A AGENDA 2030 NAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/AGE2030Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030, Extensão Universitária, Universidade, Desenvolvimento sustentávelResumo
O objetivo deste artigo é analisar a relação existente entre as ações extensionistas de uma unidade acadêmica universitária com os ODS. O estudo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a classificação do banco de dados, aplicou-se o método de análise de conteúdo. Foi verificado se cada ação de extensão tinha ou não relação com os ODS, e caso tivesse, qual dos 17 ODS poderia ser associado a essa ação. De 175 ações analisadas, 121 (69,14%) possuíam alguma relação com os ODS, contemplando treze de seus dezessete objetivos, com grande destaque para o ODS 4 e o 15. Ficaram de fora apenas o ODS 1,7, 9 e14. Foi possível verificar que, mesmo de forma implícita, a maioria das ações de extensão analisadas se relacionam com algum dos ODS. Além disso, constatamos que uma única unidade acadêmica pode abarcar uma grande diversidade de ODS com suas ações de extensão, proporcionando às universidades um grande poder de contribuição com a Agenda 2030 e, consequentemente, com a promoção do desenvolvimento sustentável.
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