INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE: BASES PARA O FUTURO DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8781Resumo
O mercado global de alimentos prevê taxas contínuas de crescimento entre os anos de 2019 a 2024. Este crescimento se deve à demanda por personalização e inovação na variedade, conveniência e qualidade dos produtos, que pressionam a indústria de alimentos e bebidas a diferenciar seus produtos por meio de processos inovadores. Essa tendência traduz também, a necessidade de garantir a segurança alimentar e a qualidade nutricional dos produtos alimentícios. O desenvolvimento da inovação, tecnologia e sustentabilidade no setor de alimentos requer o emprego de áreas multidisciplinares não somente para desenvolver o setor industrial, mas também para o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos e médios produtores que tem como objetivo a produção de alimentos e bebidas regionais e artesanais. Com o objetivo de discutir as tendências no setor de alimentos, o tema “Inovação tecnológica e sustentabilidade: bases para o futuro da indústria de alimentos” foi abordado no evento XV Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (SEMEALI) e II Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTOCTA), realizado entre os dias 04 e 08 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Tocantins, no munícipio de Palmas. O evento organizado pelo curso de Engenharia de Alimentos e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos contou com a participação de palestrantes de renome internacional e nacional, além de profissionais atuantes nos seguimentos de regulamentação, aproveitamento e inserção de produtos regionais. Os participantes tiveram a oportunidade de debater e trocar experiências com investidores e empresários do setor e outros profissionais da área de alimentos em um ambiente onde a ciência e o setor econômico se encontraram, oportunizando a discussão de políticas que incentivam a transferência de tecnologias geradas nas instituições de pesquisa, transformando-as em produtos comerciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.