ATIVIDADES PRÁTICAS DE LABORATORIO NO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA APLICADA À INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Autores

  • Claudia Cristina Auler do Amaral Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Danilo José Machado de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7460

Resumo

O desenvolvimento de atividades práticas de laboratório no ensino de Biotecnologia Aplicada à Industria de Alimentos e Bebidas torna-se necessário para promover maior aprendizagem teórico-prática por parte dos alunos. O trabalho iniciou-se através do Programa Institucional de Monitoria (PIM) na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. O objetivo foi desenvolver protocolos experimentais para a realização das aulas práticas da disciplina baseando-se em livros didáticos, periódicos e artigos científicos. As atividades englobavam a organização e viabilização das aulas, através da disponibilização dos materiais diretamente na bancada e auxílio ao docente, acompanhando os alunos durante a manipulação dos materiais e equipamentos laboratoriais. O melhor desempenho acadêmico, motivação e o envolvimento dos alunos confirmaram o potencial didático do auxílio do monitor ao docente em aulas experimentais, bem como a iniciação à docência do monitor e a forma como relaciona tópicos de engenharia de alimentos e biotecnologia.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Santos, C. C. A. do A., & de Abreu, D. J. M. (2020). ATIVIDADES PRÁTICAS DE LABORATORIO NO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA APLICADA À INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(1), 88–95. https://doi.org/10.20873/uftv7-7460

Edição

Seção

Artigos