SURREALIDADE COTIDIANA: A TEATRALIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO NOS ESPETÁCULOS DOS GRUPOS DE CORDÃO DE PÁSSAROS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p18Resumo
RESUMO
O presente artigo propõe um estudo de comunicação sobre o Cordão de Pássaros Juninos, uma tradicional manifestação da cultura popular da Amazônia, caracterizada como um processo de resistência sociocultural das populações amazônidas, usando o conceito de espetáculo apresentado por Requena (1988) e o conceito de imaginário amazônico de Loureiro (1995). Os Pássaros Juninos, por vezes conhecidos como uma ópera cabocla, são assim denominados por sua estrutura, constituída por misturas de alegoria de mestiçagem, elementos da cultura indígena e da cultura europeia, com traços de cultura negra (cf. LOUREIRO, 1995). As peças dos pássaros seguem as tendências dos teatros europeus e são compostas por uma dramaticidade que gira em torno da perseguição de um caçador por um pássaro: os personagens que mais costumam aparecer nas peças são membros da realeza, índios, feiticeiros e caboclos amazônicos, se concretizando em uma teatralização do imaginário amazônico. O enredo ocorre em um ambiente de surrealidade cotidiana em que nobres, indígenas e caboclos interagem como instrumentos do destino. Os conceitos-chave de Requena (1988) e Loureiro (1995) serão utilizados para a compreensão do contexto social, material, ideativo e cultural observados nos dados obtidos a partir de levantamento bibliográfico e de material jornalístico e publicitário referentes ao espetáculo.
PALAVRAS-CHAVE: Pássaros Juninos; Cultura, Amazônia; Espetáculo; Modelo Carnavalesco.
ABSTRACT
This paper proposes a communication study of the folkloric group “Cordão de Pássaros Juninos”, a traditional manifestation of amazonian popular culture, characterized as a process of sociocultural resistance of the amazonian populations, using the concept of spectacle presented by Requena (1988) and the concept of imagery of Paes Loureiro (1995). The group, “Pássaros Juninos”, also known as “cabocla” opera, are so named because of their structure, made up of mixtures of miscegenation allegory, elements of indigenous culture and european culture, with black culture traits (LOUREIRO, 1995). The plays of these folkloric groups follow the ancient trends of the european theaters and are composed of a drama that speaks about the pursuit of a hunter for a bird: the characters that appear most in the plays are members of the royalty, indians, sorcerers and amazonian people known as “caboclos”, concretizing in a dramatization of the amazonian imagery. The plot takes place in an environment of daily surreality in which nobles, natives and “caboclos” interact as instruments of destiny. The key concepts presented by REQUENA (1988) and LOUREIRO (1995) will be used to understand the social, material, ideological and cultural context observed in the data obtained from a bibliographical survey and journalistic and advertising material related to the spetacle.
KEYWORDS: Pássaros Juninos; Culture; Amazonia; Spectacle; Carnival Model.
RESUMEN
El presente artículo propone un estudio de comunicación sobre el “Cordão de Pássaros Juninos, una tradicional manifestación de la cultura popular de la Amazonia, caracterizada como un proceso de resistencia sociocultural de las poblaciones amazónicas, usando el concepto de espectáculo presentado por Requena (1988) y el concepto de espectáculo presentado por Requena (1988) el imaginario amazónico de Paes Loureiro (1995). Los “Pássaros Juninos”, a veces conocidos como ópera cabocla, son así denominados en virtud de su estructura, constituida por mezclas de alegoría de mestizaje, elementos de la cultura indígena y de la cultura europea, con rasgos de cultura negra (cf. LOUREIRO, 1995). Las piezas de los pájaros siguen las tendencias de los teatros europeos y están compuestas por una dramaticidad que gira en torno a la persecución de un cazador por un pájaro: los personajes que más frecuentemente aparecen en las piezas son miembros de la realeza, indios, hechiceros y caboclos amazónicos, si concretizando en una teatralización del imaginario amazónico. La trama ocurre en un ambiente de surrealidad cotidiana en el que nobles, indígenas y caboclos interactúan como instrumentos del destino. Los conceptos clave presentados por REQUENA (1988) y LOUREIRO (1995) serán utilizados para la comprensión del contexto social, material, ideativo y cultural observados en los datos obtenidos a partir de levantamiento bibliográfico y de material periodístico y publicitario referentes al espectáculo.
PALABRAS CLAVE: Pájaros Juninos; Cultura; Amazonia; Espectáculo; Modelo Carnavalesco.
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