Um olhar sobre a formação do aluno com doença falciforme
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n1p86Resumo
A doença falciforme engloba um grupo de anemias hemolíticas hereditárias, de origem afrodescendente, que altera a forma dos glóbulos vermelhos do sangue, mudando sua forma elíptica para a de foice, quando em crise. As pessoas com doença falciforme podem apresentar crises frequentes o que prejudica as suas atividades sociais, incluindo às escolares. Com vistas a isso, a proposta do presente trabalho foi o de avaliar a importância da escola para o desenvolvimento intelectual e social do aluno com doença falciforme. Foi aplicado questionário semiestruturado para os alunos com doença falciforme e suas mães, professores, coordenadores e diretores de duas escolas estaduais do município de Monte do Carmo - TO. Os resultados evidenciaram as dificuldades dos alunos com a doença no ambiente escolar, a percepção das mães quanto à limitação do acompanhamento pedagógico das unidades de ensino com seus filhos e a falta de conhecimento dos profissionais da educação sobre o assunto. Portanto, o aluno com doença falciforme não consegue usufruir de um aprendizado satisfatório por não ter o acompanhamento adequado, o que evidencia a necessidade de uma formação continuada para os profissionais da educação, voltada para esta temática.
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