PRIMEIRO ELE, DEPOIS O RESTO: REPERCUSSÕES DA PATERNIDADE DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA SAÚDE DOS HOMENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_18634%20

Resumo

A paternidade produz mudanças e significados importantes na vida de um homem. As construções históricas e sociais forjaram modelos que dispensaram os homens de assumirem, integral ou parcialmente, as responsabilidades pelos cuidados de seus filhos. Este estudo, orientado pela abordagem qualitativa, teve o objetivo de compreender as relações entre o desempenho da paternidade e as repercussões na vida e na saúde dos homens que são pais de crianças com autismo, realçadas pelas subjetividades expressas durante o exercício dos diferentes papéis sociais, empregando Gênero como categoria central de análise, à luz das teorias pós-feministas e dos estudos sobre as masculinidades. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 32 homens, residentes em Minas Gerais, em abril e maio de 2023. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para construir duas categorias: 1) Fragilidades, subterfúgios e superações; e 2) Prioridades, renúncias e apoios. Concluiu-se que os homens significaram positivamente a paternidade e mostraram engajamento nos cuidados dos filhos, sem exceção.  Ao priorizar os filhos, eles vivenciaram efeitos em várias dimensões, quando abdicavam significativamente da própria saúde e dos cuidados de si. Eles relataram dificuldades de falar o que sentem e de procurar apoio, reiterando que os homens se mantêm filiados aos modelos de masculinidades dominantes.

Biografia do Autor

Celina Maria Modena, Instituto René Rachou

Possui Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Fiocruz-MG, Doutorado em Ciências pela UFRRJ, graduação em Psicologia pela UFMG e graduação em Medicina Veterinária pela UFRGS. É orientadora de mestrado e doutorado do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva,área Ciências Humanas e Sociais em Saúde, da Fiocruz-Minas. Atualmente é bolsista do IRR/FIOCRUZ tendo experiência na área de Saúde Coletiva, Trabalho e Educação em Saúde, Políticas Públicas, Psicologia Social e Saúde Mental. Parecerista e consultora ad hoc de periódicos científicos no âmbito da Saúde Coletiva. Orientou diversas teses e dissertações e publicou vários trabalhos científicos em revistas indexadas.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Fonsêca, M. A., Parreiras, L. de A., & Modena, C. M. (2024). PRIMEIRO ELE, DEPOIS O RESTO: REPERCUSSÕES DA PATERNIDADE DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA SAÚDE DOS HOMENS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_18634

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)