CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CHARGE NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RP2023_4

Resumo

Este artigo visa a relatar uma experiência de leitura do gênero textual charge em sala de aula, realizada como estratégia de multiletramento para o Ensino Médio. Atualmente, há vários tipos de configurações de textos que circulam na sociedade, principalmente, a partir da expansão dos ambientes de comunicação digital, os quais requerem novos letramentos por parte de leitores e produtores. Desse modo, torna-se cada vez mais evidente a importância de que as práticas escolares de letramento precisam ser repensadas continuamente com enfoque nos usos sociais da linguagem. Nesse sentido, este texto objetiva narrar e discutir, a partir de uma reflexão sobre a prática, as fases vivenciadas por nós ao longo da experiência de sala de aula mencionada, considerando: os estudos teóricos preparatórios, o planejamento e a regência de aula com aplicação de atividades direcionadas à leitura e à interpretação do gênero charge. Para isso, utilizamos o aporte teórico da Semiótica Social da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen ([1996] 2006), em interlocução com a abordagem teórica da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). A partir da proposta de leitura baseada na GDV, podemos mensurar como diferentes perspectivas de análise semiótica podem contribuir para a geração de sentido de textos imagéticos.

Palavras-chave: Gramática do Design Visual; ensino de leitura de textos multimodais; charge.

Biografia do Autor

Vilma Nunes da Silva Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFT). Docente da Licenciatura em Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLit), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) / Centro de Ciências Integradas – Araguaína. E-mail: vilmanunes@uft.edu.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3813-1797

 

 

Maria Eduarda Neves Lima, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Letras e professora da Educação Básica. Bolsista-residente CAPES do Programa de Residência Pedagógica, do Núcleo de Língua Portuguesa (Araguaína), da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: eduarda.neves@mail.uft.edu.br

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Fonseca, V. N. da S., & Lima, M. E. N. (2023). CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CHARGE NA SALA DE AULA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 3). https://doi.org/10.20873/RP2023_4