ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARQUES URBANOS DE SANTA MARIA, RS

O PARQUE ITAIMBÉ E O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Autores

  • Martiele Wilhelm Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0003-2557-0221
  • Amanda Eloísa Kasburger Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0009-0002-8551-9495
  • Gabriela Alexia Wilkemann de Souza Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0009-0002-8287-909X
  • Gabriela Martins Flores Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-1515-8567
  • Alice Rodrigues Lautert Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-0835-9312
  • Renata Michelon Cocco Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-IAU), Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-5422-8479
  • Pedro Villa Real Martinello Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maicon Pinto Moraes Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0003-0115-2201
  • Luis Guilherme Aita Pippi Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Raquel Weiss Departamento de Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/ UFSM) https://orcid.org/0000-0001-7169-8803

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.11

Palavras-chave:

parques urbanos, espaços livres, caracterização de parques, geoprocessamento, planejamnto urbano

Resumo

Os parques urbanos oferecem um alívio do ambiente construído, conectando as pessoas à natureza e amenizando o caos urbano. Essenciais para a sustentabilidade e qualidade de vida, proporcionam lazer, recreação e melhoram o espaço urbano. Além de reduzir o estresse e promover a contemplação, os parques contribuem para as relações sociais e a conservação ambiental. Contudo, a distribuição desses espaços frequentemente reflete desigualdades socioeconômicas e étnicas. Em Santa Maria (RS), a falta de planejamento resultou em uma distribuição desigual dos parques, concentrados no centro da cidade. Este artigo analisa os parques urbanos de Santa Maria de forma geral e descreve a infraestrutura existente, em seus dois parques mais utilizados. O estudo identificou 12 parques, realizando uma análise mais detalhada nos parques Itaimbé e no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), situados nas áreas mais densamente povoadas. Ambos foram caracterizados e comparados com base em 16 critérios de análise. Os resultados evidenciam como os parques influenciam e proporcionam à população diferentes formas de interatividades com suas estruturas físicas, mobiliários urbanos e recursos, diferentes interatividades sociais e de uso e apropriação, desempenhando um importante papel na vitalidade da cidade.

Biografia do Autor

Martiele Wilhelm, Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Amanda Eloísa Kasburger, Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Gabriela Alexia Wilkemann de Souza, Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alice Rodrigues Lautert, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Renata Michelon Cocco, Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-IAU), Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-IAU). Universidade de São Paulo (USP).

Pedro Villa Real Martinello, Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Maicon Pinto Moraes, Programa em Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luis Guilherme Aita Pippi, Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

PhD. e Professor Associado do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Raquel Weiss, Departamento de Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/ UFSM)

Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/ UFSM).

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Wilhelm, M., Kasburger, A. E., Souza, G. A. W. de, Flores, G. M., Lautert, A. R., Cocco, R. M., … Weiss, R. (2025). ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARQUES URBANOS DE SANTA MARIA, RS: O PARQUE ITAIMBÉ E O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.11

Edição

Seção

ENEPEA 2024