Violência contra velhos e apoio psicológico: reflexões acerca das ações políticas e sociais

Autores

  • Cleciara Souza Duarte Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Osório Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Cleiciara Souza Duarte Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p43

Palavras-chave:

Velhice, Violência, Apoio psicológico.

Resumo

Perante as mudanças do olhar da sociedade para com a velhice e com isso o crescimento dos atos de violência contra velhos, o objetivo deste artigo foi de identificar e descrever o apoio psicológico recebido pelo velho vítima de violência. Tomou a forma de Estudo de Caso e o tipo de pesquisa bibliográfica, por meio da análise de artigos publicados e livros. Foi realizada busca eletrônica em sites da Biblioteca Virtual de Saúde. A amostra foi composta por artigos em português na íntegra, resumos de livros e tratados publicados no período entre 1998 e 2010. Observou-se que a forma como é disseminada a imagem do velho na sociedade intensifica o preconceito e, consequentemente, a violência. De acordo com o estudo realizado concluiu-se que é necessário a implementação de políticas públicas não só para promoção da saúde mental dessa população que sofre com a violência, como também para a promoção da prevenção da agressão.

Palavras- chave: Velhice, Violência, Apoio psicológico.

ABSTRACT

Look forward to the changing of society towards senescence and with it the growth of violence against elderly, the purpose of this article is to identify and describe the psychological support received by the elderly, victim of violence. This is a bibliographic review, through the analysis of published articles and books. Electronic search was conducted on the Virtual Health Library sites's. Sample consisted of articles in Portuguese in full, summaries of books and treatises published between 1998 and 2010. Observed that the form is disseminated in the image of the elderly company optimizes the bias and consequently the violence. According to the study it was concluded that the implementation of public policies to promote the mental health of the elderly who suffer from violence, but also for the promotion of violence prevention isn’t only necessary.

Keywords: Senescence, violence, psychological support.

Biografia do Autor

Cleciara Souza Duarte, Universidade Federal do Tocantins

Psicóloga, gerontóloga, especialista em Psicologia Jurídica; Residente em Saúde da Família e Comunidade.

Neila Osório, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS, foi premiada em 1999 como Pioneira em Educação de Velhos no Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2004 ingressa como professora pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins no Colegiado de Pedagogia. Docente do Mestrado em Educação da UFA na linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas, trabalhando especialmente com Práticas da Intergeracionalidade. Autora do Programa Universidade da Maturidade - UMA, que é referência em Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2012. Recebeu título de Atitude Cidadã em 2009. Em 2010 recebeu título de Cidadã Arraiana/TO, em 2013 cidadã Tocantinense e 2012 cidadã Palmense e em 2015 cidadã Araguainense pelos relevantes serviços prestados aos adultos e velhos em 2013 recebe pela segunda vez o prêmio de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Possui livros sobre Educação de velhos na Universidade, Relações Intergeracionais e Instituições de Longa Permanência. É membro do SENECTUS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano na Amazônia, vinculado ao PPGSS - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA. Membro do Projeto de Pesquisa "A Influência do Exercício de Força Excêntrico e de parâmetros genéticos sobre aspectos clínicos, respostas hemodinâmicas e de qualidade de vida em idosos remanescentes quilombolas, vinculado a UnB - Ceilândia. Coordena a Pós- Graduação em Gerontologia e é autora desse Programa que capacita profissionais para atuarem com a população que mais cresce mundialmente: os velhos.Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais.

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Possui Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especiaização em Gerontologia- UFT-TO, graduação em Educação Física. È professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade-UMA" na Universidade Federal do Tocantins. È professor do Mestrado em Educação e da Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins. Membro dos grupos de pesquisa: Determinantes do Envelhecimento Humano e Progero. Autor de artigos científicos e livros na aréa da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avalição funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia.

Cleiciara Souza Duarte, Universidade Federal do Tocantins

Psicóloga, gerontóloga, especialista em Psicologia Jurídica; Residente em Saúde da Família e Comunidade.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS, foi premiada em 1999 como Pioneira em Educação de Velhos no Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2004 ingressa como professora pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins no Colegiado de Pedagogia. Docente do Mestrado em Educação da UFA na linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas, trabalhando especialmente com Práticas da Intergeracionalidade. Autora do Programa Universidade da Maturidade - UMA, que é referência em Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2012. Recebeu título de Atitude Cidadã em 2009. Em 2010 recebeu título de Cidadã Arraiana/TO, em 2013 cidadã Tocantinense e 2012 cidadã Palmense e em 2015 cidadã Araguainense pelos relevantes serviços prestados aos adultos e velhos em 2013 recebe pela segunda vez o prêmio de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Possui livros sobre Educação de velhos na Universidade, Relações Intergeracionais e Instituições de Longa Permanência. É membro do SENECTUS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano na Amazônia, vinculado ao PPGSS - Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da UFPA. Membro do Projeto de Pesquisa "A Influência do Exercício de Força Excêntrico e de parâmetros genéticos sobre aspectos clínicos, respostas hemodinâmicas e de qualidade de vida em idosos remanescentes quilombolas, vinculado a UnB - Ceilândia. Coordena a Pós- Graduação em Gerontologia e é autora desse Programa que capacita profissionais para atuarem com a população que mais cresce mundialmente: os velhos.Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais.

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Possui Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia- UCB-DF, Especiaização em Gerontologia- UFT-TO, graduação em Educação Física. È professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade-UMA" na Universidade Federal do Tocantins. È professor do Mestrado em Educação e da Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins. Membro dos grupos de pesquisa: Determinantes do Envelhecimento Humano e Progero. Autor de artigos científicos e livros na aréa da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avalição funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Duarte, C. S., Osório, N., Neto, L. S. S., Duarte, C. S., Osório, N. B., & Neto, L. S. S. (2015). Violência contra velhos e apoio psicológico: reflexões acerca das ações políticas e sociais. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 43–56. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p43

Edição

Seção

Artigos