CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS DA CASCA da Cariniana rubra Gardner ex Miers
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic2022_7%20Resumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma caracterização química e a avaliar a atividade antioxidante do extrato da entrecasca da Cariniana rubra Gardner ex Miers. A extração foi realizada em extrator soxhlet, com solvente hidroetanólico (70%), obtendo-se o extrato bruto (EB). Na caracterização química foi realizada a análise fitoquímica, Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (GC-MS) e Cromatografia Líquida com detector de Arranjo de Diodo (LC-PDA). Quantificou-se o teor de fenólicos, flavonoides e taninos totais, analisando também o seu potencial antioxidante pelo método DPPH. Foi detectada a presença de flavonoides, taninos, fitoesteróis / triterpenóides e saponinas. Foram encontrados ácidos fenólicos (cafeico e ferúlico), flavonoides (rutina e quercetina), esteroides (campesterol, estigmasterol e β-sitosterol) e triterpenoides (β-amirina, acetato de β-amirina, lupeol, acetato de lupeol e taraxasterol). O teor de flavonoides totais foi o que mais se destacou (58,25 ± 0,23 mg ER/g), seguido do teor de fenólicos totais (47,24 ± 0,29 mg EAG/g)) e taninos (40,32 ± 1,44mg EAG/g). A atividade antioxidante encontrada (25,43 ± 0,34 μg/ml) é equivalente à atividade antioxidante do padrão rutina (24,53 ± 0,47 μg/ml). Essa espécie indicou um potencial farmacológico, sendo assim, resultados importantes para aumentar o conhecimento a respeito da planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Angélica Melo Rodrigues, Elisandra Scapin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.