EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL NO TOCANTINS AO NORTE DA BR- 153

Autores

  • Kellen Cristiny Araujo Menezes Universidade Federal do Tocantins - Campus de Miracema
  • Ana Cristina Serafim da Silva Universidade Federal do Tocantins - Campus de Miracema

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8759

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral investigar a violência sexual contra crianças e adolescentes em alguns municípios cortados pela Br-153 no Tocantins e identificar as características desse fenômeno. Adota-se a teoria sócio histórica para reflexão acerca da infância e adolescência, gênero, políticas públicas e violação de direitos. Com relação aos materiais e métodos, segue uma abordagem de caráter qualitativo, utilizando-se questionários de caracterização da violência sexual que foram preenchidos pelos próprios atores sociais de acordo com as informações de cada instituição. Foram enviados questionários a 14 municípios, destes, 12 atores sociais responderam. Para análise dos dados utilizou-se Análise descritiva e software Iramuteq. A partir da análise, dentre os principais resultados, no que se refere ao fenômeno da Violência Sexual e suas características, identifica-se que a idade média das vítimas varia de 10 a 14 anos e tem, em sua grande maioria, vítimas do sexo feminino, sendo a violência intrafamiliar, extrafamiliar e exploração sexual comercial os tipos mais frequentes. A respeito do suporte organizacional e encaminhamentos, as articulações da Rede são, ainda, precárias, os próprios atores sociais não têm conhecimento acerca da espécie da demanda, quais órgãos fazem parte deste trabalho e que tipo de atuação ele exige.

Palavras-chave: Infância e Adolescência; Violência Sexual; Rede de Proteção.

Biografia do Autor

Kellen Cristiny Araujo Menezes, Universidade Federal do Tocantins - Campus de Miracema

1Graduanda no Nono Período do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Câmpus Universitário de Miracema do Tocantins. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Infância e Adolescência- GEPIA. Bolsista PIBIC-CNPQ de agosto de 2016 até julho de 2020.

Ana Cristina Serafim da Silva, Universidade Federal do Tocantins - Campus de Miracema

2Professora Doutora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Câmpus Universitário de Miracema do Tocantins. Coordenadora, orientadora e membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Infância e Adolescência- GEPIA.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Araujo Menezes, K. C., & Serafim da Silva, A. C. (2020). EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL NO TOCANTINS AO NORTE DA BR- 153. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 171–182. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8759