UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ECOLOGIA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_1Resumo
O presente artigo investiga a aplicação de metodologias ativas por meio do uso de jogos didáticos e aplicativos no ensino da ecologia química para alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública no município de Dianópolis, Tocantins. A importância histórica do uso de tecnologias na educação global e o seu impacto no perfil docente na área de exatas, bem como a situação crítica de déficit de profissionais no norte do Brasil, são os motivadores da aplicação de metodologias ativas no projeto de intervenção. Como eixo central, a temática da ecologia química e os semioquímicos dentro da prática pedagógica, confere um caráter interdisciplinar ao estágio supervisionado. A metodologia abrange o uso de jogos como o dominó, além do aplicativo como o Kahoot, promovendo um aprendizado dinâmico e engajador. De acordo com o resultado obtidos, pode-se concluir que utilizar as novas metodologias através de jogos digitais, que são instrumentos didáticos, podem otimizar o ensino de química podendo ser um facilitador no processo de ensino aprendizagem tornando-se muito mais significativa e ainda dinamizar o ensino.
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