CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSTOS BIOATIVOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE POLPA DE GUAPEVA (Pouteria cf. Guardneriana Radlk)
CORRELAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS DA GUAPEVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8473Resumo
A guapeva (Pouteria cf. Guardneriana Radlk) é um fruto oriundo do cerrado, pouco conhecido, mas que possui alto potencial fenolico, como carotenoides, vitamina C e comprovada atividade antioxidante, que pode contribuir no combate a doenças crônico-degenerativas, tais como câncer e diabetes. Os compostos fenolicos agem de forma antioxidante combatendo os radicais livres reagindo com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis. Assim o objetivo desta pesquisa foi verificar as correlações entre os compostos bioativos da polpa de guapeva e os compostos antioxidantes utilizando a Correlação de Pears. Verificou-se que o conteúdo fenólico presente na polpa da guapeva apresentou forte correlação com vitamina C (R=0,99) e carotenóide (R=0,88), demosntrando que esses constituintes contribuem de forma expressiva no potencial fenólico do fruto, e os carotenóides totais correlacionou-se fortemente com as antocianinas e o flavonoide (R=0,97 e R=0,91). Para os resultados entre conteúdo fenólico e o método de FRAP demonstrou correlação considerada moderada (R=0,59) atestando um vínculo estreito entre os compostos fenólicos e FRAP, indicando que a capacidade antioxidante da guapeva tem associação com os seus constituintes fenólicos. Ainda assim o fruto é considerado como um alimento que possui um alto potencial antioxidante natural podendo ser incorporado na dieta humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.