Metodologías de enseñanza y aprendizaje en la enseñanza de Ciencias en Escuela Euclides Moreira Pontes Ubicada en la Comunidad Quilombola São Benedito do Vizeu-Pará

Autores/as

  • Manoel Leão Lopes Júnior Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Erica Fernandes Cantão Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-5501-2047
  • Eder Jacson Dias Pereira Secretária Municipal de Educação - SEMED
  • Luely Oliveira da Silva Universidade Estadual do Pará - UEPA
  • Lourivaldo da Silva Santos Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0001-6698-1743
  • Railda Neyva Moreira Araújo Secretária Estadual de Educação do Pará - SEDUCPA https://orcid.org/0000-0001-7413-9759
  • Marivaldo José Costa Corrêa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Gabriel Dante da Silva Monteiro Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0001-8136-2481

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12104

Palabras clave:

Comunidad Quilombola, Experimentación, Juegos, Enseñanza y Aprendizaje.

Resumen

RESUMEN. Este trabajo trata sobre metodologías de enseñanza y aprendizaje dirigidas a la clase de ciencias en la escuela Euclides Moreira Pontes ubicada en la comunidad Quilombola São Benedito do Vizeu. La investigación discute la fragmentación de la enseñanza y el aprendizaje en el área de las ciencias que se trabaja de forma tradicional, proponiendo propuestas metodológicas encaminadas a mejorar el aprendizaje. Su objetivo es proponer metodologías en la enseñanza de las ciencias, enfocadas en aspectos educativos, con prácticas educativas que fortalezcan la singularidad histórica del territorio quilombola estudiado. Para la recolección de datos se realizaron entrevistas siguiendo un guión de aplicación, dirigido a estudiantes y un docente de la disciplina científica, utilizando la observación en las clases de ciencias, participación y desarrollo de nuevas metodologías de enseñanza como: experimentos, clases prácticas, investigación, juegos, en con el fin de mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Al final de este trabajo se pudo observar que la falta de diferenciación de prácticas metodológicas en las clases de ciencias, contribuye a la desmotivación, interés y entusiasmo de los estudiantes, perjudicando todo el proceso de enseñanza y aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Manoel Leão Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado e Doutorado Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará e Pós-doutorado realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Atualmente é professor efetivo adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente no tema: Química de Microorganismos.

Erica Fernandes Cantão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura em educação do campo com Habilitação em ciências naturais. Professora da rede de ensino municipal de Mocajuba-PA.

Eder Jacson Dias Pereira, Secretária Municipal de Educação - SEMED

Licenciado em Letras Habilitação em Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Educação e cultura pela UFPA. Atualmente é professor de Língua Portuguesa do quadro efetivo da prefeitura e secretaria de educação de Baião Pará e coordenador do conselho escolar da Escola Polo Municipal de Novo Tesouro Baião-Pará.

Luely Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Licenciada em Química, com mestrado e doutorado em Química Orgânica (UFPA) e Pós-doutorado em Síntese Orgânica (UFSCAR). Pesquisa química de produtos naturais, síntese orgânica e desenvolvimento profissional de Professores de Ciências com atenção especial à inovação educacional com produção de produtos e processos para formação docente. Professora da Universidade do Estado do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA).

Lourivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona-Espanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade Nível-2 do CNPq.

Railda Neyva Moreira Araújo, Secretária Estadual de Educação do Pará - SEDUCPA

Licenciada em Química, com mestrado e doutorado em Química Orgânica (UFPA). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Universitat de Barcelona/ES. É concursada da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará-SEDUC/PA, atuando na E.E.E.M Agostinho Morais de Oliveira em Inhangapi/PA. Tem experiência no Ensino de Ciências Naturais e na área de Química de Produtos Naturais.

Marivaldo José Costa Corrêa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Formado em Química industrial, mestre em Química e Doutor em Química pela universidade federal do para. Atua nas áreas de educação ambiental, fitoquímica e produtos naturais. Atualmente é Professor associado IV, Faculdade de Química/ICEN- UFPA.

Gabriel Dante da Silva Monteiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

É estudante de graduação em Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará. Atualmente, é bolsista de iniciação científica e investiga vias para o ensino e aprendizagem de linguagens no ensino básico brasileiro.

Citas

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Publicado

2022-04-30

Cómo citar

Leão Lopes Júnior, M., Cantão, E. F. ., Pereira, E. J. D. ., Silva, L. O. da ., Santos, L. da S. ., Araújo, R. N. M. ., … Monteiro, G. D. da S. . (2022). Metodologías de enseñanza y aprendizaje en la enseñanza de Ciencias en Escuela Euclides Moreira Pontes Ubicada en la Comunidad Quilombola São Benedito do Vizeu-Pará. Revista Brasileña De Educación Rural, 7, e12104. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12104

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