FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR ATRAVÉS DE AÇÕES EM CLUBE DE LEITURA NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • VILMA NUNES DA SILVA FONSECA SILVA-FONSECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Vilma Nunes da Silva Fonseca Universidade Federal do Tocantins
  • Antonio Martins Andrade Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8846

Resumo

Com este artigo, objetivamos discutir a importância do Clube de Leitura “Leitores sem fronteiras” como ação didático-pedagógica de fomento à leitura e à promoção do letramento literário realizada numa escola de ensino médio, situada no município de Araguaína – Tocantins. A referida instituição de ensino esteve vinculada ao Programa Residência Pedagógica (2018-2020) através do Subprojeto de Língua Portuguesa, do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Araguaína. Nesta investigação qualitativa, analisamos relatos pessoais de 3 (três) alunos e da docente coordenadora das atividades do clube mencionado. Os resultados apontaram que, após a inclusão das atividades do clube no cotidiano escolar, os discentes demonstraram maior interesse pela leitura literária, havendo facilidade na aquisição das práticas de linguagem nas aulas de Língua Portuguesa/Literatura e melhor desempenho escolar ao final do processo avaliativo. Acrescentamos ainda, o registro do afloramento de jovens escritores que passaram não somente a consumir o texto literário, mas também a produzir poesia, conto e romance.            

Palavras-chave: Leitura literária; Formação do leitor; Ensino de Língua e Literatura.

Biografia do Autor

Vilma Nunes da Silva Fonseca, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras - Licenciatura Plena Português/Inglês (1999), especialista em Literatura Luso-Brasileira (2002) e mestre em Estudos da Linguagem (2005) com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutora em Ensino de Língua e Literaturapelo pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Docente da Licenciatura em Letras/UFT, Câmpus Universitário de Araguaína - Tocantins e membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Educação e Sustentabilidade" - LES (UFT/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, formação de professores e investigações linguísticas e literárias. Atualmente, desenvolve pesquisa acerca da representação discursiva do professor da Educação Básica, utilizando a abordagem teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional.

Antonio Martins Andrade Silva , Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (Câmpus de Araguaína).

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

SILVA-FONSECA, V. N. D. S. F., Silva Fonseca, V. N. da ., & Martins Andrade Silva , A. . . (2020). FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR ATRAVÉS DE AÇÕES EM CLUBE DE LEITURA NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-2), 63–73. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8846