HIDRÓLISE DA CASCA DE CUPUAÇU COM SOLVENTES VERDES – UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BIOCOMPOSTOS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21078Resumo
A biomassa lignocelulósica é o principal resíduo agrícola, não aproveitado ou subutilizado do planeta, sendo classificada como um recurso de carbono neutro e apontada por muitos como a energia do futuro. Além disso, apresenta uma perspectiva atraente para a síntese de biocompostos de base biológica de alto valor agregado. Neste sentido, a casca de cupuaçu ganha destaque por sua composição química e potencial para geração de biocompostos. Este estudo tem como objetivo avaliar a utilização de Solventes Eutéticos Profundos (DES) na hidrólise da biomassa residual da casca de cupuaçu. Foram avaliados os teores de carboidratos (glicose e xilose) e compostos furânicos, 5-hidroximetilfurfural (HMF) e furfural (FF), produzidos. Foi realizada a caractrização química da casca de cupuaçu seguida da hidrólise ácida e com os DESs Cloreto de Colina e Ácido Lático (ChCl:LA) e Cloreto de Colina e Ácido Oxálico (ChCl:OA). A casca de cupuaçu apresentou teores de cellulose, hemicellulose e lignina de 39,41%, 24,68% e 32,30%, respectivamente. Estes valores qualificam a biomassa como fonte promissora para produção de biocompostos em biorrefinarias. Quanto a produção de compostos furânicos, o hidrolisado ácido apresentou concentrações de 269,62 mg/L para o HMF e de 1109,12 mg/L para o FF, valores estes superiores aos encontrados após a hidrólise com DES. A hidrolisado com o DES ChCl:OA apresentou valores significativos de HMF (202,46 mg/L), ficando próximo ao da hidrólise ácida. Conclui-se que, apesar do potencial dos DESs na conversão de biomassa lignocelulósica, otimizações adicionais são necessárias para melhorar a eficiência na produção de 5-HMF e FF, evidenciando o papel positivo dos solventes verdes para a biotecnológica e a sustentabilidade do processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Túlio Gomes de Matos Junior, Douglas Martins da Costa, Jéssyka Ribeiro Santos , Elisandra Scapin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.