DIRETRIZES PARA SUSTENTABILIDADE URBANA A PARTIR DA ANÁLISE DA PAISAGEM EM OCUPAÇÕES EM MANGUEZAIS

CASO DA FAVELA DE PALAFITAS SANTISTA - DIQUE DA VILA GILDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.12

Palavras-chave:

cidade sustentável, favelas de palafitas, planejamento sustentável

Resumo

Desde o final do século XIX, o crescimento populacional e a expansão urbana em Santos transformaram a zona costeira em uma região moderna, turística e próspera. Em contraste, regiões ambientalmente sensíveis na área noroeste do território, como manguezais e zonas de preservação, foram ocupadas por assentamentos precários devido à demanda desigual e insustentável por espaço habitável e infraestrutura. A falta de soluções adequadas, tanto pelo mercado quanto por programas públicos, restringiu o acesso das pessoas aos seus direitos básicos e a uma cidade mais equitativa. Este artigo propõe uma nova abordagem para o planejamento urbano na comunidade Dique da Vila Gilda, uma das maiores favelas de palafitas da América Latina. Baseado no desenvolvimento sustentável e diretrizes urbanas paisagísticas, o estudo utiliza métodos qualitativos como observação direta, visitas de campo e entrevistas para formular diretrizes focadas na inclusão social, requalificação ambiental e geração de novas oportunidades econômicas. As propostas incluem urbanização sustentável, habitações dignas, redução de riscos de desastres e implantação de infraestrutura verde conectada a uma rede de mobilidade eficiente. Essas medidas visam garantir o acesso universal a uma cidade segura, inclusiva, acessível e resiliente, proporcionando qualidade de vida e promovendo transformações sustentáveis em Santos e em comunidades semelhantes.

Biografia do Autor

Maiara Enes Appugliese, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bacharelado Arquitetura E Urbanismo

Silvana Aparecida Alves , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1991), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, assistência técnica, habitação social, percepção ambiental e autoconstrução. 

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Enes Appugliese, M., & Aparecida Alves , S. (2025). DIRETRIZES PARA SUSTENTABILIDADE URBANA A PARTIR DA ANÁLISE DA PAISAGEM EM OCUPAÇÕES EM MANGUEZAIS: CASO DA FAVELA DE PALAFITAS SANTISTA - DIQUE DA VILA GILDA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.12

Edição

Seção

ENEPEA 2024

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.