GOVERNANÇA PUBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR MEIO DO FORTALECIMENTO DO ECOSSISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_2Resumo
As discussões em torno da importância e implantação de Ecossistemas de Inovação vem ganhando espaço nas agendas acadêmicas em função da sua capilaridade e possibilidades de perpetuação. Dentro desse contexto, o objetivo desse estudo foi realizar o diagnóstico das ações inovativas, capacidades tecnológicas e visão do ecossistema de inovação local do departamento de ciência, tecnologia e inovação (SEFAZCTI). A análise dos dados revelou diferentes manifestações de inovação em entidades institucionais. Embora não haja inovações radicais, algumas demonstram inovações incrementais em produtos e processos. O ambiente propício à inovação nas instituições de ensino superior está se fortalecendo, evidenciado pela interação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Identificaram-se atividades inovadoras nos grupos de empresas, embora ainda não formem um conjunto eficaz no processo inovador. Os dados podem orientar políticas para promover P&D em produtos/processos inovadores, apontando desafios como financiamento e custos de consultoria técnica externa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Pinheiro da Silva, Kleber Abreu Sousa, Beatriz Batista Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.