EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS ODS NO PROJETO DE EXTENSÃO ECOBAIRRO
DOI:
https://doi.org/10.20873/v6/EPalavras-chave:
Universidade-Escola-Comunidade, ODS, Mudanças Climáticas Globais, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Mudanças ClimáticasResumo
A crise climática global tornou-se uma emergência que precisa ser combatida. Na Amazônia, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pode contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo deste artigo foi apresentar a importância da EDS como ferramenta de interlocução Universidade-Escola-Comunidade voltada ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal. Partimos de uma abordagem qualitativa descritiva, com caráter de Estudo de Caso. O estudo ocorreu pelo período de um ano no projeto de extensão universitária Ecobairro. A EDS inserida como abordagem pedagógica no Projeto Ecobairro contemplou oito ODS e 12 metas da Agenda 2030, valorizou os saberes da população amazônida atendida pelo projeto, considerando as suas necessidades e, posteriormente, elaborando ações que produzissem novos conhecimentos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes e, ao mesmo tempo, somando esforços na corrida para a desaceleração do superaquecimento do Planeta.
Referências
ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
ARAÚJO, D. A.; OLIVEIRA, N. Injustiça ambiental: o avanço da exploração ilegal de madeira nas terras indígenas Karipuna (RO). Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza-CE. Edição 218. v.10. ano 2022.
ARTAXO, P. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, 2020.
AZEVEDO, L. S. Análise da dinâmica do perfil da população em situação de extrema pobreza no Brasil entre 2012 e 2019. 39f. 2021. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso II) - Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas, Curso de Ciências Econômicas, Palmas, TO. 2021.
BANDEIRA-JUNIOR, C. M.; CARVALHO, L. G. Transformations in artisanal and small-scale gold mining work and production structures in the Tapajós region of Brazil's amazon. Resources Policy, v. 83, june, 2023.
BLANK, D. M. P. O contexto das mudanças climáticas e as suas vítimas. Mercator, v. 14, n. 2, p. 157-172, mai./ago. Fortaleza, 2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Informativa do IDEB 2021. 2021. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2021/nota_informativa_ideb_2021.pdf>. Acesso em: 19 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. 2007. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em: 21 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 27 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa>. Acesso em: 19 out. 2021.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei nº 12.305/2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm >. Acesso em: 05 mai. 2023.
BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. MONTEIRO, Maria Elke Figueiredo. A educação integral nos programas de pós-graduação em educação na região norte: uma reflexão possível. In: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; JEFFREY, Débora Cristina; MACIEL, Antônio Carlos. (Orgs.). A educação integral como objeto de estudo: mais que um tempo... além dos espaços. e-Book, UFOPA, Santarém, Pará, 2019.
BRAULE, Gilvânia Plácido; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Universidade e sustentabilidade: um estado do conhecimento. In: BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo; PACÍFICO, Juracy Machado. Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento. 1. ed. Santarém, PA: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021.
CDSS, Comissão dos Determinantes Sociais da Saúde. Redução das desigualdades no período de uma geração: Igualdade na saúde através da ação sobre os seus determinantes sociais. Relatório Final da Comissão para os Determinantes Sociais da Saúde. Portugal, Organização Mundial da Saúde, 2010.
COMISSÃO Pró-Índio de São Paulo. Áreas Protegidas. 2022. Disponível em: <https://cpisp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/CicloFormacaoUCs.pdf>. Acesso em: 03 mar 2023.
CRUTZEN, P. J.; STOERMER, E. F. O Antropoceno. Boletim do IGBP, 41, 17–18. 2000.
DELAZERI, L. M. Determinantes do Desmatamento nos Municípios do Arco Verde – Amazônia Legal: uma abordagem econométrica. Economia-Ensaios, Uberlândia, v. 30, n. 2 , p.: 11-34, Jan./Jun. 2016.
DIEGUES, Antônio Carlos. Sociedades e comunidades sustentáveis. Centro Científico do NUPAUB. Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. 2003. Disponível em: <https://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/color/comsust.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2023.
DRUMMOND, J. A. Recursos naturais, meio ambiente e desenvolvimento na Amazônia brasileira: um debate multidimensional. Ensaio Bibliográfico - História, Ciências e Saúde - Manguinhos 6 (suppl), set. 2000.
ECOBAIRRO. Universidade Federal do Oeste do Pará, campus universitário de Oriximiná. Cartilha Informativa do Projeto Ecobairro: interações ecológicas para a sustentabilidade. Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão - PROCCE. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. 2022. Acervo próprio.
ECOBAIRRO. Universidade Federal do Oeste do Pará, campus universitário de Oriximiná. Projeto Ecobairro: Interações Ecológicas para a Sustentabilidade. 2022. Acervo próprio.
FELIPE, S.; SILVA, B.; GOMES, A. Perspectivas sobre a participação da criança no ambiente educativo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 8, n. 1, p. 57-75, 2021.
FIGUEIREDO, R. A. de. Educação Para a Sustentabilidade: novidade ou resgate de significado? Revista Questões Contemporâneas, v. 12, n. 4, 2013.
FISC. Fiscalização Sistêmica do Tribunal de Contas da União. Relatório Desenvolvimento Sustentável: Norte 2030. Brasília: 2018. Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/data/files/64/E7/97/8E/1933071076A7C107E18818A8/Fisc_Norte_relatorio_desenvolvimento_sustentavel_2030.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra-Coleção Leitura, 1996.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. Série Unifreire: 2 - São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. – São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, Anderson S. L. (Org.). Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo, 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Portal Cidades: Oriximiná (População ocupada). 2020. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/oriximina/panorama>. Acesso em: 13 mar 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Portal Cidades: Oriximiná (Meio Ambiente). 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/oriximina/panorama>. Acesso em: 13 mar 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Portal Cidades: Oriximiná (Saúde). 2020. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/oriximina/panorama>. Acesso em: 13 mar 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Portal Cidades: Oriximiná (Educação). 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/oriximina/panorama>. Acesso em: 13 mar 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Portal Cidades: Oriximiná (Educação). 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/oriximina/panorama>. Acesso em: 13 mar 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Portal Cidades: Oriximiná (IDH). 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/oriximina/pesquisa/37/30255>. Acesso em: 13 mar 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Síntese dos Indicadores Sociais: Uma análise das condições de Vida da população Brasileira. Brasília: IBGE, 2020.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Desafios do Desenvolvimento. 2008. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2144:catid=28>. Acesso em: 03 mar 2023.
IPPC. Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Mudanças Climáticas: veja 5 grandes resultados do relatório do IPCC. 2021. Disponível em: <https://www.wribrasil.org.br/noticias/mudancas-climaticas-alarmantes-veja-5-grandes-resultados-do-relatorio-do-ipcc?gclid=CjwKCAiAu5agBhBzEiwAdiR5tJpWhFB2cbMKo-dHtCm3rIIR8BfRWCvMDt_5AoR85uzTvF7Mjikd7hoCv7UQAvD_BwE>. Acesso em: 22 fev. 2023.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.
LIBERAL, S. S.; PICANÇO-DINIZ, D. L. W., 2014. Relatório de Gestão do Campus Universitário de Oriximiná - 2005 a 2013. Universidade Pública: a experiência inovadora de Oriximiná. Oriximiná - Pará, 2014.
LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. A Amazônia no século XXI: novas formas de desenvolvimento. São Paulo: Empório do livro, 2010.
MACCARI, G. R.; OLIVEIRA, J. S.; SEIXAS, A. C. M. Conceito dos 5Rs: Como introduzir a mudança de pensamento no ensino básico a partir da educação ambiental (Oficinas socioeducativas com resíduos sólidos). Brazilian Technology Symposium, Proceedings of the 5th Brazilian Technology Symposium Emerging Trends, Issues, and Challenges in the Brazilian Technology, Volume 1. Campinas, Brazil, 22-24 october, 2019.
MARIANO, Z. F.; SCOPEL, I.; PEIXINHO, D. M.; SOUZA, M. B. A relação homem-natureza e os discursos ambientais. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 22, p. 158-170, 2011.
MIGUEL, S. Ambiente: o futuro climático da América Latina. Jornal da USP, ano XXII, n.798, 16 a 22 de abril de 2007. Disponível em: <http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2007/jusp798/pag0607.htm>. Acesso em: 20 mar. 2023.
MONTEIRO, C. A. A dimensão da pobreza, da fome e da desnutrição no Brasil. Estudos Avançados, v. 9, n. 24, p. 195-207, São Paulo, nov. 1994.
MOREIRA, R. L.; MONTEIRO, E. P. Educação Intercultural no ensino de Química: o ciclo da água na Amazônia. Revista Valore, 6 (Edição Especial): 1626-1635., Volta Redonda, 2021.
MOTTA-ROTH, D. Letramento científico: sentidos e valores. Notas de Pesquisa, v. 1, n. 0, p. 12-25, Santa Maria, RS, 2011.
NOVAES, M. B. C.; GIL, A. C. A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. Revista de Administração Mackenzie - RAM, v. 10, n. 1, jan./fev. 2009.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Notas sobre o país. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA): Resultados do PISA 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa>. Acesso em: 19 out. 2021.
OLIVEIRA, T. M. de; SANTOS, F. V. Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), ano II, vol. 4, n. 11, Boa Vista, 2020.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf >. Acesso em: 21 fev. 2023.
PENSSAN. Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil: II VIGISAN - Relatório final. - São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022.
PEGORARO, O. A. Século XXI: tempo da ciência e do progresso – transhumanismo? Revista BIOTHIKOS, v. 5, n. 3, p. 333-340, 2011.
PEREIRA, A. de J.; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. de. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de Covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v.25, n. 51, p. 219-236, jul./out., Rio de Janeiro, 2020.
PRONKO, Marcela. Educação pública em tempos de pandemia. In: SILVA, Letícia Batista; DANTAS, André Vianna (Orgs.). Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: EPSJV, 2020.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. 4. Ed. STROCH, Paula Yone (Org.) – Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SANTOS, Lucimara da Cunha; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho. Espaços de implantação da Educação para a Sustentabilidade (EpS): critérios de qualidade das escolas sustentáveis. In: SANTOS, Lucimara da Cunha; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho. Educação para a sustentabilidade: caderno pedagógico. 1. ed. – Florianópolis: UDESC: UAB: CEAD, 2014.
SILVA, Eldra Carvalho da. Avaliação cognitiva de alunos do ensino médio expostos ao método de ensino piramidal multivetorial. 2018. 128f. Tese (Doutorado) – Curso de Mestrado em Neurociências e Biologia Celular. Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, 2018.
SOUSA, V. A. Educação para o desenvolvimento sustentável: saberes e fazeres na pré-escola – um olhar freiriano. Sinergias – diálogos educativos para a transformação social, n. 13, janeiro 2022.
SOUZA, Leandro Nicolino de. Inserção da iniciação científica em nível escolar na base da pirâmide de formação acadêmica universitária: um sistema multivetorial de educação em ciência e tecnologia. 2017, 102f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Biociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, Oriximiná, Pará. 2017.
TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.
TEODORO, L. C. A. Neoliberalismo, pandemia e políticas públicas: análise comparativa entre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil. Revista Serviço Social em Perspectiva, v. 6, Edição Especial, maio de 2022.
UFOPA. Universidade Federal do Oeste do Pará. História e Localização. 2023. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/ufopa/institucional/sobre-a-ufopa/historico-e-localizacao/>. Acesso em: 05 mai 2023.
UFOPA. Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus de Oriximiná. Histórico. 2019. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/oriximina/o-campus/conselhow/>. Acesso em: 05 mai 2023.
UFOPA. Universidade Federal do Oeste do Pará. Missão e visão de futuro. 2018. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/ufopa/institucional/sobre-a-ufopa/missao-e-visao-de-futuro/>. Acesso em: 05 mai 2023.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Cultura Científica: Um Direito de Todos. (Org.) SASSON, Albert; VILCHES, Amparo; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; MACEDO, Beatriz; PÉREZ, Daniel Gil; FRIGERIO, Graciela; KATZKOWICZ, Raquel. Brasília, agosto, 2003.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. França: UNESCO, 2017.
VILAS BÔAS, L. M. S.; OLIVEIRA, D. C. A Saúde nas Comunidades Ribeirinhas da Região Norte Brasileira: Revisão Sistemática da Literatura. In: 5º Congresso Ibero-Americano Em Investigação Qualitativa, 12 a 14 de julho, 2016, Porto-Portugal. Anais. Porto: PPGE, 2016.
WANDERLEY, Luiz Jardim de Moraes. Conflitos e impactos ambientais na exploração dos recursos minerais na Amazônia. 163f. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, RJ, outubro de 2008.
WWF. World Wide Fund for Nature. Garimpo ilegal na Amazônia: controle da comercialização e poder cidadão podem evitar uma catástrofe. 30 de abril de 2021. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?78350/Garimpo-ilegal-na-Amazonia-controle-da-comercializacao-e-poder-cidadao-podem-evitar-uma-catastrofe>. Acesso em: 05 mai 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.