado o potencial do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) como alternativa natural e complementar para o tratamento de acidentes ofídicos. Em estudo experimental com camundongos foi demonstrado o potencial reparador do óleo, em alterações induzidas pelo veneno da serpente Bothrops moojeni. A investigação prosseguiu com o objetivo de avaliar o efeito protetor do óleo de buriti em nível histológico, no tecido muscular esquelético e cardíaco, utilizando protocolo que agrega a ingestão e aplicação local do óleo, nos animais envenenados. Os resultados indicaram que o tratamento com óleo de buriti protegeu as fibras musculares, reduzindo os danos causados pelo veneno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Calazans Pereira, Hemilly Cirqueira Martins, Patrícia Siqueira de Melo Rodrigues, Kellen Lagares Ferreira Silva, Carla Simone Seibert

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.