PAIF Questionnaire (Program of Integral Attention to the Family)
a social vulnerability analysis tool
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p16Keywords:
PsicologiaAbstract
The present work proposes to explore the Program of Integral Attention to the Family (PAIF), and its vulnerability factors as requirements for enrollment in the Program, in the light of the intervention carried out during the internship period in Psychology emphasis. This paper aimed to verify if the profile of these families registered fit the vulnerability assumptions of the Unified Social Assistance System (SUAS) policy. It was also possible, through the above mentioned intervention, to create a work process management tool, proposing to help the professionals in the service to apprehend the aspects of vulnerability of the families, to give the necessary referrals and to propose the necessary strategies for the autonomy and protagonism of the Individuals. After analyzing the vulnerability factors, it can be seen that only half of the families enrolled at the time of the intervention had a profile for follow-up by the Program, and yet, the follow-up was not being carried out.
References
BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. 2013. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, p. 9-31.
BRASIL. Ministério Do Desenvolvimento Social E Combate À Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. 2013. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. 2007. Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília.
LANE, S. T. M. O que é Psicologia Social. São Paulo, Brasiliense; 1985.
MESSIAS, E. P. et. al. O papel do psicólogo nas políticas sócio-assistenciais. In: Anais II SIMPAC, 1, Viçosa, v. 2, p. 369-374, 2010.
OVIEDO, R. A. M; CZERESNIA, D. O conceito de vulnerabilidade e seu caráter biossocial. Interface: comunicação, saúde, educação, v. 19, n. 53, p. 237-249, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.