Conceitos de leitura em documentos oficiais nacionais e estaduais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p30Palabras clave:
Leitura, Conceito, Documento oficial.Resumen
O objetivo desta pesquisa é analisar os conceitos de leitura demarcados por documentos oficiais nacionais e estaduais que subsidiam a prática da leitura no contexto escolar. O estudo se pauta nos pressupostos da Linguística Aplicada sobre a leitura, sobre a concepção dialógica de linguagem e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil sob essa vertente. Primeiramente, abordam-se os pressupostos sobre leitura apresentes nos documentos nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2000); na sequência, aqueles presentes nos documentos estaduais: Referencial Curricular do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Tocantins (TOCANTINS, 2009a) e Proposta Curricular do Ensino Médio (TOCANTINS, 2009b). Os resultados da pesquisa documental apontam que, de forma geral, o conceito de leitura que constitui os documentos oficiais analisados é a perspectiva interacionista, pois a leitura é concebida como um processo que possibilita o diálogo entre autor, texto e leitor, contribuindo para formação do leitor crítico.
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