ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE LACTOBACILLUS SP. E SACCHAROMYCES SP. DA FERMENTAÇÃO ESPONTÂNEA DO FRUTO AMAZÔNICO (PUPUNHA) COM POTENCIAL PROBIÓTICO E BIOTECNOLÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12530Resumo
A Amazônia detém enormes reservas nativas, ricas em frutas que apresentam grande importância social e econômica, dentre as quais destaca-se a Pupunha (Bactris gasipaes). Por meio da biotecnologia pode-se fazer uso de microrganismos com potencial probiótico associados a esses frutos regionais e disponíveis nessa região. Assim, o trabalho teve como objetivo isolar linhagens microbianas (Lactobacillus sp. e Saccharomyces sp.) com potencial probiótico e biotecnológico, obtidas da fermentação espontânea do fruto Pupunha. Os frutos, obtidos em feiras livres de Manaus, foram submetidos a fermentação espontânea durante 15 dias. Após este período isolou-se 185 microrganismos que foram caracterizados quanto a sua morfologia, teste de catalase, coloração de gram, e alguns testes de potencial probiótico como o antagonismo frente a enteropatógenos e teste de temperatura. Os isolados foram agrupados em 4 morfotipos diferentes apresentando coloração de gram +, catalase – e micromorfologia de cocobacilos sendo sugestivos de Lactobacillus sp.. Todos apresentaram resistência a altas temperaturas e os morfotipos I e II apresentaram maior potencial antagonista frente as cepas patogênicas. Durante todo o processo de fermentação espontânea da Pupunha não foram observados isolados das leveduras do gênero Saccharomyces sp..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.