A Fenomenologia e a formação humana na perspectiva de Edmund Husserl

Autores

  • CARLOS CARDOSO SILVA Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p96

Palavras-chave:

fenomenologia, formação humana, educação

Resumo

RESUMO:

O artigo discute a Fenomenologia e a Formação Humana na perspectiva de Edmund Husserl. É uma reflexão a partir do termo fenomenologia, onde procura compreensão do sentido e do significado do fenômeno, apontando que uma das principais preocupações da fenomenologia como método é evidenciar as estruturas em que a experiência ocorre, é deixar transparecer na descrição das experiências as suas estruturas universais. Apresenta as categorias de intencionalidade e epochê visando o conhecimento, onde todo ato de conhecimento (noema) corresponde a certa modalidade de consciência (noesis). Apresenta também, a categoria do Lebenswelt (o mundo-da-vida) fundamental e significativa para Husserl em toda a sua trajetória como homem e pesquisador rigoroso, discute a crise da humanidade europeia e a formação humana, uma contribuição para a educação problematizar os atuais problemas enfrentados pela humanidade.

Biografia do Autor

CARLOS CARDOSO SILVA, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialização Latu Senso em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização Latu Senso em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991), graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: formação de professores (Didática e Estágio Supervisionado), Fundamentos da Educação. Atua do Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

2017-05-11

Como Citar

SILVA, C. C. (2017). A Fenomenologia e a formação humana na perspectiva de Edmund Husserl. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(2), 96–111. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p96

Edição

Seção

Artigos