ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E COVID 19 – INTERSECÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE SOCIAL ENTRE DISCENTES DO SERVIÇO SOCIAL – UFMT
DOI:
https://doi.org/10.20873.ensinoremotoResumo
Esse texto apresenta perfil discente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso que no ano de 2020 participou, por meio de TICS, do Programa “Estratégias e ações de extensão para o curso de graduação em Serviço Social no contexto da pandemia da Covid-19”. As análises derivadas indicaram a presença quase que total de mulheres, evidenciando, ademais, intersecções de gênero, raça e classe social, o que enseja o necessário reconhecimento dessas especificidades e a proposição de projetos acadêmicos e profissionais que as levem em conta, sob pena de reiterar sobreposição de exclusões históricas.
Referências
OMS/ONU – Organização Mundial da Saúde/ONU/Comitê de Emergência Sanitária Internacional – Surto do novo coronavírus (2019) – 30 de janeiro de 2020.
BRASIL. IPEA. Cadernos ODS. Ação afirmativa e população negra na educação superior: acesso e perfil discente. SILVA, Enid Rocha Andrade da (coordenadora). Brasília, 2019. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ods/publicacoes.html>.
BRASIL. IPEA. Nota técnica n. 24. Mulheres e trabalho: breve análise do período 2004-2014. Brasília, 2016.
BRASIL. IBGE - “Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”. Rio de Janeiro: IBGE 2021
BRASIL. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características gerais dos domicílios e dos moradores 2017: PNAD Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2018
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo técnico: Censo da Educação Superior - 2016. Brasília: Inep; DEED, 2018. Disponível em: http://bit.do/fqXHt
____Microdados disponíveis: Censo da Educação Superior – 2017. Brasília: Inep, 2019a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdado
_____Relatório do 2o ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação: 2018. 2. ed. Brasília: Inep, 2019b.
COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v. 5, n. 1, p. 6-17, 2017
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019.
Gênero e Número e SOF Sempreviva Organização Feminista . Pesquisa SEM PARAR o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. 2020.
IRINEU, B. A. e IORI, K.F. O Estágio de Docência na Pós-Graduação em Política Social: Uma experiência a partir da disciplina “Gênero e Etnia” no curso de Serviço Social da UFMT - REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura Vol. 02, N. 04, Out. - Dez., 2019 · www.revistas.unilab.edu.br/index.php/rebeh
JESUS, J. G. feminismos contemporâneos e interseccionalidade 2.0: uma contextualização a partir do pensamento transfeminista. REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura v. 1 n. 01 (2018) Disponível em: https://revistas.unilab.edu.br/index.php/rebeh/article.view/87
MENDONÇA, S. G. L.; SILVA, P.S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.
Silva - Ação afirmativa e população negra na educação superior: acesso e perfil discente (IPEA, 2020)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO/Faculdade de Educação/Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino Superior - Análise de dados da população brasileira e de indicadores das universidades federais, 2010-2019. Relatório de pesquisa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.