METODOLOGÍA LÚDICA E INTERACTIVA EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA: IMPACTO EN LA COMPRENSIÓN DE LA FIJACIÓN BIOLÓGICA DE NITRÓGENO POR ALUMNOS DE 1º DE BACHILLERATO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_7Resumen
La Fijación Biológica de Nitrógeno es fundamental para la vida y abarca conceptos complejos de biología, ecología y química, lo que requiere metodologías de enseñanza que faciliten la comprensión de los estudiantes. Este estudio se realizó con estudiantes de primer año de secundaria en la Escuela Estatal Odolfo Soares en Ponte Alta do Tocantins, Brasil, y se estructuró en tres etapas: introducción teórica, lección práctica interactiva y evaluación. En la fase práctica, se realizaron actividades dinámicas para simular la conversión del nitrógeno no asimilable (N₂) en una forma asimilable (NH₃), favoreciendo la comprensión del proceso. Se utilizaron materiales como hojas A4, crayones, bolsas plásticas, bicarbonato de sodio y colorante para representar visualmente los elementos de la reacción y demostrar una reacción química. La evaluación mediante cuestionarios indicó que la metodología interactiva y práctica fue eficaz para el aprendizaje, estimulando la curiosidad, la creatividad y el pensamiento crítico. Además, fomentó las habilidades de colaboración, el trabajo en equipo y la comunicación entre los estudiantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luíz Paulo Figueredo Benício, Giani Raquel Dos Santos Resplandes Gouvêa, Iraneide Rafaela Nicacio Sousa, Dirsomar Viana Da Silva, Jônatas Sousa Costa, Elisandra Scapin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
