EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS ODS NO PROJETO DE EXTENSÃO ECOBAIRRO

Autores

  • Mayara Duarte da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA https://orcid.org/0000-0002-2568-2816
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/v6/E

Palavras-chave:

Universidade-Escola-Comunidade, ODS, Mudanças Climáticas Globais, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas

Resumo

A crise climática global tornou-se uma emergência que precisa ser combatida. Na Amazônia, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pode contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo deste artigo foi apresentar a importância da EDS como ferramenta de interlocução Universidade-Escola-Comunidade voltada ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal. Partimos de uma abordagem qualitativa descritiva, com caráter de Estudo de Caso. O estudo ocorreu pelo período de um ano no projeto de extensão universitária Ecobairro. A EDS inserida como abordagem pedagógica no Projeto Ecobairro contemplou oito ODS e 12 metas da Agenda 2030, valorizou os saberes da população amazônida atendida pelo projeto, considerando as suas necessidades e, posteriormente, elaborando ações que produzissem novos conhecimentos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes e, ao mesmo tempo, somando esforços na corrida para a desaceleração do superaquecimento do Planeta.

Biografia do Autor

Mayara Duarte da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutoranda em Ciências Ambientais no Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - PPGSND, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Mestrado em Biociências pela UFOPA, com projeto de pesquisa na área: fisiologia ambiental e linha de pesquisa: biologia experimental. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutorado em Educação pela Universitat Rovira i Virgili/Espanha, revalidado na Faculdade de Educação da USP. Mestra em Pedagogia do Movimento Humano. Mestra em Tecnologia Educacional. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada no Instituto de Ciências da Educação (ICED). Também é docente permanente no Doutorado em Rede EDUCANORTE, no Programa de Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e docente colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da UFOPA.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

da Silva, M. D., & Azevedo Brasileiro , T. S. (2024). EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS ODS NO PROJETO DE EXTENSÃO ECOBAIRRO . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(2), 156–195. https://doi.org/10.20873/v6/E