A QUÍMICA DOS REPELENTES: AÇÃO DA CITRONELA NA PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_6Resumo
O estudo aborda a ecologia química, investigando as interações entre organismos e o ambiente, com ênfase em repelentes à base de citronela e seu uso no combate a arboviroses. O projeto envolve a pesquisa sobre repelentes naturais como alternativa aos produtos químicos sintéticos no controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O objetivo do estudo foi aplicar um projeto de intervenção com alunos do EJA do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday em Palmas - Tocantins, visando ampliar o conhecimento dos educandos acerca de repelentes naturais, especialmente o óleo de citronela. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos participaram de uma aula teórica seguida por um vídeo demostrando a extração do óleo essencial da citronela, posteriormente os discentes trabalharam em um jogo de palavras cruzadas elaborado pelos pesquisadores e ao final das atividades os alunos responderam um questionário de avaliação do projeto. Os resultados permitem inferir que a diversidade e a pertinência dos temas foram reconhecidas como enriquecedoras, embora alguns alunos tenham expressado dificuldades de aprendizagem, evidenciando a importância de uma abordagem pedagógica adaptativa. Quanto à aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano, os alunos reconheceram sua utilidade prática e relevância, destacando a necessidade de elementos aplicáveis em diferentes contextos. A avaliação dos alunos foi efetivada durante o processo de ensino-aprendizagem e revelou uma compreensão sólida dos conceitos apresentados e uma percepção positiva da metodologia utilizada. Em síntese, os resultados indicam o sucesso da abordagem ao estimular a participação dos alunos e promover a construção do conhecimento sobre a citronela e suas aplicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erlane Da Rocha Fernandes, José Geraldo Campos Rios Serra, Ondina Cunha Da Costa, Wherie Carvalho Da Costa, Ângela Franciely Machado , Elisandra Scapin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.