CULTURA E TELEVISÃO: NOTAS SOBREA INFLUENCIA DA MÍDIA TELEVISIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p80

Resumo

O tema central desse estudo diz respeito sobre a mídia e seu poder influenciador. É fato que a mídia exerce significativa influência na sociedade, impondo regras e moldando opiniões. A verdade  que ela hoje desempenha um importante papel informativo e social, influenciando diretamente a opinião de qualquer indivíduo, alfabetizado ou não, causando forte impacto em vários aspectos da vida social. Diante disso, discute-se sobre esse poder de influencia que a mídia possui. Para limitar a sua atuação, nessa pesquisa será analisada o seu poder por meio da televisão. Assim, analisa-se a mídia televisiva e seu impacto. No entanto, para melhor discussão dessa temática, apresenta-se a influência que a mídia televisiva possui para a área da Cultura. Frente a isso, o objetivo desse estudo é discorrer sobre de que modo a mídia televisiva influencia a cultura brasileira e comportamento das pessoas.  Além disso, vamos conversar esses temas aos capítulos de Barbeiro, onde fala exatamente sobre essa temática.

 

Palavras-chave: Mídia, Televisão, Influência.

 

RESUME

The central theme of this study concerns the media and its influencing power. It is a fact that the media has a significant influence on society, imposing rules and shaping opinions. The truth that it today plays an important informative and social role, directly influencing the opinion of any individual, literate or not, causing a strong impact on various aspects of social life. Therefore, it is discussed about this power of influence that the media has. To limit its performance, this research will analyze its power through television. Thus, the television media and its impact are analyzed. However, for a better discussion of this theme, the influence that the television media has for the area of ​​Culture is presented. Given this, the objective of this study is to discuss how the television media influences Brazilian culture and people's behavior.In addition, we will discuss these topics in the chapters of Barbeiro, where he talks about exactly this theme.

 

Keywords: Media, Television, Influence.

 

RESUMEN

El tema central de este estudio se refiere a los medios y su poder de influencia. Es un hecho que los medios tienen una influencia significativa en la sociedad, imponen reglas y dan forma a las opiniones. La verdad de que hoy desempeña un importante papel informativo y social, influyendo directamente en la opinión de cualquier individuo, alfabetizado o no, causando un fuerte impacto en varios aspectos de la vida social. Por lo tanto, se discute sobre este poder de influencia que tienen los medios. Para limitar su rendimiento, esta investigación analizará su poder a través de la televisión. Así, se analizan los medios de televisión y su impacto. Sin embargo, para una mejor discusión de este tema, se presenta la influencia que los medios de televisión tienen para el área de Cultura. Ante esto, el objetivo de este estudio es discutir cómo los medios de televisión influyen en la cultura brasileña y el comportamiento de las personas.Además, discutiremos estos temas en los capítulos de Barbeiro, donde habla exactamente sobre este tema.

 

Palabras clave: medios, televisión, influencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clifton Morais Correia, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB). Mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: cliftonmorais@hotmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

ALVES, J. B. CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NO BRASIL E NO MUNDO. Revista Observatório , v. 4, n. 4, p. 468-499, 29 jun. 2018.

BARROS, Amanda Aparecida Silva. A Televisão como mídia sócio-cultural. VI Enecult – Encontro de estudos multidisciplinares em cultura. FACOM (UFBA). Salvador, 2010.

BARROS, Antônio Teixeira de; LEMOS, Cláudia Regina Fonseca. Política, pânico moral e mídia: controvérsias sobre os embargos infringentes do escândalo do Mensalão. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 24, nº 2, maio-agosto, 2018.

BARROS, Antônio Teixeira de. Sociologia da mídia: principais perspectivas e contrapontos. Século XXI, vol. 5, n° 1, p. 186-222, 2015.

BECKER, H. S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BOAS, Franz. Antropologia cultural. Trad. Celso de Castro. – 6ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo, 2000.

BUENO, T. C.; REINO, L. S. A. ENTRE A TABLOIDIZAÇÃO E O TEASER PUBLICITÁRIO: uma análise dos títulos caça-cliques. Revista Observatório , v. 4, n. 3, p. 675-707, 29 abr. 2018.

CARLOS MAGNO, M. I. QUANDO O BRASIL FICCIONAL FAZ PENSAR O BRASIL REAL. Como a crítica entra nessa história?. Revista Observatório , v. 3, n. 3, p. 459-478, 1 maio 2017.

CÂMARA, Juliana de Azevedo Santa Rosa. Sistema penal e mídia: breves linhas sobre uma relação conflituosa. Revista Esmese – Escola Superior da Magistratura de Sergipe, Aracaju/SE, n. 17, 2012. Disponível em: http://www.diario.tjse.jus.br/revistaesmese/revistas/17.pdf. Acesso em: 17 jun. 2019.

DE CASTRO, M. L. D. PROMOCIONALIDADE TELEVISUAL EM TEMPOS DE NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 301-321, 30 out. 2016.

DIANA, Daniela. O que é cultura? 2018. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-cultura/. Acesso em: 17 jun. 2019.

DURANTI, Alessandro. Linguistic anthropology. Cambridge: Cambridge. University Press, 1997.

EVANGELISTA, F.; MARTINS , K. D.; ANGELINI, M. F. C.; ROCHA, M. J. F. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório , v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986.

FREIRE FILHO, J. Mídia, estereótipo e representação das minorias. Eco-Pós, Rio de Janeiro, vol. 7, n° 2, p. 45-65, 2004.

GASCÓN VERA, P.; MARTA LAZO, C. Internacionalización de un formato televisivo de éxito: “El Hormiguero”. Revista Observatório , v. 2, n. 2, p. 275-300, 30 maio 2016.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC. 1989.

GOMES, Yana Kércia Vasconcelos. A mídia e sua influência sobre o conselho de sentença do Tribunal do Júri. Sobral, 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/40502/a-midia-e-sua-influencia-sobreoconselhodesentencado-tribunal-do-juri. Acesso em: 17 jun. 2019.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

LLOSA, Mario. A Civilização do Espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

MACHADO, C. Pânico moral: para uma revisão do conceito. Interacções, vol. 4, n° 7, p. 60-80, 2004.

MARTINEZ, M. Reflexões sobre Jornalismo e História Oral: um campo com mais convergências do que dissonâncias. Revista Observatório , v. 2, n. 1, p. 75-91, 1 maio 2016.

MENDONÇA, Fernanda Graebin. A (má) influência da mídia nas decisões pelo tribunal do Júri. 2º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. ISSN 2238-9121. jun/ 2013. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2013/3-6.pdf. Acesso em: 17 jun. 2019.

MOURA, A. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.

NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório , v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.

PAGÁN MARTÍNEZ, M.; VIANA BEDNASKI, A.; PAULETTO SPANHOL FINOCCHIO, C. A SOCIEDADE DIGITAL: Inovação, comunicação e participação Social para gerar, gerenciar e Compartilhar o Conhecimento. Revista Observatório , v. 5, n. 1, p. 359-395, 14 jan. 2019.

PASINATO, N. M. B.; KOH, N. K. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura. Revista Observatório , v. 5, n. 1, p. 243-275, 14 jan. 2019.

PINHO, M. J. DE. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório , v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.

RIBEIRO, L. M. O CONCEITO DE MASSA NÃO EXISTE. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 46-60, 30 out. 2016.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Afinal, o que é mídia? 2017. Disponível em: http://www.ciseco.org.br/index.php/artigos/279-afinal-o-que-e-a-midia. Acesso em: 17 jun. 2019.

SEIXAS, L. VALORES NOTÍCIA: uma proposta de análise. Revista Observatório , v. 4, n. 4, p. 334-366, 29 jun. 2018.

STOCKING, George W. Jr. Introdução: Os pressupostos básicos da antropologia de Boas. In: A formação da antropologia americana. Antologia. Organização e introdução George W. Stocking, Jr. Trad. Rosaura Maria Cirne Lima Eichenberg. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora UFRJ, 2004.

TEIXEIRA, Marieli Rangel. As propriedades do jornalismo adota outras providências. Disponível em Acesso em: 28 de maio de 2017, às 20h50min.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Correia, C. M. ., & Porto Junior, F. G. R. (2020). CULTURA E TELEVISÃO: NOTAS SOBREA INFLUENCIA DA MÍDIA TELEVISIVA. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(2), 80–101. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p80

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>