A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EaD: EXPERIÊNCIA DO CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/CURRICULAEXPResumo
O estudo tem como objetivo apresentar a experiência de curricularização da extensão no curso Tecnologia em Gestão Pública a distância na Universidade do Tocantins (UNITINS) no estado do Tocantins, localizado na Amazônia Legal Brasileira. Trata-se de um estudo descritivo, que possui uma abordagem qualiquantitativa. As fontes de pesquisa são do tipo documental, a partir de dados públicos constantes em sites oficiais e relatórios de planos de trabalho. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin, para a análise dos dados documentais e do diário de campo. Os resultados revelam que as atividades extensionistas praticadas no curso contribuíram substancialmente para a transformação da realidade local, bem como marcaram a presença da universidade pública como fator de desenvolvimento local sustentável, posto que todas elas foram planejados e executadas a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Conclui-se parcialmente que o curso tem potencial para contribuir com o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde está sendo ofertado, fomentando a participação social e a criação de atores sociais de desenvolvimento na Amazônia.
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