Saberes matemáticos e história de vida na zona rural de Marabá-PA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n1p128Palavras-chave:
Educação do Campo, Narrativas, Práticas com Matemáticas.Resumo
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa socioeducacional de Estágio Docência II, com ênfase em Matemática, realizada na Comunidade Flor do Ipê. O objetivo consiste em refletir e apresentar Práticas com Matemáticas a partir de narrativas de sujeitos do campo. Tem como base de dados às histórias de vida e trabalho da atividade pecuária de produtores de leites da referida comunidade. Os resultados indicam que a valorização de saberes matemáticos oriundos das práticas sociais do campo contribui para a o fortalecimento de alguns princípios políticos, pedagógicos e didáticos do ensino escolar do campo. Além da formação contextualizada, a realidade e as experiências das comunidades do campo como objeto de estudo e fonte de conhecimento.
Palavras-chave: Educação do campo, Narrativas, Práticas com matemáticas.
Mathematical knowledge and history of life in the rural area of Marabá-PA
Abstract
The article presents results of a socio-educational Research Internship Teaching II, with emphasis on Mathematics held at Ipê flower community. The aim is to discuss practices with Financial Mathematics from subjects of narratives field. It is based on the stories of life and work of livestock activity of two producers of the said community milks. The results indicate that the appreciation of mathematical knowledge derived from social field practices contributes to the strengthening of some political principles, teaching and learning in school education field. Beyond the contextualized training, the reality and experiences of the camp communities as an object of study and source of knowledge.
Keywords: Rural Education, Narratives, Practices with Mathematics.
El conocimiento matemático y la historia de la vida en el area rural de Marabá - PA
Resumen
El artículo presenta los resultados de un socio-educativa Investigación Práctica de Docencia II, con énfasis en Matemáticas, celebrada en comunidad flor de Ipê. El objetivo es discutir con las prácticas matemáticas financieras de los sujetos del campo narrativas. Se básenlas historias de vida y de trabajo de la actividad ganadera de dos productores de dichas leches comunidad. Los resultados indican que la apreciación del conocimiento matemático derivado de prácticas de campo social es contribuye al fortalecimiento de algunos principios políticos, la enseñanza y el aprendizaje en el campo de la educación escolar. Además de la formación contextualizada, la realidad y las experiencias de las comunidades de los campos como un objeto de estudio y fuente de conocimiento.
Palabras-clave: Educación Rural, Narrativas, Prácticas con las Matemáticas.
Downloads
Referências
Bampi, L. R. (2003). Governo etnomatemático: tecnologias do multiculturalismo. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Matemática. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF.
Chevallard, Y. (1999). El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherchesen Didactique des Mathématiques, 19(2), 221-266.
D’Ambrosio, U. (2001). Educação pra uma sociedade em transição. Campinas, SP: Papirus.
D’Ambrosio, U. (2002). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica.
Fecampo/Unifesspa. (2014). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Marabá-PA: ICH.
Ferreira, S. (1991). Por uma teoria de Etnomatemática. Bolema, 7.
Gaia, C. A., & Guerra, R. (2014). Descortinando Práticas com Matemáticas: Conexões entre TAD e Etnomatemática; In Mendes, I., & Farias, C. A. Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física.
Garcez, P. (2001). Deixa eu te contar uma coisa: o trabalho sociológico do narrar na conversa cotidiana. In Ribeiro, B. T., Lima, C. C., & Dantas, M. T. (Orgs.). Narrativa, identidade e clínica. Rio de Janeiro: Ipub.
Megid, M. A. B. A., & Fiorentini, D. (2011). As Narrativas e o Processo de Aprendizagem Docente. Revista Interações, (18), 178 -203.
Mishler. (2002). Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In Lopes, L. P., & Bastos, L. C. (Orgs.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras.
Antunes-Rocha, M. I., & Martins, A. A. (2009). Formar docentes para a educação do campo: Desafios para os movimentos sociais e para a Universidade. In Rocha, M. I. A., & Martins, A. A. (Orgs.) Educação do campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica.
Moura, A. (2005). Filosofia e Princípios de PEADS (PE) e do CAT (BA). In Baptista, F. M., & Batista, N. Q. Educação Rural Sustentabilidade do Campo. Feira de Santana, BA: SERTA.
Sacks, H. (1984). On doing “being ordinary”. In J. Atkinson, M., & Heritage, J. (Orgs.). Structures of social action: studies in conversation analysis. Cambridge: University Press.
Santos, M. (1994). Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec.
Santos, M. (2003). A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).