UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ECOLOGIA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_1

Resumo

O presente artigo investiga a aplicação de metodologias ativas por meio do uso de jogos didáticos e aplicativos no ensino da ecologia química para alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública no município de Dianópolis, Tocantins. A importância histórica do uso de tecnologias na educação global e o seu impacto no perfil docente na área de exatas, bem como a situação crítica de déficit de profissionais no norte do Brasil, são os motivadores da aplicação de metodologias ativas no projeto de intervenção. Como eixo central, a temática da ecologia química e os semioquímicos dentro da prática pedagógica, confere um caráter interdisciplinar ao estágio supervisionado. A metodologia abrange o uso de jogos como o dominó, além do aplicativo como o Kahoot, promovendo um aprendizado dinâmico e engajador. De acordo com o resultado obtidos, pode-se concluir que utilizar as novas metodologias através de jogos digitais, que são instrumentos didáticos, podem otimizar o ensino de química podendo ser um facilitador no processo de ensino aprendizagem tornando-se muito mais significativa e ainda dinamizar o ensino.

Biografia do Autor

Deusivan Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciado em Química.

Eliandra Melo Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciada em Química.

Jackeline Suriano Silva Cardoso, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciada em Química.

Nara Gonçalves Teixeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciada em Química

Adriano Fraga Vital, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mestre em Gestão de Políticas Públicas

Juliana Barilli, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Professora do Curso de Licenciatura em Química EaD

Damiana Beatriz da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Química na Universidade Federal do Tocantins campus Palmas (UFT)

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Barbosa de Carvalho, D., Melo Gomes, E., Suriano Silva Cardoso, J., Gonçalves Teixeira, N., Fraga Vital, A., Barilli, J., … Beatriz da Silva, D. (2024). UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ECOLOGIA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(9). https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_1

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)