Português
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p1Abstract
É notável que a produção científica no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, destaca-se que o crescimento da participação acadêmica referente à proteção de Propriedade Intelectual (PI) e do licenciamento de tecnologias para o seguimento empresarial e industrial é bem mais modesto que a produção científica. Com a aprovação de Políticas públicas de ciência, tecnologia e Inovação a legislação brasileira passou a gerir a criação de ambientes propícios para ampliar a relação universidade / empresa, além de disponibilizar pesquisadores para contribuir com empreendimentos privados. Dessa forma, a gestão das políticas de PI se caracteriza como um importante instrumento de apoio ao crescimento econômico do país e se fazem necessárias para as Instituições de Ciência e Tecnologia e indústrias, visto que nesses ambientes ocorre grande parte da criação e inovação tecnológica.
References
CLARIVATE ANALYTICS. Research in Brazil: a report for Capes by Clarivate Analytics. Clarivate Analytics, 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/ diversos/17012018-CAPES-InCitesReport-Final.pdf>. Acesso em: 20/03/2019.
DE MOURA FILHO, Silvio Liberato et al. Universidade empreendedora–um método de avaliação e planejamento aplicado no Brasil. Revista Gestão & Tecnologia, v. 19, n. 1, p. 159-184, 2019.
MIRANDA, Ana Lucia Brenner Barreto et al. Inovação nas universidades: uma análise do novo marco legal. Revista Eniac Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 85-98, 2019.
PIRES, E. A.; QUINTELLA, C. M. Política de propriedade intelectual e transferência de tecnologia nas universidades: uma perspectiva do NIT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Holos (on-line), [s.l.], v. 6, p. 178-195, dez. 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/
Index.php/holos/article/view/3600/1222>. Acesso em: 21/03/2019.
SEBRAE. Empreendedorismo Nas Universidades Brasileiras. Disponível Em: http://www.sebrae.com.br/sites/portalsebrae/busca?q=%20endeavor. Acesso em 20/03/2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.