TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS:

PRAZER E DOR NO COTIDIANO DA ESCOLA

Autores

  • Carlos Cardoso Silva Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Maria de Lourdes Alves, Br Universidade Estadual de Goiàs

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p52

Palavras-chave:

Trabalho docente. Políticas neoliberais. Adoecimento

Resumo

O objetivo deste texto é suscitar reflexões e análises que podem ser estabelecidas, entre educação e trabalho frente ao modelo neoliberal, desvelando o cotidiano da escola, por meio de pesquisas bibliográficas que discutem essa temática. Os trabalhos pesquisados apontam para: controle, regulação, proletarização docente, desvalorização do trabalho do professor, elementos que não raro têm como consequência o adoecimento docente. Mas a pesquisa bibliográfica, revela um movimento de resistência de professores que não aceitam a mera condição de executores e resistem de modo silencioso a este padrão que pretende moldar o humano. Trata-se de uma revisão bibliográfica, acerca do tema em análise.

Palavras-chave: Trabalho docente.  Políticas neoliberais. Adoecimento.

Biografia do Autor

Carlos Cardoso Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialização Latu Senso em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização Latu Senso em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991), graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: formação de professores (Didática e Estágio Supervisionado), Fundamentos da Educação. Atua do Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG

Maria de Lourdes Alves, Br, Universidade Estadual de Goiàs

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1996) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e coordenadora do curso de História nesta instiução e professora titular do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e sociologia, educação, políticas educacionais, movimentos sociais. Cursando doutorado em Educação Universidade Federal de Goiás. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Silva, C. C., & Alves, M. de L. (2017). TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS:: PRAZER E DOR NO COTIDIANO DA ESCOLA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(3), 52–59. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p52

Edição

Seção

Artigos