O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGENDA 2030: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA LEGAL, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/v6/A

Palavras-chave:

Arranjos organizacionais. Desenvolvimento sustentável. Extensão universitária. Intersetorialidade.

Resumo

Este artigo analisou o papel das universidades na institucionalização da Agenda 2030 com vistas à implementação dos ODS, especialmente nos Estados da Amazônia Legal, Brasil. A metodologia apoiou-se no método hipotético-dedutivo, na análise documental (Planejamentos Estratégicos, Planos de Desenvolvimento Institucional e notícias) e na revisão bibliométrica de artigos internacionais sobre o tema, a partir da triagem de 45 artigos da base de dados Web of Science, com recorte temporal de 2016 até agosto de 2021, através dos descritores “University” AND “2030 Agenda” AND (“Sustainable Development Goals” OR “SDGs”). Os resultados evidenciaram que as universidades da Amazônia Legal-Brasil precisam avançar no fomento da implementação dos ODS. A conclusão apontou que as universidades desempenham papel importante no ensino, na pesquisa e na extensão, constituindo espaço viável à construção dialógica a consubstanciar a implementação dos ODS, o que pode contribuir para evitar maiores retrocessos da sustentabilidade em tempos de COVID-19.

Biografia do Autor

Maria da Vitoria Costa e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT) Lattes: http://lattes.cnpq.br/10364483133337673351https://orcid.org/0000-0002-1753-3351. E-mail: costavitoria@uft.edu.br e/ou mavitcs@gmail.com

Italo Schelive Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT), Lattes: http://lattes.cnpq.br/2679493489646247, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7858-4531. E-mail: italo.schelive@uft.edu.br

Lucas Braga da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

LUCAS BRAGA DA SILVA

Doutorando em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (2021). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5195022725104544, ORCID: https://orcid.org/000-0001-6034-4057. E-mail: lucaslogistica19@gmail.com

 

Nilton Marques de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

NILTON MARQUES DE OLIVEIRA

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Economista pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9714154982299224. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6485-314X. E-mail: niltonmarques@mail.uft.edu.br

 

Lia de Azevedo Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

LIA DE AZEVEDO ALMEIDA

Doutora em Administração. Professora Adjunta II, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando como docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional, e no curso de graduação em Administração. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7835915125417077. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6586-4067. E-mail: lia_aalmeida@hotmail.com

João Aparecido Bazzoli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

JOÃO APARECIDO BAZZOLI

Professor associado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Direito. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT). Mestre pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4167300930863457. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7123-2023. E-mail: jbazzoli@mail.uft.edu.br

Referências

ANDERSON, K. et al. Earth observation in service of the 2030 Agenda for Sustainable Development. Geo-Spatial Information Science, 2-4 PARK SQUARE, MILTON PARK, ABINGDON OR14 4RN, OXON, ENGLAND, v. 20, n. 2, p. 77-96, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10095020.2017.1333230. Acesso em: 15 ago. 2021.

ARAÚJO, L. N.; VILLAROUCO, V.; ALBUQUERQUE, S. R. Análise Ergonômica do Processo de Produção Artesanal: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 9071-9089, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-279. Acesso em: 29 jul. 2021.

BAILEY, D. et al. Regions in a time of pandemic. Regional Studies, v. 54, n. 9, p. 1163-1174, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00343404.2020.1798611. Acesso em: 16 ago. 2021.

BASTIDA, M. et al. Fostering the Sustainable Development Goals from an Ecosystem Conducive to the SE: The Galician’s Case. Sustainability, n. 12, p. 500, 2020. https://doi.org/10.3390/su12020500. Acesso em: 20 ago. 2021.

CAPPELLETTI, G. M. et al. Sustainable Mobility in Universities: The Case of the University of Foggia (Italy). Environments, n.8, p.57, 2021. Disponível em:

https://doi.org/10.3390/environments8060057. Acesso em: 25 ago. 2021.

EL-JARDALI, F., ATAYA, N.; FADLALLAH, R. Changing roles of universities in the era of SDGs: rising up to the global challenge through institutionalising partnerships with governments and communities. Health Res Policy Systems, n.16, p.38, 2018. https://doi.org/10.1186/s12961-018-0318-9. Acesso em: 25 ago. 2021.

GARLET, V. et al. Abordagem da sustentabilidade nos Planos de Desenvolvimento Institucional das Universidades Federais Brasileiras. Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 10, p. 20-40, 2021. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i1.1335. Acesso em: 17 out. 2021.

GÁLVEZ-SÁNCHEZ, F. J. et al. Research Advances on Financial Inclusion: A Bibliometric Analysis. Sustainability, n. 13, p.3156, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13063156. Acesso em: 23 ago. 2021.

KANG, L.; XU, L. Creating Sustainable Universities: Organizational

Pathways of Transformation. European Journal of Sustainable Development, v.7, n.4, p.339, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14207/ejsd.2018.v7n4p339. Acesso em: 25 ago. 2021.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p.134-140, maio/ago.1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0100-19651998000200005. Acesso em: 16 ago. 2021.

MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos, 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MOMESSO, A. C.; NORONHA, D. P. Bibliométrie ou Bibliometrics: O que há por trás de um termo? Perspectivas em Ciencia da Informacao, v. 22, n. 2, p. 118-124, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2831. Acesso em: 16 ago. 2021.

NAÇÕES UNIDAS/BRASIL. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. [S.l.], 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o- desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 22 jul. 2021.

NAÇÕES UNIDAS/BRASIL. Relatório da ONU sobre progresso dos ODS aponta que a COVID-19 está comprometendo avanços no campo social. 2020. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2020/relatorio- da-onuaponta-que-a-covid-19-esta--retardando--decadas.html. Acesso em: 13 jul. 2021.

NAÇÕES UNIDAS/BRASIL. ONU: próximos 18 meses são cruciais nos esforços globais para reverter os impactos da pandemia | As Nações Unidas no Brasil. [S.l.], 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/134651-onu-proximos-18-meses-sao- cruciais-nos-esforcos-globais-para-reverter-os-impactos-da. Acesso em: 22 jul. 2021.

NAÇÕES UNIDAS/BRASIL/IPCC, 2021. Climate Change 2021: The Physical

Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Masson-Delmotte, V. P. et al. (ed.)]. Cambridge University Press. In Press. Acesso em: 25 ago. 2021.

NILSSON, M. et al. Mapping interactions between the sustainable development goals: lessons learned and ways forward. Sustainability Science, Shiroyama trust tower 5F, 4-3-1 Toranomon, Minato-Ku, Tokyo, 105-6005, Japan, v. 13, n. 6, p. 1489-1503, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11625-018-0604-z. Acesso em: 20 out. 2021.

NILSSON, M.; WEITZ, N. Governing trade-offs and building coherence in policy- making for the 2030 Agenda. Politics and Governance, Rua Fialho Almeida 14, 2 ESQ, Lisbon, 1070-129, Portugal, v. 7, n. 4, p. 254-263, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17645/pag.v7i4.2229. Acesso em: 20 out. 2021.

OLIVEIRA, D. R. S. et al. O método hipotético dedutivo no ensino fundamental: uma proposta prática para o ensino de ciências naturais no tema transpiração das plantas. Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), v. 6, n. 3, Edição Especial, SIMPÓSIO LASERA MANAUS 2018, dez. 2018, ISSN: 2318-6674. Disponível em: DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p37-50.i7712 Acesso em: 17 out. 2021.

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015a. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x. Acesso em: 16 ago. 2021.

PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ, v. 372, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.n71. Acesso em: 15 ago. 2021.

PERALES JARILLO, M. et al. Challenges of Online Higher Education in the Face of the Sustainability Objectives of the United Nations: Carbon Footprint, Accessibility and Social Inclusion. Sustainability, n.11, p.5580, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11205580. Acesso em: 27 ago. 2021.

PEÑA MIGUEL, N.; CORRAL LAGE, J.; MATA GALINDEZ, A. Assessment of the Development of Professional Skills in University Students: Sustainability and Serious Games. Sustainability, n.12, p.1014, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12031014. Acesso em: 27 ago. 2021.

RUIZ-GARZÓN, F.; OLMOS-GÓMEZ, M. del C.; ESTRADA-VIDAL, L. I. Perceptions of Teachers in Training on Water Issues and Their Relationship to the SDGs. Sustainability, n.13, p.5043, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13095043. Acesso em: 23 ago. 2021.

SMANIOTTO, C. et al. Sustainable Development Goals and 2030 Agenda: Awareness, Knowledge and Attitudes in Nine Italian Universities, 2019. Int. J. Environ. Res. Public Health, n.17, p.8968, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17238968. Acesso em: 23 ago. 2021.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 369-379, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0100-19652002000200016. Acesso em: 28 ago. 2021.

VÁZQUEZ-VERDERA, V. et al. The Future We Want: A Learning Experience to Promote SDGs in Higher Education from the United Nations and University of Valencia. Sustainability, n. 13, p.8550, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13158550. Acesso em: 25 ago. 2021.

WEITZ, N. et al. Towards systemic and contextual priority setting for implementing the 2030 agenda. Sustainability Science, Shiroyama trust tower 5F, 4-3-1 Toranomon, Minato-Ku, Tokyo, 105-6005, Japan, v. 13, n. 2, p. 531-548, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11625-017-0470-0. Acesso em: 16 a

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Costa e Silva, M. da V., Schelive Correia, I., Braga da Silva, L., Marques de Oliveira, N., de Azevedo Almeida, L., & Aparecido Bazzoli, J. (2024). O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGENDA 2030: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA LEGAL, BRASIL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(2), 44–77. https://doi.org/10.20873/v6/A

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)