ANÁLISE SISTÊMICA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTRA O DESMATAMENTO NO HAITI

Autores

  • JHON-KELLY MONACÉ Universidade Federal do Tocantins
  • WALDECY RODRIGUES Universidade Federal do Tocantins
  • MÔNICA APARECIDA ROCHA SILVA Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8772

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um diagnóstico parcial das políticas públicas haitianas contra o desmatamento. À luz da análise sistêmica, este artigo argumenta que a ausência de políticas públicas relacionadas ao setor energético e a falta de políticas públicas ambientais eficientes criam condições nas quais a população é forçada por livre e espontânea vontade, usar os recursos florestais para satisfazer suas necessidades energéticas.

Biografia do Autor

JHON-KELLY MONACÉ, Universidade Federal do Tocantins

É sociólogo haitiano formado pela Faculté des Sciences Humaines da Université d'État d'Haïti. Possui mestrado em Ciências Humanas e Sociais (História) pela École Normale Supérieure da Université d'État d'Haïti. Atualmente, é Doutorando em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins - Planejamento Urbano e Regional/Demografia, com linha de pesquisa: Economia, Planejamento e Desenvolvimento Regional. É Bolsista do Programa de Alianças para Educação e a Capacitação da Organização dos Estados Americanos e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras– PAEC OEA/GCUB e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

WALDECY RODRIGUES, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Estudos Comparados de Desenvolvimento (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Atualmente é Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016) e Conselheiro Deliberativo do Sebrae Tocantins (2014-2017). Atualmente, é Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil (desde 2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Interfaces entre Economia e Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Urbano e Design e Avaliação de Políticas Públicas.

MÔNICA APARECIDA ROCHA SILVA, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP (1999) e Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1996). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

MONACÉ, J.-K., RODRIGUES, W., & ROCHA SILVA, M. A. (2020). ANÁLISE SISTÊMICA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTRA O DESMATAMENTO NO HAITI . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-4), 111–125. https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8772