Tecnología, formación docente y ludicidad en la enseñanza de las matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15357

Resumen

RESUMEN. Las tecnologías son elementos indispensables en el día a día de las personas y la pandemia ha acentuado aún más esta situación. Se han convertido en una metodología de enseñanza y en un factor de enriquecimiento de la labor docente. Desde entonces, las aplicaciones han sido ampliamente adoptadas para ayudar al proceso de enseñanza-aprendizaje, haciendo las clases más dinámicas, atractivas, satisfactorias y amenas. El objetivo fue presentar el uso de aplicaciones para la enseñanza de las Matemáticas, la importancia de la lúdica en este proceso y las estrategias utilizadas en el uso de estos recursos. Se trata de una investigación bibliográfica con revisión narrativa, el material fue obtenido de la base de datos a través de descriptores combinados y asociados por operadores booleanos, siendo seleccionados por criterios de inclusión y exclusión. Los resultados mostraron que las tecnologías son excelentes herramientas pedagógicas y requieren de una adecuada formación, donde la correcta aplicación puede favorecer el aprendizaje significativo y el conocimiento previo de los estudiantes. Se concluye que las aplicaciones, juegos y sitios web pueden favorecer las experiencias educativas en la escuela y permitir el aprendizaje jugando, donde los contenidos se pueden asimilar de manera eficiente.

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Biografía del autor/a

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. (Texto informado pelo autor)

Rosayna Frota Bazhuni, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação pela UNESA. Graduação em PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS DE CRUZEIRO/SP (1987). Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário UniCarioca (2021). Trabalha com Gestão Educacional na área de Supervisão Educacional da Fundação Pública Municipal de Educação (FME) de Niterói e também professora dessa mesma Fundação, tendo experiência na área de Supervisão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada de Professores, Novas Tecnologias Digitais na Educação, Pesquisa da Educação Matemática nas série iniciais, Educação Infantil, Gestão escolar e Projeto Político Pedagógico.

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, Universidade Estácio de Sá

Pesquisadora Visitante do LEEL/UENF. Docente do PPGE/UNESA. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ - 2015-2018). Pós-Doutora do PPG em Cognição e Linguagem, na UENF (PDS-FAPERJ - 2019-2020). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (2006), tendo nos anos de 2003 e 2004 feito seu Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1999). Bacharel e Licenciada em História pela UERJ (1996). Em atividade de Gestão, as experiências foram como Membro da Diretoria da ANINTER-SH por dois mandatos; Coordenação do Curso de História (2009). Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO (2009 a 2015). Coordenadora Geral do Programa e do Curso de Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes, todos na UNIGRANRIO (2015 a 2017). Como docente, foi Professora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências na Educação Básica , no Curso de Graduação em História, Pedagogia, Teologia e demais Licenciaturas e no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, até janeiro de 2019. Atuou como Professora substituta na FEBF e FFP/UERJ. Na Educação Básica foi Docente no Ensino Público, concursada, na Rede Estadual do Rio de Janeiro, no Ensino Fundamental e Orientadora de Iniciação Científica, pelo CNPq, no Ensino Médio. Tem experiência nas áreas de História e Sociologia Urbana, História das Ciências, História Social, Interdisciplinar e Educação. Desenvolve pesquisas nos temas da Cidade, Patrimônio, Museus, Literatura, Políticas Públicas em Educação, voltadas aos espaços museais e História e Memória. Tem orientado temas voltados para Educação, Direitos Humanos, Ensino e Diversidades, História do Brasil e Patrimônio. 

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Publicado

2023-10-21

Cómo citar

Freitas, V. da S., Bazhuni, R. F., & Lima, J. de C. P. (2023). Tecnología, formación docente y ludicidad en la enseñanza de las matemáticas. Revista Brasileña De Educación Rural, 8, e15357. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15357

Número

Sección

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES